10 curiosidades sobre os tubarões

Atualmente existem cerca de 375 espécies de tubarões (88 espécies conhecidas no Brasil), o tamanho varia desde o menor tubarão-lanterna anão Etmopterus perryi (a espécie com até 21 cm de comprimento) ao tubarão- a baleia, o maior Rhincodon typus, tem cerca de 12 metros de comprimento e é alimentada apenas pela filtragem de plâncton, lula e pequenos peixes.  Os animais são encontrados em todos os oceanos e são comuns em águas abaixo de 2.000 metros. Eles geralmente não vivem em água doce, exceto para algumas exceções, como tubarões de cabeça-chata e tubarões de água doce, eles podem viver em água salgada e água doce. Eles respiram através de cinco a sete fendas branquiais e têm uma escala semelhante a um escudo que protege sua pele de danos e parasitas e melhora sua dinâmica de fluidos, permitindo que os tubarões se movam mais rápido

Confira agora as 10 curiosidades sobre o animal mais temido dos mares os tubarões

Por: Barbara Zani 

10. Números indicam que 20 a 25 pessoas morrem por ano em decorrência de ataques de tubarões. Em compensação, no mesmo período, mais de mil pessoas morrem por causa de picadas de abelhas.

9. O maior tubarão do mundo é o baleia, que pode atingir 20 metros de comprimento. O título de menor fica com o tubarão-anão, que, adulto, mede 25 centímetros. O cação-bagre vive mais: pode passar dos 80 anos. E o mais veloz é o tubarão-anequim, que alcança 64 km/h.

8. Há poucos animais que ameaçam os tubarões em seu ambiente. Entre eles, estão alguns grandes mamíferos como a orca e o cachalote.

7. Diversas partes do corpo desse predador são utilizadas na ciência médica. Sua cartilagem possui uma substância que, em animais de laboratório, mostrou-se inibidora do crescimento de tumores. Outro composto presente nos tubarões serve à produção de pele artificial. E a córnea é usada para fazer transplantes em seres humanos

6.A cada ano, cerca de 50 milhões de tubarões são capturados e mortos. Entre 1987 e 2002, só no Oceano Atlântico houve uma redução de 50% da população de 8 tipos de tubarão. No mundo, 10 espécies correm risco de extinção.

5. Apenas 27 espécies de tubarões já se envolveram em ataques a seres humanos. Os mais frequentes foram protagonizados pelo tubarão-branco, pelo tubarão-tigre e pelo cabeça-chata.

4. O tubarão é míope. Sua visão só é capaz de enxergar objetos muito próximos. Em compensação, ele tem um sistema sensorial chamado “linha lateral”. Quando há mudanças na pressão da água ou na corrente marítima, o tubarão as detecta. Por causa dessa turbulência, pode perceber a aproximação de um inimigo de grande porte.

3. Existem aproximadamente 450 espécies de tubarão distribuídas por todos os oceanos, em águas tropicais, subtropicais, temperadas e frias, desde regiões costeiras àquelas com profundidades de até 3.000 metros. Na costa do Brasil, já foram registradas 81 espécies

2. A forma, o número e a disposição dos dentes dos tubarões variam entre as espécies. Normalmente, uma série funcional pode ter até 60 dentes incluindo os dispostos no maxilar superior e no inferior. Um tubarão pode perder até 30 mil dentes ao longo de sua vida. Sempre que um cai, nasce outro no lugar.

1. O animal vive em média entre 20 e 45 anos. Carnívoro absoluto, ele caça peixes pequenos ou os grandes que já estão moribundos. Nunca para de nadar e gasta muita energia. Por isso, tem digestão super rápida e precisar comer constantemente

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Menina de 2 anos desaparecida é encontrada dormindo em guarda-roupa no Paraná

Uma menina de 2 anos, dada como desaparecida, foi localizada dormindo dentro de um guarda-roupa na própria residência, em Rolândia, Paraná. O caso aconteceu na tarde desta terça-feira, 24, e mobilizou a Polícia Militar após a família acionar as autoridades.

Segundo relatos da avó, que estava responsável pela criança no momento, as duas brincavam na sala quando ela se distraiu por alguns instantes. Logo depois, percebeu que a menina não estava mais no local e notou que o portão da casa estava aberto.

Preocupada, a avó descreveu à polícia como a neta estava vestida, o que deu início a buscas na região. Enquanto o registro da ocorrência era realizado, a criança foi encontrada dormindo dentro de um guarda-roupa, para alívio de todos.

A Polícia Militar do Paraná reforçou a importância de atenção redobrada com crianças pequenas e destacou que, felizmente, o desfecho do caso foi positivo.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp