Os golfinhos são animais mamíferos, pertencentes ao filo cordata e a ordem dos cetáceos. Vivem no meio aquático e se distribuem em quase todos os ambientes marinhos do planeta, com exceção dos polos. Considerados super espertos, brincalhões, amigáveis, dóceis, interativos e divertidos, esse animal ganha o coração de qualquer um não só pela aparência, mas também pela amizade e carinho que demonstra. Confira abaixo uma lista com 10 curiosidades e fatos interessantes que vão te ajudar a entender tudo sobre os golfinhos.
10. Ao contrário do que acontece com a maior parte dos animais na natureza, o golfinho costuma acompanhar seus filhotes por um longo período que pode variar de 3 a 8 anos.
9. São animais de corpo delgado e bico fino. A região dorsal é escura e o ventre claro. Seus dentes afiados podem variar de 80 a 120 pares. Sua visão tem um alcance de 300 graus. Durante o sono desses animais, metade do cérebro encontra-se ativo e a outra metade descansa. Isso ocorre para que o animal continue respirando e não morra “afogado”.
8. Com a extinção dos dinossauros, os mamíferos começaram a buscar novos habitas atrás de alimento. Neste processo, animais terrestres que viviam no estuário do mar Tethys, próximo do atual Mar Mediterrâneo, começaram a se aventurar dentro da água, evoluindo para os atuais cetáceos, divididos em Misticetos, as baleias verdadeiras, Odontocetos, os cetáceos com dentes. Dentre os Odontocetos estão o cachalote, a orca e os golfinhos.
7. Os golfinhos tem dois estômagos. Um é usado para armazenamento de alimentos e o outro para digestão. Essa constituição fisiológica pode ser explicada pelo fato de eles não mastigarem a comida, a engolindo inteira. Os dentes são usados apenas para pegar suas presas, que são, na maior parte das vezes, peixes pequenos e lulas.
6. Os golfinhos podem ser oceânicos, como o rotador; costeiro, como o flipper; ou de água doce, quando são chamados de botos, como o boto-cor-de-rosa.
5. Apesar de serem muito vistos na superfície, esses mamíferos têm a capacidade de chegar até 300 metros de profundidade. Além disso, podem nadar em uma velocidade de 4 a 11 quilômetros por hora. Alguns excedem esse limite e chegam a alcançar uma velocidade de 30 quilômetros por hora.
4. O golfinho mais comum de ser encontrado no Brasil é o Sotália, conhecido como boto-cinza por entrar em rios e estuários. Ele é o golfinho visto no canal de Florianópolis, Cananéia, Baía de Sepetiba, Baía de Todos os Santos e Pipa.
3. Você já deve ter ouvido alguma história heroica de golfinhos, mas ela não foi um caso isolado. Esse mamífero possui o instinto de ajudar quem precisa, principalmente quando o doente ou ferido faz parte de seu grupo. Eles adoram brincar e são amigáveis até com os seres humanos.
2. O som emitido pelos golfinhos é produzido nos canais respiratórios, quando o ar passa sob forte pressão, emitem sons em diversas frequências. Como estalos, cliques e assobios. Esses sons são utilizados tanto na comunicação como na ecolocação, que funciona como um radar dentro d’água.
1. Os golfinhos têm a pele muito delicada, o que faz com que eles se machuquem facilmente. Qualquer toque em uma superfície mais dura já causa um corte superficial. Porém, a cicatrização deles é extremamente rápida, o que faz com que eles estejam curados em um curto espaço de tempo.