Press "Enter" to skip to content

10 Fenômenos naturais mais lindo do mundo

Um fenómeno natural ou fenômeno natural é um acontecimento não artificial, aquele que ocorre sem a intervenção humana. Note-se que até as ações humanas continuam sempre sujeitas às leis naturais, contudo, não são consideradas, podem ser uma simples chuva de verão ou até mesmo uma grande tempestade, a grandeza do fenômeno depende das condições naturais em questão.

Veja agora os 10 fenômenos mais lindos do mundo

Por: Barbara Zani

10- Montanhas coloridas (China e Peru)

Devida formação dessas diversas cores, que as fazem ser chamadas de montanhas arco-íris, tem relação com características climáticas e geológicas de cada região, com a ocorrência de ações entre minerais em contato com a água e o vento.

9-Desertos floridos ( Chile)

A superflorescência pode ocorrer em alguns desertos do mundo. O raro fenômeno depende de condições climáticas específicas, com a necessidade de ocorrência de chuva durante a época da primavera para possibilitar a germinação das sementes.

8. Arco-íris lunar

Para a ocorrência de um arco-íris é necessário o cruzamento da luz com partículas de água no ar. Esse processo é mais comum pela irradiação da luz solar. Entretanto, a luz refletida pela Lua também é capaz de produzir o fenômeno.

7- Noite Polar (Círculo Polar Ártico e Círculo Polar Antártico)

A noite polar é um fenômeno que ocorre tendo 24 horas sem Sol. Ocorre nos meses de inverno.

6-Sol da meia-noite (Círculo Polar Ártico e Círculo Polar Antártico)

É quando o Sol fica durante 24 horas visível. Ocorre nos meses de verão.

5-Espelho d’água no Salar de Uyuni ( Bolivia)

O maior deserto de sal do mundo. Na época de chuva, ele pode ficar ainda mais fantástico e tornar-se um verdadeiro espelho natural, que reflete o céu.

4- Bioluminescência nos mares 

Esse fenômeno pode ocorrer em praias que tenham algumas espécies de fitoplâncton (comunidades de microrganismos fotossintetizantes). Quando recebem o contato com as ondas na beira do mar, é gerado o processo da bioluminescência, em que a energia química é transformada em energia luminosa. Deixando assim a água do mar fluorescente.

3-Blautopf ( Alemanha)

A profundidade estimada de 22 metros, contedo cavernas subterrâneas no fundo. Pesquisas afirmam que a cor da água está relacionada ao fato de ela ser calcária e estar localizada em áreas montanhosas, e quando caem e se decompõem no lago, permanecem no fundo do lago. Portanto, quando a luz do sol entra em contato com o lago, ela produz um espectro de luz azul

2- Aurora Boreal ( Polo Norte)

De modo mais científico, é possível descrever a aurora como uma interação entre a camada magnética da terra e as partículas energizadas oriundas do vento solar. Esse fenômeno só é possível de ser visto nas regiões polares, sendo denominado de austral no polo sul e de boreal no polo norte.

1-Grande buraco azul (Belize)

O buraco contem 124 metros de profundidade e 300 metros de diâmetro.