10 curiosidades sobre Salvador

Confira a lista de fatos e curiosidades sobre a capital do estado da Bahia, a cidade de Salvador

Salvador, a capital do estado da Bahia no nordeste do Brasil, é conhecida pela arquitetura colonial portuguesa, pela cultura afrobrasileira e pelo litoral tropical. A capital baiana é a mais antiga do país e, por conta disso, guarda muitas histórias e fatos interessantes. Para te ajudar a conhecer um pouco mais Salvador, preparamos uma lista com 10 curiosidades sobre esse lugar rico em cultura, etnias e religiões.

10. Capital do país

• Compartilhe essa notícia no Whatsapp• Compartilhe essa notícia no Telegram

Salvador foi a primeira capital do Brasil. Foi fundada em 1549 e ocupou a posição de capital até 1763. Ou seja, foram mais de 200 anos sendo a capital do nosso país, e depois passou o posto para a cidade do Rio de Janeiro.

LEIA TAMBÉM

• Lula, Bolsonaro, Tebet e Ciro cumprem agenda em Salvador neste sábado, 2• Homem é preso por divulgar cenas íntimas com jovem em Planaltina• Goiânia lidera em valorização de imóveis entre as capitais do país

9. Soteropolitanos

Os habitantes são chamados de soteropolitanos. Por sinal, soterópolis significa em grego “cidade do Salvador”, uma homenagem a Jesus, visto pelos cristãos como salvador da humanidade.

8. São Salvador da Baía de Todos os Santos

Este foi o primeiro nome que a capital da Bahia recebeu. A Baía de Todos os Santos recebeu esse nome por ter sido descoberta no Dia de Todos os Santos, um dos mais importantes do calendário católico romano.

7. Carnaval

O maior carnaval do mundo acontece em Salvador, e isso já rendeu uma posição no Guinness Book em 2004, chegando a mais de 2 milhões e meio de foliões nas ruas da cidade, durante os dias de festa.

6. Raízes africanas 

A maior parte da população – em torno de 80% – possui antepassados africanos. Salvador é a capital com maior proporção de negros e pardos do Brasil.

5. Apelidos 

Salvador já teve alguns apelidos como “Capital da Alegria”, por suas festas, e “Roma Negra”, por ser a metrópole com maior percentual de negros fora da África.

4. Elevador Lacerda

O Elevador Lacerda foi o primeiro elevador do Brasil, construído em 1873 e conecta a Cidade Baixa a Cidade Alta, que tem 85 metros de altura entre uma e outra. A subida dura 22 segundos e o elevador transporta 128 pessoas, 24 horas por dia.

3. Baianas do acarajé

Encontradas em quase toda a cidade, as baianas do acarajé possuem um dia só para elas. O Dia da Baiana do Acarajé é comemorado em 25 de Novembro.

2. Pelourinho

Localizado no Centro Histórico, é um conjunto arquitetônico de influência portuguesa, era o local onde prisioneiros e escravos eram expostos publicamente e castigados.

1. Igreja do Senhor do Bonfim

A igreja do Senhor do Bonfim é uma das mais procuradas pelos soteropolitanos. Ela leva o nome do padroeiro do estado, além de ser símbolo do sincretismo religioso. É lá que ocorre a famosa “lavagem das escadarias do Bonfim”. É também a igreja onde turistas e locais amarram a fitinha do Bonfim nas grades (dizem que deve ser uma fitinha para cada pedido).

Tags: