Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre os répteis

[contact-form][contact-field label=”Nome” type=”name” required=”true” /][contact-field label=”E-mail” type=”email” required=”true” /][contact-field label=”Site” type=”url” /][contact-field label=”Mensagem” type=”textarea” /][/contact-form]

 

Por Lígia Saba

Os répteis são animais vertebrados que pertencem ao Reino Animalia, Filo Chordata e Classe Reptilia. São uma classe de animais vertebrados tetrápodes e ectotérmicos, ou seja, não possuem temperatura corporal constante. São todos amniotas (animais cujos embriões são rodeados por uma membrana amniótica), característica que os permitiu ficarem independentes da água para reprodução, ao contrário dos anfíbios. Na história evolutiva, os répteis foram os primeiros animais vertebrados a conquistarem o ambiente terrestre. Para conhecer um pouco mais sobre essa classe, preparamos uma lista com 10 curiosidades e fatos sobre os répteis que vocês provavelmente nunca ouviu falar. Vem conferir!

10. Existem quatro grupos (ordens) de répteis: Testudinata (tartarugas), Squamata (serpentes e lagartos), Rhynchocephalia (tuatara) e Crocodilia (crocodilos e jacarés).

9. Os primeiros répteis surgiram no Período Carbonífero, há cerca de 340 milhões de anos. Evidências colhidas pelos paleontólogos demonstram que eles evoluíram dos anfíbios. Os mamíferos e as aves, por sua vez, evoluíram a partir dos répteis.

8. Os répteis são animais de sangue frio que, com uma ou outra exceção, dependem do calor para sobreviver. Por isso, nos locais de clima temperado, os répteis costumam, em sua maioria, hibernar durante o inverno.

7. Ao contrário dos moluscos, cujas espécies ultrapassam a casa das 125.000, e dos insetos, que chegam a mais de 1 milhão, existem apenas 6.000 espécies de répteis.

6. O maior réptil do mundo é o crocodilo de estuários ou crocodilo de águas salgadas. Em geral, eles medem 5 metros, mas há casos de indivíduos com até 8 metros de comprimento. Eles são encontrados na Austrália e no sul da Índia.

5. As serpentes são uma das espécies de répteis que se diferenciam dos demais por apresentarem corpos mais compridos, não possuírem pernas, seus órgãos internos são alongados, e, por fim, possuem um extraordinário número de vértebras. Algumas serpentes podem ter até 500 vértebras. Só para efeito de comparação, um crocodilo possui apenas 60.

4. Outra espécie famosa de répteis são os crocodilos. Eles  existem há mais de 200 milhões de anos e foram contemporâneos aos dinossauros.

3. As tartarugas também são exemplos de répteis muito conhecidas. Esses animais existem há mais tempo do que se imagina. O mais antigo fóssil de tartaruga já encontrado também remonta ao tempo dos dinossauros. Sua idade foi estimada em 215 milhões de anos. Além disso, as tartarugas são animais de vida longa, dependendo da espécie, elas podem viver mais de 100 anos.

2. Dentre as características principais dos répteis estão seu corpo com poucas glândulas, impermeável e coberto por escamas e/ou placas ósseas.

1. Na maioria dos répteis, o crescimento dos ossos não cessa na idade adulta. Em outras palavras, eles continuam crescendo mesmo na maturidade.