Press "Enter" to skip to content

10 Filmes de heróis que já concorreram ao Oscar

Por: Estefhanny Garcia

 

Nos últimos anos temos visto a ascensão dos filmes de super-heróis na maior premiação do cinema o Oscar, em 2019 o filme da Marvel Pantera Negra ganhou o Oscar de melhor figurino, melhor direção de arte e melhor trilha sonora. Além de Pantera Negra na lista a seguir você vai conhecer outros filmes que também já concorreram a estatueta tão desejada.

 

10 – Superman: O Filme (1978)

Considerado como o primeiro grande filme de super-herói de todos os tempos, o primeiro filme do Homem de Aço arrasou corações inclusive na 51° edição do Oscar. O filme foi indicado nas categorias de Melhor Som, Melhor Montagem e Melhor Trilha Sonora Original. Mesmo não levando nenhuma estatueta para casa dessas categorias, o filme levou um Oscar de Efeitos Visuais, em uma época que a premiação não tinha uma categoria específica para isso.

 

9 – Batman (1989)

Onze anos depois do primeiro filme de um super-herói da DC, outro herói da mesma empresa ganhou vida, o homem morcego estreou nos cinemas em 1989 dirigido por Tim Burton. O filme se tornou icônico por seu visual único que também foi reconhecido na 64° edição do Oscar, onde recebeu a indicação na categoria de Melhor Direção de Arte a qual ganhou a estatueta.

 

8 – Homem Aranha (2002)

Os filmes de super-heróis só começaram a ser algo extremamente popular nos anos 2000, principalmente por conta da trilogia do Homem-Aranha dirigido por Sam Raimi. Os filmes do herói teve presença marcada na premiação, o primeiro longa do Homem-Aranha foi indicado a duas categorias, Melhor som e Melhores Efeitos Visuais as quais perderam, Já sua sequencia garantiu um sucesso maior, levando a estatueta de Melhores Efeitos Visuais.

 

7 – Os Incríveis (2004)

Um filme de super-heróis que não é baseado em quadrinhos também foi indicado ao Oscar, um clássico da Pixar. O longa animado foi indicado a quatro categorias, das quatro indicações o filme ganhou a estatueta de Melhor animação e Melhor Edição de Som.

 

6 – Hellboy II: O Exército Dourado (2008)

O longa ganhou apenas uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Maquiagem, e mesmo com os visuais sensacionais do longa, ele acabou perdendo a estatueta para o filme O Curioso Caso de Benjamin Button.

 

5 – Homem de Ferro (2008)

O filme que deu pontapé inicial para tudo o que conhecemos hoje em dia do Universo Cinematográfico da Marvel. O filme foi indicado as categorias de Melhor Edição de Som e Melhor Efeitos Visuais, perdendo ambas estatuetas para outros filmes. Mesmo não conquistando as estatuetas, Homem de Ferro foi o inicio de um império.

 

4 – Os Vingadores (2012)

Durante anos a categoria Melhor Efeitos Visuais tinha pelo menos uma indicação para algum projeto da Marvel, e foi exatamente o que aconteceu em 2012. No 85° Oscar, foi a vez de Os Vingadores concorrer a categoria, entretanto naquele ano a academia resolveu dar o premio para o filme As Aventuras de Pi.

 

3 – Capitão América: O Soldado Invernal (2014)

O ano de 2014 foi uma ano competitivo para os filmes de super-heróis, já que cinco filmes do mesmo gênero foram indicados. O primeiro deles Capitão América: O Soldado Invernal considerado um dos longas mais aclamados do MCU O filme foi indicado a categoria de Melhores Efeitos Visuais, mas infelizmente acabou perdendo a estatueta.

 

2 – Guardiões da Galáxia (2014)

O outro filme do Universo Cinematográfico da Marvel foi considerado outro fenômeno cultural, Guardiões da Galáxia surpreendeu o público com seu humor e sarcasmo e seus personagens cativantes. O filme recebeu duas indicações ao Oscar na categoria de Melhores Efeitos Especiais onde competiu com o segundo filme do Capitão América, e na categoria de Melhor Maquiagem e Cabelo, a qual também perdeu a estatueta.

 

1 – Coringa (2019)

Em 2019 o filme do palhaço assassino principal rival do Batman, recebeu onze indicações ao Oscar, entre as onze indicações o filme só ganhou de Melhor Ator para Joaquin Phoenix e Melhor Trilha Sonora. Mas o filme do Coringa também foi indicado para as categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição de Som Melhor Mixagem de Som, Melhor Fotografia Melhor Maquiagem e Cabelo, Melhor Figurino e Melhor Montagem. Coringa é um dos filmes de super-heróis com maior indicações ao Oscar.