Dente é uma estrutura localizada na boca que é dura, saliente e esbranquiçada composta por polpa, dentina e esmalte que é originada no maxilar e na mandíbula de muitos vertebrados. É usado para cortar, prender e triturar alimentos, preparando-os para serem deglutidos.
Por: Barbara Zani
10. Apesar dos denstes serem duros, brancos e cheios de cálcio, eles não são considerados ossos.
9. Os dentes são basicamente tecidos chamados dentinas que são cobertos por um esmalte duro e brilhante.
8. Em apenas uma gota de saliva, existem cerca de 2 bilhões de bactérias. Para manter a boca higienizada, é necessário um boa rotina de limpeza nos dentes e língua, além de visitas regulares ao dentista.
7. A cárie é a segunda doença mais comum depois do resfriado.
6. O nome “dente do juízo” é chamado dessa forma, porque nascem quando você está em uma fase de criar juízo.
5. Indígenas e não-ocidentais desenvolvem menos cáries, e por um motivo bastante óbvio: eles consomem menos açúcar do que os ocidentais.
4. Está comprovado que qualquer inflamação no corpo (incluindo na gengiva e em outras partes da boca) facilita o entupimento de artérias, logo, compromete o funcionamento da circulação e do coração.
3. A raiz do dente pode ser afetada pela cárie. Isso ocorre quando a gengiva retrai em virtude do envelhecimento e deixa parte da raiz exposta. E como nessa região não existe esmalte, o dente fica menos protegido. É a chamada cárie radicular, comum em pessoas com mais de 50 anos.
2. Uma pessoa produz cerca de 38 mil litros de saliva durante a vida (se chegar aos 70 anos de idade, produzirá um litro e meio por dia). O suficiente para encher uma piscina!
1. Dentes rachados ou lascados podem contrair cárie com maior facilidade.