Salvador, a capital do estado da Bahia no nordeste do Brasil, é conhecida pela arquitetura colonial portuguesa, pela cultura afrobrasileira e pelo litoral tropical. A capital baiana é a mais antiga do país e, por conta disso, guarda muitas histórias e fatos interessantes. Para te ajudar a conhecer um pouco mais Salvador, preparamos uma lista com 10 curiosidades sobre esse lugar rico em cultura, etnias e religiões.
10. Capital do país
Salvador foi a primeira capital do Brasil. Foi fundada em 1549 e ocupou a posição de capital até 1763. Ou seja, foram mais de 200 anos sendo a capital do nosso país, e depois passou o posto para a cidade do Rio de Janeiro.
9. Soteropolitanos
Os habitantes são chamados de soteropolitanos. Por sinal, soterópolis significa em grego “cidade do Salvador”, uma homenagem a Jesus, visto pelos cristãos como salvador da humanidade.
8. São Salvador da Baía de Todos os Santos
Este foi o primeiro nome que a capital da Bahia recebeu. A Baía de Todos os Santos recebeu esse nome por ter sido descoberta no Dia de Todos os Santos, um dos mais importantes do calendário católico romano.
7. Carnaval
O maior carnaval do mundo acontece em Salvador, e isso já rendeu uma posição no Guinness Book em 2004, chegando a mais de 2 milhões e meio de foliões nas ruas da cidade, durante os dias de festa.
6. Raízes africanas
A maior parte da população – em torno de 80% – possui antepassados africanos. Salvador é a capital com maior proporção de negros e pardos do Brasil.
5. Apelidos
Salvador já teve alguns apelidos como “Capital da Alegria”, por suas festas, e “Roma Negra”, por ser a metrópole com maior percentual de negros fora da África.
4. Elevador Lacerda
O Elevador Lacerda foi o primeiro elevador do Brasil, construído em 1873 e conecta a Cidade Baixa a Cidade Alta, que tem 85 metros de altura entre uma e outra. A subida dura 22 segundos e o elevador transporta 128 pessoas, 24 horas por dia.
3. Baianas do acarajé
Encontradas em quase toda a cidade, as baianas do acarajé possuem um dia só para elas. O Dia da Baiana do Acarajé é comemorado em 25 de Novembro.
2. Pelourinho
Localizado no Centro Histórico, é um conjunto arquitetônico de influência portuguesa, era o local onde prisioneiros e escravos eram expostos publicamente e castigados.
1. Igreja do Senhor do Bonfim
A igreja do Senhor do Bonfim é uma das mais procuradas pelos soteropolitanos. Ela leva o nome do padroeiro do estado, além de ser símbolo do sincretismo religioso. É lá que ocorre a famosa “lavagem das escadarias do Bonfim”. É também a igreja onde turistas e locais amarram a fitinha do Bonfim nas grades (dizem que deve ser uma fitinha para cada pedido).