Por 180 milhões de anos, os dinossauros governaram todos os cantos da terra. Durante este período histórico denominado Mesozóico, esses Titãs pré-históricos evoluíram para se adaptar a quase todos os habitats e nichos. O resultado são algumas das criaturas mais incríveis que já viajaram para a Terra. Elas têm muitas formas e tipos únicos que nunca mais serão vistos.
CPor 180 milhões de anos, os dinossauros governaram todos os cantos da terra. Durante este período histórico denominado Mesozóico, esses Titãs pré-históricos evoluíram para se adaptar a quase todos os habitats e nichos. O resultado são algumas das criaturas mais incríveis que já viajaram para a Terra. Elas têm muitas formas e tipos únicos que nunca mais serão vistos.
Confira agora as 10 espécies mais estranhas de dinossauros
Por: Barbara Zani
10. Tanystropheus e seu pescoço incrivelmente grande
Afinal, o Tanystropheus tinha aproximadamente 20 metros de comprimento, sendo que 10 metros desse comprimento eram só de pescoço.
9. Oryctodromeus, o gigante escondido na toca
Esse ornitópode de quase dois metros e meio de comprimento vivia dentro de tocas no chão da floresta, como se fosse um tatu gigante.
8. Hesperonychus, uma mistura estranha
A 76,5 milhões de anos atrás e estima-se que ele tivesse um comprimento total de menos de 1 metro, pesando cerca de 1,9 kg. Isso faz com que ele seja um dos menores dinossauros carnívoros já conhecido
7. Deinocheirus, o comedor de pedras
No início, os únicos fósseis recuperados desse dinossauro eram um par de braços maciços, que mediam quase dois metros e meio de comprimento.
6. Linhenykus, o dinossauro de um só dedo
84 e 75 milhões de anos atrás, e ao contrário de seus parentes próximos, que têm múltiplos dedos, o Linhenykus tem apenas um dedo com garras fortes.
5. Carnotaurus, o gigante de braços minúsculos
O Carnotaurus tinha braços incrivelmente curtos se comparado ao resto do seu corpo de cerca de 8 metros de comprimento. Os cientistas acreditam que seus braços eram provavelmente vestígios remanescentes, que não serviam a nenhum propósito real em suas vidas cotidianas.
4. Pachycephalosaurus e seu capacete de ossos
Muitos cientistas que acreditaram que as diferentes fases da vida desses animais eram, na verdade, espécies completamente diferentes. Acredita-se que esses dinossauros usavam seus crânios endurecidos para bater cabeça com rivais, embora alguns cientistas acreditem que suas vértebras não poderiam ter sido fortes o suficiente para sobreviver a esses impactos sem causar ferimentos graves.
3. Therizinosaurus e suas grandes garras
75 e 70 milhões de anos atrás. Apesar dessas criaturas parecerem a versão dinossauro de Edward Mãos de Tesoura, eles eram gigantes gentis que só usavam suas garras para se defender e coletar comidas
2. Longisquama, o pequenino nada discreto
240 milhões de anos atrás, um período de tempo onde existiram muitas criaturas perigosas e mortais.
1. Epidexipteryx, uma estranha mistura de pássaro com dinossauro
152 e 168 milhões de anos atrás e marca uma das etapas entre os pássaros e os dinossauros, o que é muito importante para os cientistas.