Press "Enter" to skip to content

10 curiosidades sobre Roma

Por Lígia Saba 

Roma, a capital da Itália, é uma cidade cosmopolita, enorme, com quase 3.000 anos de arte, arquitetura e cultura influentes no mundo todo e à mostra. Ruínas antigas como o Fórum e o Coliseu evocam o poder do antigo Império Romano.  Para conhecer um pouco mais sobre essa região e sobre sua história, preparamos uma lista com 10 fatos e curiosidades que você provavelmente ainda não sabe sobre Roma.

10. De acordo com a mitologia romana, Roma foi fundada por Rômulo e Remo. A lenda diz que os irmãos gêmeos tiveram que ser abandonados por sua mãe na floresta, onde uma loba os encontrou e os amamentou. Acredita-se que a fundação da cidade tenha sido por volta de 753 a.C.

9. Inicialmente, Roma era uma monarquia. A partir de 508 a.C., passou de uma pequena cidade-estado para um poderoso império graças a um período de República que ajudou a expandir suas rotas comerciais.

8.  O período mais conhecido da história romana foi o Império Romano, que começou oficialmente em 27 a.C. Nessa época, começou um intenso processo de expansão de territórios. Durante este período, os romanos passaram de 1,5%, para 25% da população mundial.

7. Os romanos revolucionaram as táticas de guerra. Isso porque, pela primeira vez, os soldados foram profissionalizados e juravam lealdade, não a seu país, mas ao general que os comandava. Em contrapartida, ficou comum que generais tomassem a cidade com seus exércitos e se autoproclamassem imperadores.

6. Júlio César foi o último governante da república de Roma. Atuou como cônsul e, posteriormente, como ditador, ficando no poder de 100 a.C. a 44 a.C. Durante seu governo, conheceu Cleópatra, rainha do Egito, com quem manteve relações além das diplomáticas. Com a rainha egípcia, teve um filho, Ptolomeu XV Caesar, com quem Cleópatra chegou a dividir o reinado do Egito.

5. O primeiro imperador romano foi César Augusto (também conhecido como Octaviano), sobrinho-neto de Júlio César, que reinou de 63 a.C. a 14 d.C, ano de sua morte. Foi por causa dele que o oitavo mês do ano, que antes se chamava “sextilis”, foi batizado de “augustus”.

4. No ano de 64, Roma foi consumida por um incêndio. Uma lenda diz que o próprio imperador, Nero, teria ateado fogo à cidade, por estar maluco. No final de seu império, a insegurança da população e da classe política era tão grande, que Nero foi considerado inimigo de Roma, e caçado até não conseguir mais fugir, e se suicidar. Ainda assim, nunca foi provado que ele incendiou a cidade.

3. O império romano ocidental durou até 476. A parte oriental, também conhecida como Império Bizantino, resistiu até 1453.

2. Uma das principais construções de Roma é o Coliseu. Erguido para sediar as famosas lutas de gladiadores romanos e entreter a população, o Coliseu foi o placo de cerca de 500.000 mortes. Estima-se, ainda, que mais de 1 milhão de animais morreram dentro da gigante arena.

1. Em cerca de 500 anos de Império (27 a.C – 476 d.C), Roma teve quase 100 imperadores. Entre as maiores curiosidades sobre o Império Romano, estão as construções do período, dentre elas destacam-se: o Coliseu (ano 80 d.C); o Mercado de Trajano (ano 112 d.C); Panteão (ano 125 d.C); Castelo Sant’Angelo (ano 135 d.C); dentre outros.