10 dicas para controlar a ansiedade

Confira a lista com algumas dicas que podem te ajudar a controlar um pouco a ansiedade e tentar manter a calma

A ansiedade é um sentimento ligado à preocupação, nervosismo e medo intenso. Apesar de ser uma reação natural do corpo, a ansiedade pode virar um distúrbio quando passa a atrapalhar as atividades do dia a dia. A partir do momento em que o sentimento de ansiedade passa a impossibilitar o indivíduo de realizar atividades corriqueiras e traz sofrimento emocional, existe algo mais sério a se observar. Em casos extremos o ideal é procurar a ajuda de um especialista e realizar um acompanhamento, porém algumas atividades simples podem ajudar no processo de diminuição deste sentimento. Confira abaixo uma lista com 10 dicas que vão te ajudar a controlar a ansiedade.

10. Tente manter sua rotina organizada 

A organização é a maior inimiga da ansiedade. Quando deixamos tudo organizado, sabendo exatamente o que temos de executar e onde procurar, tudo fica mais tranquilo. Caso contrário, você vai se sentir no meio de uma pilha de coisas para fazer que podem tomar proporções assustadoras, muito maiores do que realmente são. Procure colocar as coisas num papel ou cronograma para enxergar o tamanho real de seus afazeres.

9. Pratique técnicas de relaxamento 

Após um dia cheio, procure uma música relaxante, desligue as luzes do seu quarto (se preferir) e deite-se confortavelmente. Não pense no trabalho ou nos demais problemas, concentre-se apenas em sua respiração e na música. De preferência, use fones de ouvido para aprofundar o relaxamento. Repetindo essa curta sessão de relaxamento diariamente, é provável que em pouco tempo você comesse a se sentir menos ansioso.

8. Tente controlar a respiração 

Voltar a sua atenção para o movimento de inspiração pelo nariz e expiração pela boca é uma técnica de meditação para a ansiedade, conhecida como mindfulness. Além de proporcionar calma, o controle da respiração reduz as reações do sistema nervoso autônomo.

7. Respeite suas limitações 

Cada um de nós possui um tempo próprio de desenvolvimento pessoal. É importante estarmos atentos às nossas atitudes e nos cobrarmos certas posturas de vez em quando, mas em outros momentos, é preciso relaxar, aceitar quem somos e onde estamos e entendermos que aquela situação vai passar e que você está fazendo o suficiente para isso.

6. Pratique atividades físicas 

É mais do que comprovado que movimentar o corpo pelo menos três vezes na semana ajuda a controlar a ansiedade, além de agir como prevenção e tratamento complementar para alguns transtornos mentais. A atividade física libera os hormônios da felicidade (dopamina, endorfina e serotonina), promovendo o bem-estar e a disposição física pelo resto do dia.

5. Busque alternativas naturais 

Muitos tratamentos alternativos como a homeopatia e o uso de florais para a ansiedade podem ajudar a controlar a ansiedade.  Além disso, alguns chás para ansiedade também podem proporcionar calma, como camomila, lavanda, erva cidreira, flor de maracujá e valeriana.

4. Cuidado com os estimulantes 

O café é bom para dar energia e um impulso extra pela manhã, aumentando o foco. Mas tomar café demais é prejudicial, pois é uma bebida que alimenta diretamente a ansiedade. Depois de certa hora, procure substituir o café por um chá de capim-cidreira, camomila ou erva-doce. É um hábito que pode fazer muito bem à sua saúde mental, promovendo mais relaxamento.

3. Tenha um hobbie 

Ocupe a sua mente com uma atividade divertida. Se você desconhece a sua paixão, esta dica é ainda melhor, pois você pode se aventurar em diversos hobbies até encontrá-la! A lista de possibilidades é infinita: instrumento musical, idioma, leitura, esporte, ou uma habilidade, como cozinhar ou desenhar.

2. Acorde 15 minutos mais cedo 

Acordar de 15 a 30 minutos antes da hora habitual ajuda a descansar a mente e evitar o estresse, pois permite ter mais tempo para fazer suas atividades antes de sair de casa.  Com o tempo, acordar mais cedo torna-se um hábito e, por isso, vai ficando mais fácil, especialmente depois de se perceber os benefícios sobre o humor e bem-estar.

1. Cuidado com a alimentação 

Não é difícil que pessoas ansiosas encontrem na comida o refúgio para a sua ansiedade, em busca de um prazer imediato para alívio da tensão, até porque isso é científico, já que alimentos doces e ricos em gordura liberam triptofano, essencial para o trabalho da serotonina – hormônio da satisfação. No entanto, existem alimentos muito mais saudáveis com altas doses de triptofano, como peixes ricos em ômega-3, oleaginosas (especialmente a Castanha-do-Pará, ovos e até mesmo chocolate amargo.

Tags: