Press "Enter" to skip to content

10 dicas para ter uma alimentação balanceada

A alimentação saudável é uma das principais aliadas à prevenção de doenças e à manutenção da saúde, englobando os aspectos nutricionais, culturais e sociais. Contar com a ajuda especializada de um nutricionista é essencial para quem busca perder peso, minimizar algum problema gastrointestinal ou mesmo criar uma rotina de refeições mais equilibrada. O profissional, é tão importante que existe até uma data especial para comemorar o Dia do Nutricionista: 31 de agosto. A data foi escolhida em homenagem à criação da Associação Brasileira dos Nutricionistas (ABN), que ocorreu em 1949, e para homenagear os profissionais preparamos uma lista com 10 dicas de nutricionistas para quem quer manter uma alimentação saudável e balanceada.

10. Carboidratos 

Por serem a principal fonte de energia do corpo humano, os carboidratos formam a base da nossa alimentação. É importante escolher as melhores fontes, como tubérculos como mandioca, inhame e cereais integrais como aveia, quinoa e arroz integral.

9. Consuma água sempre

Especialistas em alimentação sempre alertam para cuidados com a hidratação em todos os períodos do ano e idades. É fator crucial para o bom funcionamento do organismo, intestino e funções cerebrais. Para uma pessoa adulta é indicado consumir de dois a três litros por dia, mas o ideal é fazer uma conta individual bem fácil. Basta multiplicar seu peso corporal pelo número 33 (ml), e o resultado é a quantidade de água em litros. Por exemplo, uma pessoa que pesa 70kg teria que tomar cerca de 2,400 litros de água por dia (70 x 33 = 2.310L).

8. Piores alimentos para quem busca uma dieta saudável 

Existem alguns vilões, mas o principal são os alimentos classificados como diet e light, justamente porque as pessoas acham que podem comer à vontade. Na verdade, esse tipo de alimento funciona mais como uma opção para quem tem algum distúrbio, como diabetes, ou deseja reduzir o consumo de açucares e gorduras. É preciso ter noção de que tudo pode fazer mal, então o indicado é pensar bem sobre tudo o que consumimos – na qualidade e na quantidade.

7. Vegetais e frutas cruas

O ideal é consumir diariamente vegetais e frutas cruas durante as refeições. Esses tipos de alimentos fornecem uma grande quantidade de fibras alimentares e água, o que ajuda na digestão e prolonga a saciedade.

6. Infância 

Todos sentem muito as mudanças climáticas, porém as crianças são mais sensíveis às alterações de temperatura e acabam sofrendo com doenças sazonais. Uma boa alimentação pode ajudar a manter a imunidade dos pequenos e minimizar os efeitos do frio. É durante a infância que são formados os hábitos alimentares que a criança irá levar para toda a vida. Uma alimentação saudável favorece a formação de um intestino saudável, que é o primeiro grande passo para uma boa saúde.

5. Adolescência

Durante a adolescência, é preciso evitar o consumo frequente de alimentos superprocessados, principalmente com altas concentrações de açúcar e gordura vegetal/ hidrogenada/trans. Nessa fase, também há o surgimento de acne e a ingestão desses alimentos pode piorar o quadro. Deve-se garantir o consumo de frutas, vegetais e de vitamina A, encontrada em ovos, fígado, leite, e nos carotenoides, como manga, batata doce, abóbora, cenoura, espinafre e couve.

4. Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades

Usados com moderação em preparações culinárias com base em alimentos in natura ou minimamente processados, óleos, gorduras, sal e açúcar contribuem para diversificar e tornar mais saborosa a alimentação sem torná-la nutricionalmente desbalanceada.

3. Fase adulta 

Tanto a mulher quanto o homem precisam de energia e disposição para sua rotina frenética diária de estudos, trabalho e cuidados com a casa/família na fase adulta. O ideal é priorizar a alimentação balanceada, com a ingestão de alimentos de todos os grupos e equilibrar proteínas, carboidratos, gorduras boas e fibras para manter o bom funcionamento do corpo e imunidade.

2. Diminuir o consumo de alimentos processados

Os ingredientes e métodos utilizados na fabricação de alimentos processados (como conservas de legumes, compota de frutas, pães e queijos) alteram de modo desfavorável a composição nutricional dos alimentos dos quais derivam. Em pequenas quantidades, podem ser consumidos como ingredientes de preparações culinárias ou parte de refeições baseadas em alimentos in natura ou minimamente processados.

1. Idosos 

Durante a terceira idade, deve-se estar atento à ingestão de proteínas, mesmo que em forma de suplementação, e garantir o consumo de alimentos ricos em cálcio. “A proteína é essencial para a manutenção da massa muscular, que necessita estar fortalecida para atuar na proteção dos ossos, e ainda ajuda na absorção do cálcio, prevenindo a osteopenia e osteoporose. Por isso, o consumo de leite e seus derivados, e vegetais como couve, agrião e brócolis são essenciais na alimentação diária.