Por Lígia Saba
Quando se fala da França, é impossível não pensar nas vitrines das famosas confeitarias do país, repletas dos mais variados tipos de doces. Sempre coloridos e delicadamente enfeitados, são parte da cultura francesa e imperdíveis para qualquer um que esteja passeando pelo país. Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 dos doces franceses mais típicos e famosos.
10. Tarte Tatin
A tarte tatin é uma torta de maçã criada por duas irmãs francesas no século XIX, assada com a massa em cima das maçãs. A receita foi invertida por acidente e acabou se tornando um dos pratos mais populares do país, levando o sobrenome da família das duas (Tatin).
9. Mil-folhas
O nome foi dado ao doce devido as suas diversas camadas de massa folhada, intercaladas com creme de baunilha e açúcar.
8. Madeleine
É um bolinho em formato de concha feito à base de ovo, tradicional da região de Lorraine. É o típico lanche da tarde das crianças francesas.
7. Crepe Suzette
O crepe suzette é uma versão do crepe francês feita com sumo e raspas de tangerina e laranja
6. Clafoutis
O clafoutis é um doce da culinária da França, que consiste numa fruta, originalmente cerejas inteiras, cozida no forno, num creme de farinha, ovos, leite e açúcar.
5. Babá ao rum
É um bolo, feito no forno, muito tradicional na cidade de Nápoles. Tem a forma de um cogumelo e seu diâmetro pode variar de 5 a 7 cm até 35 a 40 cm. Sua característica principal é que a massa é embebida com licor, geralmente rum.
4. Crème brûlée
Feito de creme de baunilha com uma cobertura de açúcar caramelizado, que deve ser quebrada com uma colher antes de começar a saborear a sobremesa.
3. Profiteroles
Sobremesa feita com uma massa açucarada recheada com cremes, sorvetes e caldas de acordo com a preferência do consumidor. O doce é bastante popular na França, país no qual foi considerado uma iguaria real em meados do século XVI.
2. Éclair
Conhecido no Brasil como Bomba ou Carolina, são feitos com a massa choux, típica dos doces franceses. Tem formato comprido e recebe recheios e coberturas variados, normalmente muito bem enfeitado é a estrela das vitrines das confeitarias.
1. Macaron
Trata-se de um pequeno bolo granulado e comumente produzido sob forma arredondada de 3 ou 5 cm de diâmetro, especialidade de Lorraine, na França. É conhecido como “doce da rainha” por ter sido levado para a França pela rainha Catarina di Médici, no século XVI. Hoje em dia, é visto como uma iguaria clássica do país e famosa no mundo todo, com uma variedade enorme de cores e sabores.