São Luís é uma cidade no nordeste do Brasil, na ilha de São Luís, no Oceano Atlântico. Fundada em 1612, no centro histórico da cidade que está com mais de 400 anos, encontra-se o bairro de Praia Grande, na área circundante da rua de Portugal, marcado por edifícios coloniais com azulejos distintos e varandas em ferro fundido. O Palácio dos Leões, onde reside o governador do estado, exibe arte e mobiliário franceses. Nas proximidades, encontra-se o grande Palácio La Ravardière, do século XVII. Para conhecer um pouco mais sobre a capital do estado do Maranhão o Diário do Estado preparou uma lista com 10 curiosidades sobre a cidade de São Luís.
10. Fundação
São Luís, também conhecida como São Luís do Maranhão, é a única cidade brasileira fundada por franceses. Ela recebeu esse nome em homenagem ao rei francês Luís IX, também chamado de São Luís.
9. Ilha
São Luís é uma entre as três capitais de estados brasileiros que ficam em uma ilha. A ilha onde fica localizada a cidade é a Ilha de Upaon-Açu. Além de São Luís, fazem parte da ilha mais 3 municípios: Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar.
8. Indígenas
O local onde a cidade foi erguida era povoado há dezenas de anos pelos índios tupinambás, que habitavam a aldeia de Upaon-Açu. Os arredores eram habitados pelos índios potiguares.
7. Reggae
Um dos ritmos preferidos pela população local é o reggae. Não é sem motivos que sua região é chamada de Jamaica brasileira. As rádios sempre tocam músicas nesse ritmo. Vale lembrar que São Luís é o único local onde as pessoas dançam reggae em dupla (nos outros lugares, é uma dança individual).
6. Variações da Maré
A cada (quase) 12h um ciclo de maré ocorre em São Luís. A variação média é entre 5 e 6 metros. Isso é muito, em João Pessoa, por exemplo, a maré varia cerca de 2 metros. Essa característica faz com que os barcos tenham horários diferenciados todos os dias.
5. Centro histórico
O Centro histórico de São Luís é famoso no Brasil todo pelos seus velhos casarões. Mas o que chama mesmo a atenção dos turistas são as fachadas com azulejos. Encontrados preferencialmente na cor azul, eles incorporam a influência da cultura portuguesa na arquitetura maranhense.
4. Patrimônios Culturais
São cerca de 4.000 construções no centro histórico de São Luís, grande parte reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. Uma das mais belas construções é o Palácio dos Leões, erguido em 1612, e que atrai atualmente mais de 30 mil visitantes por ano.
3. Culinária
São Luís tem uma culinária bem típica, que muitas vezes difere da tradicional nordestina. Alguns dos pratos típicos de São Luís são: o cuxá (puro ou misturado com arroz), purê de macaxeira (mandioca/aipim), peixe escabeche, peixada maranhense, caranguejo “toc toc” ao leite de coco, torta de caranguejo ou camarão seco.
2. Joaquim Silvério dos Reis
Joaquim Silvério dos Reis, conhecido como o traidor de Tiradentes, passou os seus últimos dias em São Luís. Ele foi provavelmente enterrado na igreja de São João, no centro histórico da cidade.
1. São João
A população costuma curtir muito a festa e acompanha os shows com muita energia. Tem gente que se torna tão fã dos grupos, que os acompanha nas apresentações pela cidade. Grande parte da população espera ansiosamente por essa época do ano.