O sonho é uma experiência que possui significados distintos se for ampliado um debate que envolva religião, ciência e cultura. Para a ciência, é uma experiência de imaginação do inconsciente durante nosso período de sono. Para Freud, os sonhos noturnos são gerados, na busca pela realização de um desejo reprimido
Confira 10 curiosidades sobre esse fenómeno do ser humano
Por: Barbara Zani
10. Pessoas que ficam cegas após o nascimento podem ver imagens em seus sonhos. Já as pessoas que nascem cegas não vêem nenhuma imagem, mas têm sonhos igualmente vívidos envolvendo seus outros sentidos, como som, cheiro, tato e emoção. É difícil para uma pessoa que vê, mas a necessidade de sono do corpo é tão forte que é capaz de lidar com praticamente todas as situações físicas para que isso aconteça.
9. Dentro de 5 minutos depois de acordar, metade do seu sonho é esquecido. Dentro de 10 minutos, 90% do sonho se foi. O famoso poeta Samuel Taylor Coleridge acordou uma manhã tendo um sonho fantástico (provavelmente induzido pelo ópio). Ele colocou a caneta no papel e começou a descrever sua “visão em um sonho” no que se tornou um dos poemas mais famosos do inglês: Kubla Khan. No meio do caminho (54 linhas na verdade), ele foi interrompido por uma ” Pessoa de Porlock “. Coleridge voltou ao seu poema, mas não conseguiu se lembrar do resto do seu sonho.
8. Todo ser humano sonha (exceto em casos de extrema desordem psicológica), mas homens e mulheres têm sonhos diferentes e reações físicas diferentes. Os homens tendem a sonhar mais com outros homens, enquanto as mulheres tendem a sonhar igualmente com homens e mulheres. Além disso, homens e mulheres experimentam reações físicas relacionadas aos seus sonhos, independentemente de o sonho ter natureza sexual; os homens experimentam ereções e as mulheres aumentam o fluxo sanguíneo vaginal.
7. Em um estudo recente do sono, estudantes que foram acordados no início de cada sonho, mas ainda permitiram suas 8 horas de sono, todos tiveram dificuldade de concentração, irritabilidade, alucinações e sinais de psicose após 3 dias do experimento. Quando o sono REM finalmente foi permitido, o cérebro do aluno compensou o tempo perdido, aumentando muito a porcentagem de sono gasto no estágio REM.
6. Nossos sonhos são frequentemente cheios de estranhos que desempenham certos papéis. Mas você sabia que sua mente não está inventando esses rostos? Na realidade, são rostos reais de pessoas reais que você viu durante a sua vida, mas que talvez não saiba ou se lembre. Todos nós já vimos centenas de milhares de rostos ao longo de nossas vidas, por isso temos um suprimento infinito de caracteres para o nosso cérebro utilizar durante os nossos sonhos.
5. Um total de 12% das pessoas com visão, sonha exclusivamente em preto e branco. O número restante sonha em cores. As pessoas também tendem a ter temas comuns nos sonhos, que são situações relacionadas à escola, ser perseguido, correr devagar, experiências sexuais, cair, chegar tarde demais, dentes caindo, voando ou acidente de carro. Não se sabe se o impacto de um sonho relacionado à violência ou à morte é mais emocionalmente carregado para uma pessoa que sonha em cores do que para quem sonha em preto e branco.
4. Se você sonha com algum assunto em particular, não quer dizer que o sonho é sobre esse assunto. Os sonhos falam em uma linguagem profundamente simbólica. A mente inconsciente tenta comparar seu sonho com outra coisa, que é semelhante. É como escrever um poema e dizer que um grupo de formigas são como máquinas que nunca param. Mas você nunca compararia algo a si próprio, por exemplo: “Aquele lindo pôr do sol é como um lindo pôr do sol”. Portanto, seja qual for o símbolo escolhido pelo seu sonho, é pouco provável que ele seja um símbolo para si.
3. As pessoas que fumaram cigarro por um longo tempo e depois pararam, têm relatado sonhos muito mais vívidos do que quando fumavam. Além disso, de acordo com o Journal of Abnormal Psychology: “Entre 293 fumantes em abstinência, 33% relataram ter pelo menos 1 sonho em que estão fumando. Na maioria dos sonhos, os sujeitos se pegavam fumando e sentiam fortes emoções negativas, como pânico e culpa. Os sonhos em que apareciam fumando, foram o resultado da retirada do tabaco, uma vez que 97% dos indivíduos não tinham esse tipo de sonho quando fumavam. Sua ocorrência estava significativamente relacionada à duração da abstinência. Eles foram classificados como mais vívidos que os sonhos comuns e eram tão comuns quanto a maioria dos principais sintomas de abstinência do tabaco.
2. Fatos que ocorrem externamente podem ser incorporados aos nossos sonhos. Por exemplo, se você está com sede real, no sonho você provavelmente se verá bebendo um copo de água, entretanto, isso ficará se repetindo, pois você não matou sua sede real. Só deverá passar se você acordar e tomar água. Enquanto não acorda para matar a sede real, você ficará sonhando repetidamente que está bebendo água, mas a sede continuará.
1. Acredite ou não, seu corpo fica praticamente paralisado durante o sono, provavelmente impedindo que ele represente aspectos de seus sonhos. De acordo com o artigo da Wikipédia sobre sonhar, “as glândulas começam a secretar um hormônio que ajuda a induzir o sono e os neurônios enviam sinais para a medula espinhal que fazem com que o corpo relaxe e depois se torne essencialmente paralisado”.