10 destinos nacionais para viajar na Semana Santa

O ano começa com o réveillon. Logo em seguida tem o carnaval. E o 3º grande feriado nacional é a páscoa, um evento tradicional e religioso que é comemorado em todo país. Separamos algumas ideias para quem vai viajar na semana santa, confira!

O feriado se prolonga entre os dias 30 de março e 1º de abril, considerando que a sexta-feira santa (dia 30) é feriado nacional.

A ideia deste artigo é indicar locais, conforme opinião de quem já foi para tais regiões.

1 – Campos do Jordão (SP)

A cidade fica na serra paulista – e, logo, tem um clima ameno e frio, por isso, é chamada de “Suíça Brasileira”.

Campos pode ser visitada em qualquer época do ano porque sempre demonstra seu charme arquitetônico europeu e as paisagens naturais que ficam a mercê da Serra da Mantiqueira.

Durante a páscoa, o grande diferencial é a degustação de chocolates que são feitos em fábricas artesanais.

2 – Gramado (RS)

Também é um bom destino para viajar na semana santa porque é a “terra dos chocolates” no Brasil.

Gramado fica na Serra Gaúcha e tem charmosas construções europeias, que se acrescentam aos ótimos vinhos, museus e hortênsias.

Na páscoa, a atração é o “Mundo do Chocolate”, um parque temático sobre o tema, e o 1º das Américas.

Ao todo, são 200 peças, entre estátuas e réplicas de monumentos históricos – tudo feito de chocolate puro!

3 – Chapada Diamantina (BA)

O destaque na páscoa, como em toda época do ano, é formado pelas cachoeiras do Vale do Capão.

A cidade não é tão famosa pelos seus chocolates, não.

Mas, o lugar é ideal para quem gosta de esportes radicais, como o trekking. Há ainda caminhadas, trilhas, campings e pernoites na mata.

Todos os esforços valem a pena pelas paisagens belíssimas, que se destacam em meio aos cânions e cachoeiras.

4 – Ilha Bela (SP)

Em termos de praias, costuma ser um dos locais mais indicados porque fica perto da capital paulista e porque é ideal para quem quer relaxar na semana santa.

O lugar conta com águas cristalinas e uma paisagem de montanhas.

Também é indicado para os aventureiros, que gostam de trilhas (da Mata Atlântica) e da natureza, de forma geral.

5 – Florianópolis (SC)

Ao todo são 42 praias e aí já dá para notar a sua importância e grandiosidade.

Florianópolis também é daquelas cidades que tem belezas naturais indicadas para quem quer relaxar ao viajar na semana santa.

Aqui, falamos em “road trip”, que é um termo usado para quem quer desbravar algumas praias pelo Brasil adentro.

6 – Ouro Preto (MG)

É para quem se importa com a história.

Ouro Preto foi o 1º local a ser considerado Patrimônio Histórico-Cultural do Brasil, pela Unesco e vale uma visita também na páscoa.

Os exemplares são formados por ricas histórias de heróis, como a Inconfidência Mineira e pelo talento nato de Aleijadinho.

A vida noturna também é agitada, com bares e repúblicas universitárias.

7 – Foz do Iguaçu (PR)

Já conhece as águas das Cataratas do Iguaçu? Então, a sua páscoa pode ter lugar certo!

Esse é o cartão-postal da cidade, que faz fronteira com Paraguai e Argentina.

Também há parques nacionais, biodiversidade e tudo mais que envolve a natureza e os sentimentos relaxantes de quem opta por descansar.

8 – Serrão dos Órgãos (RJ)

Fugindo um pouco da capital, podemos falar no Parque Nacional Serra dos Órgãos, que é uma opção de ecoturismo nacional para a semana santa.

Tudo está envolto de montanhas, florestas e cachoeiras.

E as trilhas são consideradas as mais bonitas do Brasil, podendo durar dias e mais dias.

9 – Penedo (RJ)

É outra cidade que foge da capital, mas não traz arrependimentos.

Penedo foi muito influenciada pela região de Itatiaia e hoje abriga a principal colônia finlandesa do país – com fábricas e lojas do chocolate de Penedo.

Se nós falamos em chocolate, você já entendeu a relação da cidade como sendo uma opção para você viajar na semana santa, né.

A região é muito tranquila e também tem cachoeiras. Além do shopping a céu aberto, onde estão as maiores lojas de chocolate da região.

10 – Vila Velha (ES)

É um dos melhores destinos para a páscoa há algum tempo.

E sabe por quê? Porque lá está a fábrica de chocolates da Garoto, que é uma das maiores do mundo e a maior de toda América Latina .

Mas, para visitar a fábrica, ainda mais se for na páscoa, será necessário agendar a visita do “chocotour”, que é um passeio que dura pouco mais de 1 hora e percorre mais de 6 quilômetros.

Apesar de não ser gratuito, ele vale a pena porque te leva a toda linha de produção dos chocolates e tem paradas para degustação, também.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp