Por Lígia Saba
Um circo é comumente uma companhia em coletivo que reúne artistas de diferentes especialidades, como malabarismo, palhaço, acrobacia, monociclo, contorcionismo, equilibrismo, ilusionismo, entre outros. Eles encantaram várias e várias pessoas ao longo dos anos, suas cores chamativas, suas luzes convidativas e suas apresentações pra lá de interessantes já atraíram vários olhares em diferentes gerações. Os circos foram por muito tempo uma das principais formas de lazer, várias famílias e grupos de amigos iam até um deles pra se divertir, hoje eles estão um pouco mais reduzidos, mas alguns ainda resolvem inovar nas suas apresentações. Confira abaixo uma lista com 10 fatos e curiosidades para entender um pouco mais sobre a arte circense e sobre os circos.
10. A arte circense é muito mais antiga do que possamos imaginar, ela surgiu a cerca de 5 mil anos atrás na China. Os guerreiros chineses usavam a acrobacia, contorcionismo e equilibrismo para poder desenvolver agilidade, flexibilidade e força, assim ajudando e dando vantagem nas guerras.
9. Geralmente, em grandes circos, o conhecimento circense é passado de geração para geração e famílias inteiras se dedicam a divertir os outros. Quando nascem, os pais comumente já procuram alguma função “que está em falta” no espetáculo para começar a treinar os filhos de acordo com seus gostos.
8. Um século antes de Cristo, o imperador da China começou a pedir que apresentações acrobáticas fossem feitas para homenagear viajantes, todos os anos essas apresentações aconteciam, após um tempo os espetáculos começaram a fazer parte do festival da primeira lua.
7. O circo em si veio surgir na Roma Antiga. Nesse período uma área era pista e outra arquibancada e aconteciam corridas de cavalos, combate entre gladiadores e brigas entre homens e animais.
6. No Brasil, o circo chegou no final do século 19, trazido pela família Wassilnovich. Geralmente, as famílias de europeus traziam para o Brasil novas tendências. Os ciganos, por exemplo, demonstraram habilidades como doma de urso e cavalos e ilusionismo. A primeira escola de circo brasileira foi a Piolin, fundada em 1977, em São Paulo.
5. O circo da forma que conhecemos nos dias atuais só veio aparecer no século XVIII quando Philip Astley, um sargento da cavalaria britânica começou a circular pela Inglaterra para fazer apresentações com o se cavalo. Um tempo depois Philip montou uma arena coberta para poder realizar suas apresentações e acrescentou ao espetáculo alguns palhaços.
4. Normalmente, os circos têm entre 30 a 70 pessoas que trabalham em diferentes funções, para fazer o entretenimento realmente funcionar. Essas pessoas costumam viver em trailers e muitos nunca tiveram uma moradia fixa, pois acompanharam os familiares nessa rotina nômade desde pequenos.
3. Circus Maximus foi o primeiro circo a se tornar famoso e foi inaugurado no século VI a.C e teria capacidade para 150 mil pessoas.
2. O Dia do Circo é comemorado no dia 27 de março. É uma homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nesse dia, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo.
1. Segundo historiadores, os primeiros palhaços surgiram no Egito Antigo e tinham características parecidas com os bobos da corte da Europa. Na Europa, os palhaços são menos falantes, se apresentam por meio de mímicas. No Brasil, ficou caracterizado por ser mais engraçado e falar mais.