10 dicas para pedalar com segurança

Prosposta quer fazer Bela Vista de Goiás a Capital Estadual do Ciclismo. O autor é o deputado Rafael Gouveia (Progressistas).

Hoje, dia 19 de agosto, é comemorado no Brasil o dia nacional do ciclista. A data foi escolhida em homenagem ao ciclista Pedro Davison, atingido por um motorista bêbado que fugiu sem prestar socorro na Asa Sul, há 15 anos atrás, em Brasília. O biólogo, que não resistiu ao acidente, tinha apenas 25 anos na época. A data busca conscientizar a sociedade sobre a importância do respeito no trânsito e do cuidado com quem pedala pelas ruas, além de promover o uso da bicicleta, que é uma prática saudável e um meio de transporte sustentável. Para celebrar o dia do ciclista, o Diário do Estado preparou uma lista com 10 dicas para quem deseja pedalar de forma saudável e com segurança.

10. Alongamento 

O alongamento é fundamental para aumentar a flexibilidade muscular, ativar a circulação sanguínea e prevenir lesões. Alongue-se por pelo menos 10 minutos para preparar seu corpo, antes de começar a pedalar.

9. Pedale com conforto

Andar de bicicleta não deve ser desconfortável, embora saibamos que os ciclistas geralmente sofrem com algumas dores. No entanto, há muito que você pode fazer para evitá-las. Ter um ajuste de bicicleta profissional, o famoso bike fit, é um bom ponto de partida, pois mecanicamente sua bicicleta precisa se adequar a você.

8. Pesquise sobre o trajeto 

Isso é fundamental, especialmente se você não conhece muito bem a região por onde vai pedalar. Verifique se o trajeto é seguro, se você não estará próximo de áreas com maior risco de roubos ou assaltos, ou mesmo se há comércio e outros estabelecimentos próximos.

7. Mantenha-se visível no trânsito

No período noturno o campo de visão muitas vezes se torna limitado. Por isso, utilize sinalizadores na bicicleta e nas roupas. Aposte em cores fluorescentes ou claras e estampas refletivas.

6. Mantenha parentes e amigos informados 

Antes de sair para pedalar sozinho, avise algum parente ou familiar próximo. Informe o horário que você pretende voltar e também o destino.  Se costuma variar bastante de trajeto, procure levar o celular com você.

5. Pedale em grupo 

Reunir um grupo e sair pedalando é sempre uma ótima ideia que ajuda a melhorar a seguranças e muitas vezes pode até auxiliar aqueles que tem dificuldade em encontrar motivação em subir na bike e sair por ai.

4. Use roupas próprias para praticar esportes

Atualmente existem diversos modelos de meias de compressão no mercado específicos para a prática de esportes e seu uso pode ser preventivo, diminui a fadiga, tensão e acelera a recuperação muscular.

3. Use os equipamentos de segurança 

Ao pedalar em grupo, muitas pessoas acabas se preocupando menos com os equipamentos de segurança porque é mais fácil conseguir ajuda caso precise. Mas mesmo em grupo, e principalmente quando você pedala sozinho, é importante estar bem equipado. Leve capacete, joelheiras e o que mais você precisar para se manter em segurança.

2. Hidrate-se

A água mantém a pele hidratada e o organismo mais saudável. Beba com frequência, de 1,5 a 2 litros por dia.

1. Fique atento ao trânsito 

Em grupo ou sozinho, sempre que estiver pedalando o cuidado com o trânsito deve ser redobrado porque você estará mais vulnerável. Isso, é claro, não é motivo nenhum para deixar de pedalar! Apenas serve de dica para você ficar mais alerta e evitar manobras ou trajetos que possam colocar a sua segurança em risco.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp