Hoje, de um modo um tanto controverso, a palavra viking também é usada como um adjetivo que se refere aos escandinavos da época; a população escandinava medieval é denominada frequentemente pelo termo genérico “nórdicos”. A palavra wicinga ocorre pela primeira vez no poema anglo-saxónico Widsith do século X. Carece de fontes. Os víquingues ou vikings não usavam a palavra viking para se referirem a si próprios.
Confira agora as 10 curiosidades sobre os Vikings
Por: Barbara Zani
10 . A origem da palavra Viking é incerta, e possui diversos significados. Na antiga Escandinávia, viking estava relacionada à viken, região costeira na Noruega. Ou seja, viking era quem vivia pela enseada. A palavra também era atribuída ao significado de esconder, evitar, e mercador. Sempre no sentido de justificar o estilo de vida do povoado.⠀
9. Os vikings eram especialistas em expedições marítimas, assim como batalhas em alto mar ou águas rasas. Isso porque, seus barcos eram construídos já pensando nessas estratégias. Longos e abertos, as embarcações eram movidas a remos e velas. Da proa a popa, a figura de um dragão, por isso, os barcos eram chamados de Dracar
8. O povoado da antiga Escandinávia acreditava em vários deuses, Odin era o deus dos deuses, ele e seus irmãos que criaram a terra, segundo os nórdicos.Para os vikings, não existia o bem ou o mal, e até os deuses poderiam ser caluniadores e perversos. As suas vidas eram cercadas de lendas e misticismos.
7. As mulheres vikings eram consideradas livres, se comparado a de outras civilizações da época. Elas cuidavam da família enquanto o homem partia em incursões. Pescavam, plantavam e cultivavam, mas também lutavam. As mulheres participavam das batalhas, assim como atuavam como chefes de família, caso não houvesse mais nenhum homem na casa.
6. Durante a era viking, a linguagem pela qual os povos daquela região se comunicavam era a germânica setentrional. E a escrita fazia parte do alfabeto rúnico. Composto por 16 caracteres, as letras do alfabeto escandinavo eram expressas em pedras, paredes, objetos.⠀
5. Esse povo recebia treinamento e iniciação nas batalhas logo cedo, visando a proteção e ataque em guerras por territórios. Gostavam de lutar, às vezes sem muita proteção. Entre o armamento, usavam machados, espadas, escudos, lanças e, posteriormente foram aderindosem chifres e os arcos e flechas.⠀
4. O que hoje conhecemos como parlamento, thing para os vikings, era o momento em que os homens importantes do vilarejo se reuniam para discutir normas e sentenças. Participavam apenas os donos de grandes propriedades e riquezas, assim como comerciantes, e aqueles que eram livres, porém, sem muitas riquezas.
3. A família era constituída pelo marido e a mulher, bem como seus filhos. As mulheres podiam pedir pela separação, caso houvesse motivos. e, os homens podiam se relacionar com outras mulheres.
2. A comunidade viking habitava próximo a costa dos mares Báltico e do Norte, favorecendo para a atividade pesqueira. Também eram agricultores, cultivavam alimentos em suas terras, bem como criavam animais.
1. Os anciãos eram figuras de prestígio para os vikings, o povo recorria a eles para saber sobre tomadas de decisões, e também sobre seus futuros. Eles atuavam como intermediários dos deuses, o oráculo era a ponte de comunicação entre os mundos, dos quais acreditavam existir.