10 curiosidades sobre o vôlei

Confira a lista de fatos interessantes e curiosidades que você provavelmente ainda não sabe sobre o vôlei

Por Lígia Saba 

Você provavelmente já se deparou com o vôlei alguma vez na vida: seja na escola ou na televisão, esse esporte está muito presente na rotina do brasileiro e tem ganhado cada vez mais visibilidade. De acordo com o Ministério do Esporte, a modalidade ocupa a segunda posição entre os esportes mais praticados no Brasil, perdendo apenas para o futebol. Com o início das Olimpíadas de Tóquio se aproximando, o Diário do Estado preparou uma lista com 10 curiosidades sobre o esporte para quem quer saber mais sobre o vôlei.

10. O Vôlei foi criado em 1985, nos Estados Unidos da América, pelo americano Willian G. Morgan, que era diretor de educação física de uma escola em Massachusetts. O primeiro nome desse esporte foi “mintonette”, pois o jogo era parecido com outra modalidade chamada Badminton, com a diferença da rede (em inglês, “NET”).

9. No ano de 1915, a modalidade esportiva chegou às praias francesas por meio dos soldados americanos, que lutavam na Primeira Guerra Mundial. Os adeptos desse esporte logo se multiplicaram fazendo com que sua popularidade crescesse rapidamente.

8. Se no Brasil o vôlei é a segunda modalidade mais praticada, no mundo esse esporte ocupa a sexta posição: são mais de 600 milhões de fãs nas Américas, Ásia, Europa e Oceania! Com mais de 120 anos de história, ela é muito conhecida por todo o mundo.

7. Diferentemente de outros esportes, a modalidade feminina é mais popular que a masculina. Nas últimas Olimpíadas, em 2016, no Rio de Janeiro, por exemplo, o Vôlei feminino teve uma média de público mais alta que a do Voleibol masculino.

6. Os primeiros registros dessa prática esportiva, em terras brasileiras, vêm do ano de 1910, no Colégio Marista, em Recife, e na ACM, em São Paulo. Foi apenas na década de 80, entretanto, sua popularização aconteceu e foi se desenvolvendo até se tornar o fenômeno esportivo que é hoje.

5. A primeira participação internacional do Brasil foi em 1951, no 1º Campeonato Sul-Americano. Depois disso, foi fundada na data de 16 de agosto de 1954 a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Essa entidade tornou-se a responsável pela gestão do esporte no país.

4. A participação brasileira na Olimpíadas de 1984 foi considerada como um “divisor de águas” para o voleibol brasileiro. Times nacionais passaram, a partir de então, a serem criados, acirrando a rivalidade local e incentivando a evolução dos atletas, que puderam formar uma seleção mais forte e competitiva.

3. Em Barcelona, no ano de 1992, o Brasil delirava com a conquista da medalha de ouro pela equipe de vôlei. A primeira da história do país em esportes coletivos!

2. Depois da medalha dourada de 1992, esse prêmio se tornou constante nas prateleiras brasileiras em olimpíadas. Foi conquistada em Atenas (2004) e Rio de Janeiro (2016) pela seleção masculina, além de Pequim (2008) e Londres (2012) pela seleção feminina.

1. O jogo profissional mais longo da história foi entre Polônia e União Soviética, na final dos Jogos Olímpicos de 1976, e durou 4 horas e 36 minutos. Nessa oportunidade, a seleção polonesa levou vantagem sobre a soviética e conquistou o ouro olímpico.

Tags: