10 fatos e curiosidades sobre a alfabetização

Por Murilo Mendes Felipe

 

O dia 8 de setembro é dedicado mundialmente à Alfabetização, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU). Seu objetivo é claro, contribuir  para o desenvolvimento econômico e social de todo o mundo. Alfabetizar é o primeiro passo da formação educacional e, ainda é para muitos, algo distante. A cidadania não pode ser exercida num cenário onde não há educação.

Existe também o analfabetismo funcional que pode ser entendido como a falta da capacidade de leitura e interpretação de frases, parágrafos, textos, ou mesmo dificuldades em fazer contas matemáticas básicas. É preciso pensar sempre sobre a importância da educação para o crescimento de todos.

Hoje, no dia mundial da alfabetização, separamos algumas curiosidades sobre o assunto.

 

1 – O alfabeto coreano, conhecido como Hangul, foi introduzido pelo rei Sejong na década de 1440 para melhorar a alfabetização. A dificuldade dos caracteres chineses favoreceu os aristocratas privilegiados, enquanto o alfabeto fonético de Sejong permitiu que os coreanos de todas as classes aprendessem a ler e a escrever.

 

2 – Após a invenção do Alfabeto Cherokee por Sequoya em 1825, a taxa de alfabetização do povo Cherokee logo ultrapassou a de seus vizinhos europeus e americanos.

3 – A Coréia do Sul passou de uma taxa de alfabetização de 22% em 1945, para uma taxa de alfabetização de 87% em 1970.

 

4 – O famoso professor do ensino médio de San Diego, John Corcoran, era secretamente analfabeto durante sua carreira de 17 anos, finalmente enfrentou sua vergonha e aprendeu a ler aos 48 anos. Ele passou a escrever livros e criar uma fundação para promover a alfabetização.

5 – Fidel Castro e Che Guevara aumentaram a taxa nacional de alfabetização de cerca de 60-76% para 96% em um ano.

6 – Na década de 1920, as pessoas temiam que palavras cruzadas contribuíssem para o analfabetismo.

 

7 – Os Beastie Boys venceram uma ação judicial contra uma empresa pelo uso não autorizado de sua música “Girls” e tiveram o pagamento de US $ 1 milhão doado para uma instituição de caridade de apoio à educação para meninas.

 

8 – A maioria das escolas japonesas não emprega zeladores ou guardiões. O sistema de ensino japonês acredita que exigir que os alunos limpem a escola por si mesmos ensina respeito, responsabilidade e enfatiza a igualdade.

 

9 – Dez países correspondem a cerca de 72% da população de analfabetos no mundo, entre eles estão, Brasil, Paquistão e a Índia que lidera a lista. Dos 774 milhões de analfabetos no mundo, cerca de 64% são mulheres.

 

10 – O Eton College é uma das escolas mais caras da Grã-Bretanha. Foi originalmente fundada para fornecer educação gratuita aos meninos pobres.

 

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp