10 dicas infalíveis para viajar gastando pouco

Conhecer lugares novos é o sonho de muita gente, mas às vezes o orçamento apertado vai deixando essa ideia cada vez mais longe. Para o imaginário da população em geral, o conceito de viagem inclui grandes quantidades de gastos com passagens, hotéis e restaurantes caros. Ou seja, viajar barato e gastando pouco parece algo completamente desconhecido para grande parte da população. A boa notícia é que viajar não é sinônimo de gastar muito dinheiro, e é sim possível viajar economizando ao máximo. É preciso um pouco de planejamento e priorização para descobrir como viajar com pouco dinheiro, seja nas férias ou por longos períodos. Pensando nisso, para te ajudar a tirar sua viagem do papel, por falta de dinheiro, e começar a colocar em prática, preparamos uma lista com 10 dicas para quem quer viajar sem gastar muito.

10. Gastos diários 

Se você quer controlar as despesas têm que estabelecer alguns limites, seja claro com quanto você pode e quer gastar. Divida o dinheiro entre seus dias de viagem e monitore seu orçamento diário.

9. Viaje em baixa temporada 

Muita gente só pode tirar férias no período de alta temporada, mas caso você tenha mais flexibilidade, o ideal é escolher meses menos movimentados e evitar feriados. Você tem mais chances de encontrar promoções de passagens aéreas, preços de hospedagem mais em conta e até negociar os valores de passeios.

8. Pesquise bastante 

É muito importante colher o máximo de informações possíveis para o seu próximo destino, assim você consegue economizar em diversos fatores, como uma hospedagem mais barata que talvez não seja tão bem localizada, mas tenha fácil acesso aos transportes públicos da cidade. Procurando passagens aéreas com antecedência também fica mais fácil encontrar uma promoção – o ideal é pesquisá-las 90 dias antes da sua partida. Sem contar que você também já pode conferir alguns restaurantes bacanas e suas promoções.

7. Escolha destinos onde seu dinheiro renderá 

Se você quer viajar gastando pouco dinheiro, a escolha do destino será um fator determinante sobre os custos da sua viagem. Muitas vezes sonhamos durante anos em conhecer um lugar especifico, e mudar os planos de férias por questões econômicas pode ser um pouco frustrante. Mas o mudo está cheio de lugares incríveis que você pode conhecer sem precisar gastar muito com hospedagem, alimentação e passeios. Na América Latina, por exemplo, alguns destinos mais em conta são Equador, Bolívia, Nicarágua, Guatemala, El Salvador e México.

6. Passe mais tempo em cada lugar 

Ficar pingando de cidade em cidade pode parecer uma ótima ideia quando você tá planejando o roteiro e vê vários lugares legais que ficam bem pertinho no mapa. Na prática, no entanto, viagens com muitos destinos tendem a ser cansativas e mais caras. Isso porque além de gastar com os deslocamentos entre as cidades, você vais estar sempre com o tempo mais corrido em cada uma delas.

5. Otimize seu roteiro 

É importante pensar bem nos locais que você deseja conhecer para montar um roteiro que possa sair mais barato. Algumas companhias aéreas, por exemplo, têm uma opção chamada stopover, em que você pode fazer uma parada de até 30 dias em uma das conexões do seu voo, esse serviço pode ser gratuito ou com a cobrança de uma pequena taxa.

4. Economize com transporte 

Tirando algumas raras exceções no mundo todo, táxi costuma ser um meio de transporte caro para quem quer viajar gastando pouco. Por isso, antes de viajar, pesquise sobre como é o transporte público no lugar que você irá visitar. Utilizá-lo é a melhor maneira de economizar parte do seu dinheiro. Outra solução que pode ajudar, dependendo do destino em questão, é alugar uma bicicleta. E claro, caminhar sempre será a forma mais barata de todas.

3. Hospedagens alternativas 

Um dos principais gastos de uma viagem tende a ser a hospedagem.  Se você quer viajar com pouco dinheiro, a primeira medida é substituir hotéis por outros tipos de acomodação. Um exemplo são albergues, que além de econômicos tendem a ser ambientes agradáveis. Se quiser economizar ainda mais, você pode recorrer a plataformas como o Couchsurfing, que permite oferecer e buscar acomodação grátis em qualquer parte do mundo, ou fazer work exchange. O intercâmbio de trabalho por hospedagem é uma forma super interessante de viajar porque combina a economia de poder ficar no lugar por um prazo mais longo sem pagar por acomodação com uma imersão mais profunda no destino.

2. Aproveite suas roupas 

Viaje para lugares e em estações que combinem com as roupas que você já tem. Dessa forma, você não precisará comprar novas vestimentas adequadas antes da viagem.

1. Não coma em restaurantes todos os dias 

Ou pelo menos não em restaurantes caros. Mesmo aproveitando a para conhecer a culinária local, deixar de fazer algumas refeições em restaurantes vai te ajudar a viajar gastando menos dinheiro. A clássica dica de comida de rua, é ótima para quem quer provar pratos típicos sem ter que gastar muito. Levar lanches na bolsa para passeios que duram o dia inteiro, também é uma ótima opção para não pagar os preços altos que os restaurantes costumam cobrar perto de atrações turísticas. Além disso, quem estiver hospedado em algum lugar que disponibilize cozinha, pode eventualmente preparar a sua própria refeição.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp