Por Murilo Mendes Felipe
Do axé aos artistas norte-americanos, a lista que selecionamos contempla uma gama diversa de estilos. Pra quem gosta de se inteirar dos bastidores dos shows, das produções musicais e o universo artístico, esses documentários atendem bem a essa proposta.
Os movimentos musicais carregam consigo grandes fatos e curiosidades até. Por isso, preparamos essa sequência para que você conheça mais daquele artista ou música que você gosta.
Solta o som DJ e vamos de lista.
1 -A Um Passo do Estrelato (2013), Morgan Neville
A Um Passo do Estrelato acompanha a trajetória artística das backup singers que contribuíram com a composição de algumas das canções mais famosas de todos os tempos, mas raramente são reconhecidas pelos seus nomes. O documentário retrata o modo como as cantoras são vistas no interior da indústria musical e revela os motivos pelos quais elas não conseguiram ou não quiseram brilhar como artistas solo.
2 – Axé: Canto do Povo de Um Lugar (2016), Chico Kertész
Axé: Canto Do Povo De Um Lugar cria um panorama sobre a história do Axé, movimento que surgiu na Bahia e é considerado como um dos fenômenos musicais mais globalizados do mundo. A partir de entrevistas e imagens de arquivo, o documentário retorna as origens do movimento, mostrando como o ritmo se desenvolveu a partir de todo um sincretismo musical e cultural baiano.
3 – Chasing Trane: The John Coltrane Documentary (2016), John Scheinfeld
O documentário de John Scheinfeld trata da vida e da carreira do saxofonista, compositor norte-americana John Coltrane. Considerado como uma lenda do jazz e um dos nomes mais importantes da música, Coltrane expandiu as fronteiras do jazz ao incorporar a este estilo musical elementos tradicionais de outros estilos.
4 – Gaga: Five Foot Two (2017), Chris Moukarbel
Gaga: Five Foot Two fala sobre a vida de Lady Gaga dentro e fora dos palcos. O documentário de Chris Moukarbel trata dos altos e baixos na vida pessoal da artista, as lutas com os relacionamentos, os problemas de saúde e as diferença entre a vida como uma estrela e a sua trajetória como uma mulher nos Estados Unidos.
5 – Hip-Hop Evolution (2016 – 2020), Darby Wheeler
Dirigida por Darby Wheeler, a série documental Hip–Hop Evolution é apresentada pelo rapper e apresentador Shad e explora os primeiros 20 anos do surgimento da cultura hip hop a partir de entrevistas com DJs, rappers e cantores desse universo.
6 – Homecoming, Beyoncé Knowles-Carter
Homecoming aborda a aclamada apresentação que Beyoncé realizou no Festival Coachella em 2018. Com imagens de arquivo pessoal e entrevistas, o documentário revela detalhes sobre o processo criativo de Beyoncé e se atém ao desejo da artista em celebrar a cultura negra em seu trabalho musical.
7 – Quincy (2018), Rashida Jones e Alan Hicks
Quincy narra a história do empresário, arranjador vocal e produtor musical norte-americano Quincy Jones. O documentário acompanha Quincy por três anos na estrada enquanto ele se prepara para o show de abertura do National Museum of African American History & Culture. No filme, vemos que o artista que construiu uma carreira repleta de contribuições com o jazz, o pop e o hip hop continua na ativa aos 85 de idade.
8 – O Barato de Iacanga (2019), Thiago Mattar
O Barato de Iacanga revela a história do lendário Festival de Águas Claras, considerado por muita gente como o “Woodstock brasileiro”. A partir de entrevistas com artistas e fundadores do evento e do uso de imagens de arquivo de shows históricos e bastidores, o documentário relembra a trajetória do lendário festival de música brasileira que fez sucesso entre as décadas de 1970 e 1980 e tornou-se um símbolo da contra cultura no país.
9 – Raul – o inicio, o fim e o meio (2012), Walter Carvalho
Raul – o inicio, o fim e o meio acompanha a trajetória de Raul Seixas, cantor, compositor, ícone da música brasileira e criador da “sociedade alternativa” ao lado do escritor Paulo Coelho. O filme de Walter Carvalho traça um raio x sobre a vida de Raul a partir de documentos e depoimentos de familiares, ex-esposas, filhas, amigos, músicos e compositores.
10 – What Happened, Miss Simone? (2015), Liz Garbus
What Happened, Miss Simone? narra a história da cantora, pianista e ativista norte-americana Nina Simone. Com gravações inéditas, imagens raras, diários, cartas e entrevistas, o documentário constrói um retrato de Miss Simone, uma das artistas mais incompreendidas de todos os tempos na história da música.