Os elefantes pertencem à Classe mammalia, Ordem Proboscidea e Família Elephantidae. Eles são os maiores animais terrestres viventes, são herbívoros e habitam algumas regiões da África e da Ásia. São conhecidas duas espécies de elefantes, a Loxodonta africana (elefante africano) e a Elephas maximus (elefante asiático). Além de chamarem a atenção pelo grande tamanho, esses animais apresentam algumas características peculiares, como a presença de uma longa probóscide (tromba), que possui diversas funções, como beber água e arrancar ervas que serão utilizadas na alimentação.
Assim seperamos 10 fatos que provavelmente você não sabia sobre esses grandes animais
por: Bárbara Zani
10. Memória de elefante
Os animais realmente possuem a capacidade de preservarem recordações de outros seres por anos e até décadas.
9. Bons nadadores
Apesar do tamanho, os elefantes se locomovem muito bem pela água e utilizam as pernas fortes e a boa flutuação para atravessar rios e lagos.
8-Terra e lama como proteção
As brincadeiras dos elefantes envolvendo terra e lama possuem uma função muito importante: proteger a pele do animal contra os raios solares.
7-O choro dos elefantes
Apesar dos elefantes serem mamíferos que tem uma resistência e senso de humor alto, existem alguns casos que levam os cientistas a acreditam que os choros dos elefantes estão realmente ligados aos sentimentos de tristeza.
6. Gestação longa
A gestação de um Elefante dura entorno de 22 meses
5- O poder da tromba
Composta pela junção do nariz com o lábio superior dos elefantes, a tromba é a principal responsável pela respiração do animal, mas desempenha muitas outras funções importantes. A tromba do animal contem mais de 100 mil músculos fortes servindo para ajudar os mamíferos a pegar uma folha ou ate mesmo arrancar galhos de árvores inteiros, tendo a capacidade carregar 7,5 litros de agua permitindo que os animais a utilizem para tomar agua . Além disso, a tromba também é usada nas interações sociais, para abraçar, cuidar e confortar outros animais.
4-Capacidade de identificar sentimentos
Assim como nós, seres humanos, os elefantes são capazes de identificar os sentimentos e o estado psicológico dos seus companheiros. Caso percebam que algo não está bem, buscam emitir sons e tocar para aconselhar, confortar e animar o amigo que está triste.
3-Alimentação
Um elefante come 125 quilos de plantas, capim e folhagens, e bebe 200 litros de água por dia, sendo que a sua tromba suga 10 litros de água de uma só vez.
2- Audição aguçada
Os elefantes possuem a audição tão boa que podem facilmente detectar os passos de um camundongo.
1. Proteção contra o perigo
Os elefantes são muito ligados uns aos outros e, quando estão em perigo, os animais formam um círculo em que os mais fortes protegem os mais fracos.