Os feriados são datas em que determinada ocasião é comemorada por uma nação, comunidade, religião, grupo étnico ou classe trabalhista. Os governos podem instituir feriados em nível federal, estadual, distrital ou ainda municipal, dependendo da extensão e da importância do fato comemorado. Aqui no Brasil, temos 12 dias considerados feriados nacionais e, dependendo da cidade e do estado em que você mora, pode haver muito mais. Quando observarmos o calendário de feriados em diferentes países, percebemos que a origem dos eventos – e até mesmo a maneira como eles foram se adaptando ao longo da história – trazem fortes marcas da cultura local. Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 feriados curiosos pelo mundo a fora que vão te ajudar a conhecer um pouco mais sobre diferentes cultural. Vem conferir!
10. Dia do Patrimônio (África do Sul)
Comemorado no dia 24 de setembro, o Heritage Day, para a África do Sul, tem o intuito de valorizar, resgatar e celebrar as origens e tradições dos diversos povos que compõem a população. Nesse dia, diversas manifestações culturais são vistas no país. Por isso, se você quer conhecer ainda mais sobre o povo sul-africano, planeje-se para estar lá no dia do feriado.
9. Festa do sol (Peru)
Considerada uma das celebrações mais importantes do Peru, o Inti Raymi – que, em português, significa “Festa do Sol” – é comemorado em homenagem a Inti, o Deus-Sol na tradição inca, no dia 24 de junho. A festa, que marca o solstício de inverno do hemisfério sul na região andina acontece em Sacsayhuamán, um sítio arqueológico repleto de mistérios que fica a 2km de Cusco.
8. Festival do Barco do Dragão (China)
Um feriado que existe há mais de dois mil anos, conta a história de um antigo oficial e poeta chinês, chamado Qu Yuan. Muito relevante para o desenvolvimento da cultura e da montagem das forças armadas chinesas, sofreu diversos ataques de pessoas contrárias às suas ideias. Quando a província em que morava foi invadida pelas forças inimigas, ele se jogou no Rio Miluo e, apesar dos esforços dos moradores para resgatá-lo, acabou morrendo. Até hoje, as pessoas entram em barcos e navegam pelas águas do rio em que Qu Yuan morreu para agradecer pelo que ele fez pelo povo chinês e para proteger seu espírito de más energias.
7. Boxing Day (vários países)
O feriado de 26 de dezembro, o dia seguinte ao Natal, é comum em alguns países europeus. Também virou tradição em outros países, como Austrália e Canadá. É dia de visitar os familiares e amigos com quem não foi possível passar a noite anterior e saborear as refeições que sobraram da ceia.
6. Early May (Inglaterra)
Na Inglaterra, os feriados em que o comércio e os bancos fecham as portas são chamados de bank holiday (feriado bancário) e o Early May é um exemplo em que tudo para. Esse dia equivale ao nosso Dia do Trabalho, comemorado também no dia 1º de maio. Por lá, a época também marca o fim do período de frio e a chegada de tempos mais férteis para as produções industriais e agrícolas.
5. Australia Day (Austrália)
A chegada do primeiro navio britânico à costa australiana – iniciando o processo de colonização do país da Oceania – é o motivo de uma série de comemorações que acontecem em todo dia 26 de janeiro por lá. O “Dia da Austrália”, como a data ficou conhecida, virou um feriado nacional em 1994. Mesmo sendo celebrado muito antes disso. É uma festa com direito a decoração pelas casas, pessoas vestidas com trajes temáticos da cabeça aos pés, competições aquáticas, queima de fogos e muito mais! Por outro lado, para os povos aborígenes e seus descendentes, trata-se de um momento de protesto. Uma vez que a população nativa já habitava aquelas terras quando os ingleses desembarcaram. Não por acaso, o evento anual é também chamado de Invasion Day (Dia da Invasão) ou Survival Day (Dia da Sobrevivência) por ativistas.
4. Dia de los Muertos (México)
Oficialmente a data da comemoração é 2 de novembro, porém as preparações começam ainda em outubro, no dia 31. A origem mexicana da comemoração é antiga: acontece há pelo menos três mil anos. Originou-se com os povos indígenas que habitavam a região antes dos espanhóis desembarcaram no continente. A intenção é honrar a memória dos entes que já faleceram, e as pessoas preparam banquetes, festas e muita música para receber o espírito dos mortos.
3. St. Patrick’s Day (Irlanda)
Comemorado dia 17 de março, o Dia de São Patrício para a Irlanda e muitos habitantes vão para as ruas em memória de São Patrício, padroeiro do país. O santo faleceu no neste dia, no ano de 461. Os irlandeses costumam decorar as ruas, casas e comércios de verde. Essa era a cor das vestes usadas por Patrício ao pregar a Santíssima Trindade aos povos celtas.
2. Queda da Bastilha (França)
O dia 14 de julho é muito importante para os franceses. Foi nesta data, no ano de 1789, que o povo francês tomou a Bastilha e deu novos rumos para a Revolução Francesa. Desde 1880 a data celebra-se com muita festa, desfiles e fogos de artifícios pelas ruas de Paris. Além da festa, o momento é de lembrança dos soldados que tomaram a Bastilha.
1. Festival das luzes de Diwali (Índia)
O Festival das luzes de Diwali é uma tradição hindu de cinco dias comemorada no dia 19 de outubro. As famílias iluminam a casa usando lamparinas à óleo feitas de argila. Isso para mostrarem gratidão, ao mesmo tempo em que esperam prosperidade para o próximo ano. Além disso, colocam-se desenhos intrincados com arroz ou farinha à porta ou na frente de um altar para criar um efeito realmente impressionante.