10 curiosidades sobre o sol

Confira a lista de fatos e curiosidades que você provavelmente ainda não conhecia sobre o sol

Por Lígia Saba 

O Sol é a estrela central do Sistema Solar. Todos os outros corpos do Sistema Solar, como planetas, planetas anões, asteroides, cometas e poeira, bem como todos os satélites associados a estes corpos, giram ao seu redor. A grande estrela possibilita a vida na Terra e mantém o sistema solar unido, a vida de todos os seres vivos da Terra depende dele, que nos fornece a luz e o calor. Pensando nisso, o Diário do Estado preparou uma lista com 10 fatos e curiosidades para te ajudar a saber mais sobre essa estrela tão importante.

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

10. A quantidade de energia liberada pelo Sol em um segundo é superior a produzida pelo ser humano em toda a história. Além disso, sua temperatura ultrapassa 5.500 C. Calcula-se que em seu centro, o Sol tenha uma temperatura de 15 milhões de graus centígrados.

LEIA TAMBÉM

• Câncer de lábio: fique alerta ao calor intenso e à exposição ao sol• Vem frente fria por aí; veja quais regiões serão agraciadas em Goiás• Energia solar avança e Goiás é sétimo em ranking nacional de uso

9.  O Sol possui 99,86% de toda a massa do Sistema Solar, e é 300 mil vezes mais pesado do que a Terr.

8. A luz do Sol demora 8 minutos para chegar na Terra. Isso significa que se o Sol explodisse agora, nós só perceberíamos daqui a 8 minutos.

7. A cada segundo de brilho, o Sol libera uma quantidade de energia equivalente a 1 milhão de bombas de hidrogênio.

6. Ele tem cerca de 5 bilhões de anos e, como toda estrela, um dia vai morrer. Calma aí, isso só vai acontecer daqui a uns 4 ou 5 bilhões de anos. Sua luz vai ficar tão fraca que o calor que ele emite não chegará mais em nosso planeta e toda a vida por aqui pode desaparecer.

5. Há épocas em que ocorrem explosões bem fortes na superfície do Sol. Elas liberam muita energia e causam desastres como destruição de satélites, problemas com voos e até queda de energia elétrica.

4. Partículas de material solar lançadas no espaço causam o vento solar, um fenômeno que forma arcos luminosos nos polos da Terra, conhecido como aurora boreal (região norte) ou aurora austral (região sul).

3. Às vezes, o Sol, a Terra e a Lua ficam alinhados. Quando a Lua se coloca entre eles, ocultando o Sol, temos um eclipse solar.  Pela velocidade em que o Sol se move, é impossível que um eclipse solar dure mais que 7 minutos e 58 segundos. No eclipse  lunar, a Lua entra na sombra da Terra. Na maior parte do tempo, a Lua passa acima ou abaixo da sombra porque a sua órbita tem uma inclinação de 5 graus em relação ao percurso descrito pela Terra em volta do Sol.

2. O Sol é apenas uma das mais de 200 bilhões de estrelas de nossa galáxia, a Via Láctea. Numa noite de céu aberto e sem lua, podemos contar até 2.500 estrelas a olho nu.

1.  A distância entre o Sol e a Terra é de 149,45 milhões de quilômetros. Durante o inverno, o Sol fica 4,83 milhões de quilômetros mais perto da Terra.

Tags: