10 espécies do cerrado

Por Lígia Saba

O Cerrado é um dos biomas brasileiros que ocupa cerca de 25% do território nacional, incluindo o estado de Goiás. É considerado a savana mais rica do mundo em termos de biodiversidade, pois abriga diversos ecossistemas e, sobretudo, as nascentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul: Bacia Amazônica/Tocantins, Bacia do rio São Francisco e Bacia da Prata. Para conhecer melhor esse bioma e sua diversidade preparamos uma lista com espécies de animais que habitam o Cerrado, vem dar uma olhada!

10. Anta

Considerada o maior mamífero brasileiro, a anta vive no Cerrado brasileiro e apresenta em média 300 kg. Sua alimentação é feita principalmente por folhas de árvores e arbustos, além de frutas, ervas e raízes. Costuma viver próximo de rios, pois apresenta habilidade de natação, o que auxilia a fugir de seus predadores.

9. Ariranha

É um mamífero muito comum na América do Sul, no Brasil, pode ser encontrada principalmente na bacia do Rio Amazonas, e no Pantanal. É uma espécie que vive perto de rios, pois sua alimentação é baseada em peixes, e que é vista na maior parte do tempo nadando.

8. Pirapitinga

A pirapitinga é um peixe de água doce que vive no Cerrado e faz parte da mesma família do dourado, outro peixe popular do Brasil. Sua alimentação é feita basicamente de insetos, flores e frutos que caem das matas ciliares.

7. Jaguatirica 

Também conhecida como gato-do-mato, é encontrada na Mata Atlântica brasileira, além de outros países da América Latina e no sul dos Estados Unidos. Por possuir dentes bem afiados que ajudam a triturar o alimento, a jaguatirica se alimenta de aves, pequenos mamíferos, répteis e roedores.

6. Tamanduá bandeira 

Mamífero que vive no Cerrado e apresenta hábitos solitários na vida adulta. Sua alimentação é baseada em formigas, cupins e larvas. Este animal vem sofrendo com a perda de seu habitat, atropelamentos e caça, sendo assim considerado uma espécie com risco vulnerável de extinção.

5. Lobo-guará

Estampado na nota de R$ 200, o lobo-guará é um animal típico do Cerrado. A espécie vive solitária e é considerada inofensiva, por esse motivo não se aproxima de populações humanas. Costuma ser visto no entardecer em grandes campos e, devido a urbanização dos espaços tem sido frequentemente atropelado ao atravessar estradas.

4. Veado-mateiro 

Mamífero que vive no Cerrado e na Mata Atlântica, também conhecido como veado-vermelho ou veado-pardo. É um animal que vive sozinho, formando pares apenas nos períodos de reprodução. Sua alimentação é feita principalmente por frutos, folhas, brotos e gramíneas.

3. Seriema

Ave típica do Cerrado, sendo conhecida por seu porte imponente, além da cauda e da crista com penas longas. Se alimenta principalmente de vermes, insetos, pequenos roedores e répteis. Possui hábitos diurnos e no período da noite pode ser encontrada nos galhos mais baixos das árvores.

2. Pato-mergulhão 

Ave considerada rara no Cerrado, sendo classificada como criticamente ameaçada de extinção. Ele vive em rios e riachos e apresenta habilidade de natação, podendo ficar submerso por até 30 segundos para capturar sua presa, que normalmente são pequenos peixes, como o lambari.

1. Pica-pau-do-campo 

Ave que vive no Cerrado e é muito conhecida por sua cores marcantes, especialmente o amarelo do pescoço e cabeça. Por possuir bicos finos e longos, consegue se alimentar de insetos, principalmente formigas e cupins.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp