Por Lígia Saba
A culinária árabe é famosa por seus pratos diferentes e deliciosas, com as sobremesas não seria diferente. Bastante difundida no Brasil devido a grande quantidade de imigrantes que chegaram ao país no século XIX, a gastronomia árabe tem conquistado cada dia mais os coração dos brasileiros. Pensando nisso, o Diário do Estado preparou uma lista com 10 doces árabes que você não pode deixar de experimentar.
10. Doce de semolina
Um dos doces mais comuns e populares em restaurantes de comida áraba, o Irmik Tatlisi é uma opção prática e muito fácil de preparar. Feito à base de semolina, ele também leva açúcar, manteiga e água, além de iguarias como nozes ou amendoim.
9. Baklava
Lembra um pastel, preparado com uma pasta de nozes trituradas, envolvida em massa filo e banhada em xarope ou mel, existindo variedades que incorporam pistache, avelãs e sementes de gergelim, papoula ou outros grãos.
8. Harisse
Semelhante ao doce de semolina, o harisse é uma ótima receita para servir como sobremesa de um jantar especial ou no lanche da tarde acompanhado de um chá. O modo de preparo é muito simples e fácil, e para finalizar, despeje uma calda de água com açúcar e cravo da índia por cima, ou castanhas por cima.
7. Mahmoul
É um doce árabe feito à base de semolina, leite e manteiga, com recheio de tâmaras, castanhas e água de flor de laranjeira, açúcar, margarina e outros ingredientes. Muito popular no Líbano e em outros países árabes, o mahmoul foi trazido para o Brasil por imigrantes provenientes desses países.
6. Malabie
Um clássico da culinária libanesa o Malabie se assemelha a um manjar-branco, misturando os delicados aromas da água de flor de laranjeira, do almíscar e do damasco.
5. Ataif
Uma espécie de panqueca doce, o ataif de nozes é perfeito para quem está a procura de um doce diferente que seja de fácil preparo. Com uma massa fofinha e muito saborosa, ele também leva uma calda que mistura flor de laranjeira e limão. Para o recheio, pode caprichar na quantidade de nozes.
4. Knefe
Uma espécie de bolo com várias camadas, sua calda leva um toque especial de água de flor de laranjeira, enquanto que o creme é feito com semolina fina e amêndoas ou pistache.
3. Charuto doce
Mais uma vez, a essência de flor de laranjeira é a responsável por dar um sabor e aroma intensos para a receita. Frite os charutinhos em óleo bem quente e, na hora de servir, salpique pistache por cima.
2. Raha
Conhecido como bala de goma árabe ou manjar turco, a Raha é um doce turco feito de amido de milho e açúcar. Tem geralmente sabor de água de rosas ou limão.
1. Belewa
A sobremesa feita com maça foleada, recheio de nozes e calda tem como principais ingredientes semolina, farinha de trigo, açúcar, manteiga, água de flor de laranjeira, água de rosas e nozes picadas.