10 doces típicos do Japão

Por Lígia Saba 

A culinária japonesa é uma das mais difundidas do mundo, e no Brasil seus pratos elaborados, ricos em ingredientes diferentes e que proporcionam uma explosão de sabor já conquistaram o coração da grande parte da população. Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 receitas de doces tipicamente japoneses que você pode preparar na sua casa.

10. Panqueca Japonesa

Ingredientes

100 gramas de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento
1 ovo
3 colheres de sopa de açúcar
70 ml de leite
2 colheres de sopa de óleo vegetal
1/2 colher de sopa de extrato de baunilha

Modo de Preparo

Misture o fermento com a farinha depois, peneire em uma tigela. Em outra tigela bata um ovo inteiro. Adicione açúcar até dissolver e acrescente o leite, óleo vegetal e o extrato de baunilha e misture tudo. Crie um buraco na mistura da farinha com fermento e despeje a massa. Gentilmente faça movimentos circulares do centro para as bordas. Unte uma frigideira com óleo vegetal e aqueça, assim que o óleo começar a fazer barulho, retire a frigideira e repouse em um pedaço de papel toalha por 15 segundos e volte ao fogo. Dessa forma, a panqueca irá ficar uniforme. Com ajuda de uma concha, coloque uma quantidade da massa ao centro da panela e tampe. Quando bolhas começarem a aparecer é hora de virar e tampar novamente até que as bordas estejam douradas.

9. Cheesecake japonês

Ingredientes

100 gramas de cream cheese
0 gramas de sour cream
20 gramas de manteiga sem sal
2 gemas
20 gramas de farinha de trigo
100 ml de leite
1/2 colher de extrato de baunilha
2 claras de ovos
40 gramas de açúcar

Modo de Preparo

Unte a forma com manteiga, coloque um pedaço de papel manteiga no fundo e envolva a forma com papel alumínio. Em uma tigela misture a manteiga, o cream cheese e o sour cream em temperatura ambiente. Adicione uma gema e misture gentilmente e depois acrescente a outra. Peneire a farinha de trigo e misture, certifique-se de que não haja bolhas de ar. Adicione o leite aos poucos e o extrato de baunilha. Em outro recipiente peneire a mistura e reserve. Em uma batedeira coloque as claras, açúcar por dois minutos até que a consistência fique em ponto de pico. Adicione 2/3 do merengue na massa e misture, repita o processo com o resto tomando cuidado para não desandar a mistura. Coloque a mistura na forma e retire as bolhas de ar com uma espátula untada em manteiga. Coloque o recipiente em uma forma maior e adicione 2 cm de água quente para assar em banho maria no forno pré-aquecido a 160 graus por dois minutos. Depois, diminua a temperatura para 150 graus e deixe por 40 a 50 minutos. Confira com um palito se a massa está seca. Refrigere por cerca de duas horas.

8. Bolo Matchá

Ingredientes

80 gramas de chocolate branco
60 gramas de açúcar
2 ovos
200 gramas de farinha de trigo
20 gramas de matcha em pó
1 colher de chá de fermento em pó
200 ml de leite

Modo de Preparo

Esquente o leite sem levantar fervura. Em um recipiente coloque o chocolate branco, açúcar, leite e misture manualmente. Acresente dois ovos e bata. Adicione a farinha, chá verde e o fermento e misture. Coloque a mistura na panela de arroz e deixe por uma hora. Desenforme e deixe resfriar.

7. Pudim Japonês

Ingredientes

Caramelo
50 gramas de açúcar granulado
10 g de água
15 g de água fervendo
Pudim
500 ml de leite
3 ovos inteiros
100 gramas de açúcar granulado
sementes de baunilha

Modo de Preparo

Calda: Numa panela coloque o açúcar e a água. Esquente no fogão, até que fique com cor de caramelo. Despeje a água fervendo e mexa bem para deixar a calda uniforme. Despeje a calda em 6 potes para assar o pudim.
Pudim: Prepare as sementes de baunilha, retirando-as da vagem, abrindo-a com uma faca. Depois, raspa-se a baunilha
Em uma panela, despeje o leite e acrescente as sementes de baunilha. Leve ao fogo e aqueça até o pontos antes da fervura. Desligue o fogo. Em uma tigela, bata os ovos inteiros usando um fouet. Acrescente o açúcar e continue batendo até ficar com consistência cremosa. Acrescente o leite aquecido, aos poucos e continue batendo. Repita o processo até acabar o leite. Use uma peneira bem fina e passe o que foi batido por ela, em uma tigela com bico. M
Despeje o conteúdo nas 6 vasilhas já dispostas em uma forma funda. Despeje, com cuidado, água quente na forma funda
Leve a forma ao forno pré-aquecido à temperatura de 170 graus. Asse por 30 minutos. Retire as forminhas da forma
Espere esfriar, cubra-as com filme plástico e leve à geladeira. Depois de 1 a 2 horas, desenforme com cuidado em um pires, dando leves sacudidas.

6. Dango

Ingredientes

Dango
2/3 xícara (chá) de joshinko ou farinha de arroz comum
2/3 xícara (chá) de shiratamako ou farinha de arroz glutinosos (mochiko) acrescido de uma colher (sopa) de amido de milho.
1/2 de xícara (chá) de água morna
Mitarashi-dare
2 colheres (sopa) de shoyu
2 colheres (sopa) de açucar
2 colheres (sopa) de mirin
4 colheres (sopa) de água
1/2 colher (sopa) de amido de milho

Modo de Preparo

Misture o joshinko (ou farinha de arroz comum) com o shiratamako (ou a farinha de arroz glutinoso acrescido de uma colher de amido de milho). Coloque a água morna aos poucos, sempre mexendo a mistura. A massa deve ser macia, não podendo desmanchar com o excesso de água. Faça pequenas esferas do tamanho de cerca de 4 cm de diâmetro. Cozinhe-os em água fervente. Com o cozimento eles começam a boiar, como nhoques. Espere mais 3 ou 4 minutos e retire-os com a ajuda de uma escumadeira ou peneira. Mergulhe-os em água gelada para interromper o cozimento. Espete de 3 a 4 bolinhas em um espeto. Para fazer o Mitarashi, misture todos os ingredientes numa panela. Cozinhe até formar uma calda grossa, lembrando que ela endurece mais a medida que esfria. Cubra os dangos cozidos.

5. Anmitsu

Ingredientes

Para o Anko (pasta de feijão japonês)
½kg de azuki (feijão japonês)
5 a 6 colheres de açúcar
1 pitada de sal
1 litro de água
Para o Kanten (gelatina de agar-agar)
1 pacote de 10g de gelatina de alga em pó
2 e ½ copos americanos de água fria
Sorvete e salada de frutas a gosto

Modo de Preparo

Faça o anko um dia antes. Coloque o azuki e a água em uma panela e deixe cozinhar. Quando a água começar a secar, acrescente mais água quente, até que o feijão amoleça. À medida que a água vai secando, adiciona-se mais água, até que os grãos se derretam e a mistura vire uma pasta. Esse processo demora cerca de uma hora e meia. Por isso, é aconselhável que se prepare o anko com um dia de antecedência. Acrescente o açúcar, o sal e mexa. Se for necessário, acrescente mais água quente. Vá mexendo até que o feijão desgrude da panela. Coloque a gelatina e a água em uma panela e cozinhe, até que levante fervura e fique cremoso. Coloque a gelatina em um recipiente quadrado, para facilitar o corte. Não precisa levar à geladeira. Depois de frio, corte a gelatina em cubinhos. Coloque uma bola de anko e uma de sorvete em uma tigelinha e acrescente a salada de frutas e o kanten em volta.

4. Choux Cream

Ingredientes

Crème Légère
1 leite integral
1 fava de baunilha
250g de açúcar refinado
110g de amido de milho
8 gemas
2 ovos
500g de creme de leite fresco batido
Craquelin
100g de manteiga sem sal
100g de açúcar cristal
100g de farinha de trigo
Massa
360g de leite integral
180g de manteiga sem sal
1 pitada de sal
10g de açúcar refinado
300g de farinha de trigo
360g de ovos
50g de amêndoas laminadas

Modo de Preparo

Numa panela, ferva o leite e a baunilha. Numa tigela, misture os ovos, as gemas, o açúcar e o amido. Despeje metade do leite sobre a mistura da tigela e misture. Volte para a panela e bata em fogo médio por aproximadamente 5 minutos. Despeje numa assadeira e cubra com filme plástico em contato direto. Deixe resfriar e depois bata novamente esse creme até ficar liso. Incorpore com o creme de leite fresco batido. Mantenha refrigerado. O craquelin é aquela massinha craquelada que fica por cima do doce e que dá aquela crocância que todos amamos. Para preparar, basta misturar todos os ingredientes até ficar homogêneo e manter refrigerado. Pré-aqueça o forno a 200°C. Ferva o leite, a manteiga, o sal e o açúcar, despeje a farinha de trigo peneirada e misture com a ajuda de uma colher até ficar homogênea. Despeje na batedeira e bata até o vapor da massa subir. Coloque os ovos aos poucos até ficar liso. Com um saco de confeitar e um bico redondo, pingue em formato redondo, coloque as amêndoas sobre a massa e em seguida o craquelin. Asse por aproximadamente 30 minutos a 160°C. Deixe o seu Choux Cream esfriar e o recheie com o Crème Légère.

3. Dorayaki

Ingredientes

6 gemas
6 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de mel
2 colheres (sopa) de óleo
2 copos de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 copo de leite
6 claras em neve
Creme
1 lata de leite condensado + a mesma medida de leite
2 gemas peneiradas
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de amido de milho
Gotas de essência de baunilha

Modo de Preparo

Bata as gemas com o açúcar na batedeira. Junte o mel e o óleo e bata por 5 minutos. Sem bater, adicione aos poucos a farinha e o fermento, alternando com o leite, e misture até homogeneizar. Delicadamente, incorpore a clara em neve. Em frigideira antiaderente, frite pequenas porções da massa (minipanquecas) até dourar de um lado e vire para dourar do outro. Deixe esfriar e recheie 2 a 2 com o creme. Sirva em temperatura ambiente.

2. Banana Caramelizada

Ingredientes

4 bananas médias cortadas
óleo
Calda
100ml de água
300g de açúcar
Massa
1 ovo
200g de farinha de trigo
150ml de água
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de Preparo

Em uma tigela, coloque a água e o ovo e bata um pouco com um garfo. Junte a farinha de trigo e misture bem. Adicione o fermento e misture mais um pouco. Em uma panela, coloque para esquentar óleo suficiente para cobrir as bananas. Quando o óleo estiver quente, passe as bananas na massa e coloque para fritar até dourar. Em uma outra panela, coloque a água e o açúcar. Mexa até que a mistura vira um caramelo amarelado e comece a engrossar. Baixe o fogo e vá passando a banana no caramelo até cobrir todos os lados e coloque em um prato para endurecer a calda. Sirva assim que a calda endurecer e aproveite a sua sobremesa com sorvete do sabor de sua preferência!

1. Taiyaki

Ingredientes

2 xícaras de farinha de trigo
2 ovos
5 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de chá de fermento em pó
1/2 xícara de água
1/2 colher de sal

Modo de Preparo

Bata os ovos com o açúcar até espumarem, e acrescente farinha e água aos poucos. Coloque por fim o sal e o fermento. Aqueça a forma para taiyaki, unte, e despeje massa suficiente para cobrir o fundo. Recheie da maneira que desejar e cubra com mais um pouco de massa, feche a forma, vire, asse até dourar os dois lados.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

As 50 Maiores Cidades do Brasil 2024

O Brasil, um país de dimensões continentais, é lar de uma rica diversidade cultural, econômica e social, refletida em suas 50 maiores cidades. A lista, que inclui metrópoles vibrantes e centros regionais em crescimento, destaca a importância dessas localidades no cenário nacional. Confira um panorama das principais cidades brasileiras e suas características marcantes.

1. São Paulo: O Pulso da Economia

São Paulo se mantém como a maior cidade do Brasil e um dos principais centros financeiros da América Latina. Com uma população que supera os 12 milhões de habitantes, a metrópole é um caldeirão de culturas, onde diariamente se cruzam diferentes tradições e histórias. Sua infra-estrutura avançada, aliada a uma infinidade de opções culturais, a torna um destino pulsante.

2. Rio de Janeiro: Beleza e Desafios

O Rio de Janeiro, conhecido mundialmente por suas praias icônicas e o famoso Carnaval, ocupa a segunda posição na lista. Com cerca de 6,8 milhões de habitantes, a cidade enfrenta desafios significativos, incluindo a desigualdade social. No entanto, seu potencial turístico e cultural continua a atrair visitantes do mundo inteiro.

3. Brasília: A Capital Planejada

Brasília, a capital do Brasil, é um exemplo de planejamento urbano e arquitetura moderna. Com uma população de cerca de 3 milhões de habitantes, a cidade é o centro político do país, abrigando todos os órgãos do governo federal e muitas embaixadas.

Cidades em Crescimento

Além das grandes metrópoles, a lista das 50 maiores cidades do Brasil inclui centros em rápida expansão, como:

  • Salvador (BA): Com rica herança cultural, a cidade é um importante centro turístico e possui a maior população da Bahia.
  • Fortaleza (CE): Conhecida pelas suas praias belíssimas e um ritmo de crescimento acelerado, Fortaleza se destaca como um polo econômico no Nordeste.
  • Belo Horizonte (MG): Famosa por sua gastronomia e pela hospitalidade de seus habitantes, Belo Horizonte serve como um importante centro industrial e comercial.

O Impacto da Urbanização

O crescimento das cidades brasileiras também traz à tona desafios como mobilidade urbana, saneamento e segurança. A urbanização acelerada exige políticas públicas eficazes que garantam qualidade de vida aos moradores e a sustentabilidade das áreas urbanas.

As 50 maiores cidades do Brasil são um reflexo da diversidade e da complexidade do país. Cada uma delas possui suas peculiaridades, desafios e potencialidades. O futuro das cidades brasileiras dependerá, em grande parte, de como enfrentarão os desafios da urbanização e aproveitarão as oportunidades de crescimento e desenvolvimento.

Aqui a lista das 100 maiores cidades do Brasil, organizada por população (os dados são de 2024 e podem variar com o tempo):

  1. São Paulo (SP) – 12.252.023
  2. Rio de Janeiro (RJ) – 6.781.188
  3. Brasília (DF) – 3.140.194
  4. Salvador (BA) – 2.900.319
  5. Fortaleza (CE) – 2.686.614
  6. Belo Horizonte (MG) – 2.530.701
  7. Manaus (AM) – 2.219.580
  8. Curitiba (PR) – 1.948.626
  9. Recife (PE) – 1.645.727
  10. Porto Alegre (RS) – 1.492.530
  11. Belém (PA) – 1.485.732
  12. Goiânia (GO) – 1.516.113
  13. Guarulhos (SP) – 1.350.226
  14. São Luís (MA) – 1.108.975
  15. Maceió (AL) – 1.025.360
  16. Duque de Caxias (RJ) – 895.000
  17. Natal (RN) – 887.142
  18. Teresina (PI) – 868.077
  19. Campo Grande (MS) – 895.982
  20. Osasco (SP) – 700.411
  21. Jaboatão dos Guararapes (PE) – 725.229
  22. São Bernardo do Campo (SP) – 844.862
  23. João Pessoa (PB) – 817.511
  24. Ribeirão Preto (SP) – 704.104
  25. Uberlândia (MG) – 703.646
  26. Sorocaba (SP) – 685.408
  27. Contagem (MG) – 661.202
  28. Aracaju (SE) – 663.132
  29. Belford Roxo (RJ) – 513.372
  30. Cuiabá (MT) – 623.046
  31. Campo Grande (MS) – 895.982
  32. São José do Rio Preto (SP) – 453.016
  33. Blumenau (SC) – 367.719
  34. Niterói (RJ) – 511.325
  35. Londrina (PR) – 580.546
  36. Mauá (SP) – 479.071
  37. Santa Maria (RS) – 282.586
  38. Carapicuíba (SP) – 397.559
  39. ligação (SP) – 339.170
  40. Diadema (SP) – 406.818
  41. Santos (SP) – 433.969
  42. Cascavel (PR) – 335.095
  43. Pelotas (RS) – 343.809
  44. Franca (SP) – 349.000
  45. Jundiaí (SP) – 393.262
  46. Petrópolis (RJ) – 304.876
  47. Rio Branco (AC) – 413.071
  48. Gurupi (TO) – 88.257
  49. Joinville (SC) – 601.201
  50. Marília (SP) – 250.436

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Isso vai fechar em 0 segundos