Por Murilo Mendes Felipe
O Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em prol da conscientização à sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. Até maio deste ano de 2020, 66.280 mulheres já foram diagnosticadas, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Atualmente, o câncer de mama corresponde a 28% dos novos casos de câncer em mulheres.
A mobilização visa também a disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.
No decorrer do mês, diversas empresas e instituições promovem iniciativas para encorajar mulheres a realizarem seus exames e se prevenirem. Listamos algumas delas que abraçaram a causa nesse ano de 2020.
FRUTOS DE GOIÁS
A Frutos de Goiás escolheu o picolé carro chefe para ser a frente desta ação. São mais de 100 mil picolés de cajá-manga que estão com nova roupagem, vestindo, literalmente, essa causa e essa campanha. Essas embalagens chegarão aos 4 cantos do Brasil levando essa importante mensagem diretamente a cada consumidor.
ONDERA ESTÉTICA
A rede de clínicas estéticas do Brasil, apoiará o Hospital Pérola Byington no Outubro Rosa. Durante o período, as massagens relaxantes terão preços promocionais e a renda será totalmente revertida para o hospital.
FACULDADE SENSU
Em seu site, a faculdade publicou um pequeno artigo de conscientização sobre o Outubro Rosa, convocando para uma mobilização de valorização da vida. Relatou a importância dos exames precoces e expôs dados da doença no Brasil.
PIATAN NATURAL
A Piatan Natural deu início a uma campanha para ajudar o Hospital do Câncer de Goiás (HCG). Trata-se do projeto Desodorante Solidário. Todo recurso arrecadado em outubro com a venda dos desodorantes da marca sem alumínio será destinado à construção da unidade de saúde.
LIFE SUCOS GOIÂNIA
A empresa fez posts em suas redes sociais firmando o apoio com a causa do Outubro Rosa e alertando sobre a conscientização do auto exame.
TIJOLÃO O SHOPPING DA SUA CASA
Outubro Rosa, equipe Tijolão firme no propósito, mês de combate ao câncer de mama. Também postaram em suas redes informando o apoio a causa e incentivando o auto exame.
LSM SUBLIMAÇÃO E PERSONALIZADOS
LSM se posicionou nas redes sociais abraçando a causa e divulgando suas canecas personalizadas alertando a importância do Outubro Rosa.
CLÍNICA SÃO MATHEUS
A clínica São Matheus tem orgulho de participar dessa uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero. O layout do site inseriu partes na cor rosa em homenagem ao mês.
CLÍNICA GEDDA
A Clínica Gedda publicou um artigo em seu site com orientações acerca do auto exame, na tentativa de ressaltar a importância do diagnóstico precoce.
SESC EDUCAÇÃO
O Sesc Educação em Saúde realiza no dia 27 de outubro, terça-feira, às 19h, a palestra “Câncer de mama – Prevenção, diagnóstico e tratamento”, com o médico mastologista Leonardo Ribeiro. O momento faz parte das ações da campanha Outubro Rosa. Será transmitido em seu canal do YouTube.