Tubarão ou cação é um tipo de peixe de esqueleto cartilaginoso e um corpo hidrodinâmico pertencente à superordem Selachimorpha, estudos apontam que os primeiros tubarões conhecidos viveram há aproximadamente 400 milhões de anos. Dentre as principais caraterísticas destes animais, pode-se destacar a presença de um esqueleto cartilaginoso com deposição de cálcio e o fato de serem carnívoros, ocupando os níveis superiores das cadeias alimentares dos ambientes marinhos. Os tubarões habitam os mais diversos ambientes oceânicos, desde a costa a grandes profundidades e diferentes temperaturas, e ao longo dos anos se diversificaram em aproximadamente 375 espécies (no Brasil são conhecidas 88), variando em tamanho desde o menor, o tubarão-lanterna anão, ao tubarão-baleia. O Diário do Estado preparou uma lista com 10 das mais conhecidas espécies de tubarões existentes, para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre estes animais.
10. Tubarão-Branco
É uma espécie de tubarão lamniforme, sendo o peixe predador de maiores dimensões existente na atualidade. Um tubarão-branco pode atingir até 7 metros de comprimento e pesar até 2,5 toneladas. Com seu corpo em forma de torpedo, ele nada depressa para pegar raias, peixes, leões-marinhos e até tubarões menores. Tem ótimo olfato e percebe campos elétricos gerados pelo movimento de outros bichos. É o único que põe a cabeça para fora da água, acredita-se que faz isso para observar as presas na superfície. Vive na costa de lugares quentes.
9. Tubarão-Anjo
O tubarão-anjo ou peixe-anjo é um peixe cartilagíneo do gênero Squatina. Este predador caça de surpresa e passa os dias enterrado no sedimento, só com os olhos de fora. Investe rapidamente sobre as presas como peixes ósseos, lulas, tremelgas e crustáceos.
8. Tubarão-Peregrino
Podendo chegar a 10m de comprimento, o tubarão-peregrino nada de boca aberta, recolhendo plâncton, que é o seu único alimento. Vive na América do Sul, no Mar Vermelho, na China e no Japão e tem o costume de nadar devagar, próximo a superfície.
7. Tubarão-Tigre
O tubarão-tigre é um tubarão da família dos Carcharhinidae de águas tropicais e subtropicais, encontrado em diferentes ambientes e comum no Nordeste do Brasil. Tem listras no corpo e vive sozinho, perto da superfície, em águas quentes do mundo todo. Usa o olfato e outros sentidos para achar suas presas.
6. Tubarão-Mako
O tubarão-mako, é uma espécie de tubarão encontrada em mares tropicais e temperados, usualmente a temperaturas acima de 16°C. Pode chegar até 4,3 metros de comprimento, 580 kg e possui uma cor azul metálica. É o mais veloz e nada a 32 quilômetros por hora para caçar. O formato alongado e o focinho pontudo ajudam no deslizamento.
5. Tubarão-Duende
O tubarão-duende é uma espécie que habita nas águas profundas, raramente é visto com vida. Tem nariz achatado, corpo rosado e flácido e dentes em forma de pregos. A espécie mede de três a quatro metros de comprimento, na idade adulta. Já foi visto em águas profundas da África, da América do Norte e do Japão, e os cientistas acreditam que seu focinho tem sensores que ajudam a localizar as presas.
4. Tubarão-Porco
O tubarão-porco é um tubarão squaliforme da família Dalatiidae, habitam as águas costeiras e oceânicas, da superfície ao fundo, em praticamente todos os oceanos e mares. Tem elevações narinas grandes que o ajudam a farejar ouriços, crustáceos e moluscos, vive em águas rasas e costuma sair à noite para caçar em grupo.
3. Tubarão-Martelo
O tubarão-martelo é um gênero de tubarão, característico pelas projeções existentes em ambos os lados da cabeça, onde se localizam os olhos e as narinas. O tubarão-martelo é um predador que consome peixes, cefalópodes, raias e outros tubarões. . Essa espécie tem ótimo olfato e é grande caçador, vive em águas rasas e quentes de todo o mundo.
2. Tubarão-Raposa
Recebeu este nome devido a sua enorme cauda, que tem quase o tamanho do resto de seu corpo. Ela ajuda a assustar outros peixes, a dar impulso para nadar mais rápido e até para saltar. Essa espécie vive em todos os oceanos e costuma se aproximar da costa.
1. Tubarão-baleia
O tubarão-baleia é uma espécie de tubarão que se alimenta por filtração e o único membro existente da família Rhincodontidae e do gênero Rhincodon, que pertence à subclasse Elasmobranchii. É o maior peixe vivo e, de longe, o maior vertebrado não mamífero existente, podendo alcançar até 20 m de comprimento e 42 toneladas. Vive em regiões costeiras e oceânicas, em diversas partes do globo, sendo mais observado em regiões utilizadas para alimentação, geralmente em regiões de desova de peixes, e onde ocorrem concentrações de zooplâncton.