10 curiosidades sobre o México

Por Lígia Saba 

O México é um país situado entre os Estados Unidos e a América Central, conhecido pelas praias no Pacífico e no Golfo do México e pela paisagem diversificada que inclui montanhas, desertos e selvas. Ruínas antigas, como Teotihuacán e a cidade maia de Chichén Itzá, estão espalhadas pelo país, assim como cidades da era colonial espanhola. O país também é muito conhecido por sua culinária com pratos apimentados e deliciosos como guacamole e os burritos. Para conhecer um pouco mais sobre este país, de grande riqueza cultural e gastronômica, preparamos uma lista com 10 curiosidades e fatos interessantes sobre o México.

10. O nome oficial do país é Estados Unidos Mexicanos, formalizado pela primeira Constituição Mexicana em 1821. Acredita-se que o México tenha sido “batizado” com esse nome por influência da imagem democrática e livre que os Estados Unidos passavam antigamente, e que era considerada como uma proposta moderna e avançada de governo.

9. Embora destaque-se economicamente entre os países da América Latina, o México está localizado na América do Norte e faz fronteira com Estados Unidos, Guatemala e Belize. Além disso, o país é banhado pelo Golfo do México, Oceano Pacífico e pelo mar do Caribe e conta com praias incríveis e adoradas pelos turistas.

8. Pouca gente sabe, mas a Cidade do México, capital do País, é a mais antiga das Américas. Isso porque, no ano de 1519, quando o Espanhol Hernán Cortez chegou ao lugar este já era considerada a maior capital do planeta. Nessa época, a Cidade do México chamava-se Tenochtitlán e era a capital do Império Asteca, é por isso que por lá o número de monumentos históricos é enorme.

7. Além da Cidade do México ser a capital mais antiga do planeta, sua região metropolitana, conhecida como DF, Distrito Federal, é a terceira maior do planeta, cuja totalidade de habitantes supera a marca 20 milhões.

6. O verde da bandeira do México representa a esperança, o branco, sua união, e o vermelho, o sangue dos heróis nacionais.

5. Já o brasão localizado no meio da bandeira tem origem com base em um lenda asteca sobre o líder de uma tribo nômade que sonhou com uma águia pousada em um cacto de pera espinhosa enquanto comia uma serpente. Ele acreditou que o sonho veio do deus da guerra asteca, Huitzlopochtli, e que ele deveria se estabelecer no local onde ele encontraria uma águia. Foi assim que Tenochtitlán foi fundada.

4. Localizado na cidade do México, o Bosque de Chapultepec é considerado como um dos maiores parques urbanos do mundo e o maior da América Latina. O bosque possui aproximadamente 686 hectares de área, e está situado  na região central da capital. Além de contar com museus e uma enorme área verde, é no bosque que está localizado o famoso Castelo de Chapultepec.

3. A comida mexicana foi nomeada pelo Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. A nomeação aconteceu no ano de 2010 e veio para enaltecer a culinária mexicana, que é considerada como um ícone nacional  devido à sua história, criatividade e diversidade.

2. Alvo constante de polêmica e muita discussão, a fronteira entre México e Estados é a segunda mais longa do mundo, a primeira é a fronteira entre Canadá e Estados Unidos. Conforme dados da Comissão Internacional de Limites e Águas, essa fronteira possui uma extensão de aproximadamente 3.185 km.

1. No México, ninguém sofre ao lembrar  um ente querido que partiu, afinal, o Dia dos Mortos é comemorado com alegria, sendo uma das maiores e mais tradicionais celebrações  do país. Para o povo mexicano, a morte significa apenas uma passagem, e esse fenômeno é vivido de forma natural e sem tristezas. O Dia dos Mortos, é celebrado em 02 de novembro e é uma das datas mais especiais do calendário mexicano.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp