10 curiosidades surpreendentes sobre a história da Rede Globo

Conheça 10 fatos que provavelmente você já não lembrava mais sobre a rede globo

Assistida por mais de 200 milhões de pessoas diariamente, sejam elas no Brasil ou no exterior. Ela se consagrou a segunda maior rede de televisão comercial do mundo, atrás apenas da norte-americana American Broadcasting Company (ABC), sendo que alcança 98,56% do território brasileiro, cobrindo 5 490 municípios e cerca de 99,55% do total da população brasileira. A emissora é também uma das maiores produtoras de telenovelas do mundo e é parte do Grupo Globo, um dos principais conglomerados de mídia do planeta.

Por: Barbara Zani

10. A ideia de criar uma emissora de TV das Organizações Globo nasceu no início da década de 1950, quando a Rádio Globo fez um requerimento de canal de TV ao governo. Sobre a Rádio Globo: ela foi inaugurada em 1944.

9. O programa mais antigo  da emissora não é exatamente um programa, mas a Santa Missa em Seu Lar, exibida pela primeira vez em maio de 1965.

8. O requerimento feito pela Rádio Globo só foi aprovado em 1957 pelo então presidente Juscelino Kubitschek, que concedeu o Canal 4 do Rio de Janeiro.

7. As minisséries começaram a ser produzidas pela emissora no início dos anos 1980.

6. A formação da primeira equipe da Globo ocorreu em 1963. Cerca de dois anos depois, em 26 de abril de 1965, era inaugurada a Rede Globo de Televisão.

5.  O acordo com a Time-Life ajudou a injetar um capital na emissora (algo em torno de 6 milhões de dólares na época). Em troca, o grupo norte-americano teria uma participação de 30% nos lucros da nova emissora.

4. O primeiro programa a entrar no ar pelos estudios globo foi um infantil chamado Uni Duni Tê.

3. Já que falamos de Jornal Nacional, ele entrou no ar em primeiro de setembro de 1969 e foi o primeiro telejornal a ser transmitido em rede nacional.

2. Paixão de outono, foi a primeira novela da emissora, indo ao ar em 14 de setembro de 1965. De autoria de Glória Magadan, ela teve apenas 50 capítulos.

1. O primeiro grande evento esportivo transmitido pela emissora foi a Copa do Mundo do México de 1970, quando o Brasil foi tricampeão.

Tags: