10 filmes produzidos por mulheres

Por: Geisa Peixoto

As mulheres ainda estão na luta para a conquista de espaço que por muito tempo só foram ocupados por homens, um exemplo e a industria cinematográfica. Atualmente, questões sobre representatividade das mulheres em profissões onde o gênero masculino é predominante, estão sendo sempre debatidas.

Como somos uma por todas, separei 10 filmes produzidos por mulheres. A valorização deve começar por nós, devemos consumir produtos de outras mulheres e apoia-las. E então, vamos apreciar e valorizar o trabalho das manas?

 

10 – Minhas Mães e Meu Pai (Lisa Cholodenko, 2010)

Jules e Nic são lésbicas que vivem juntas há quase 20 anos e têm dois filhos adolescentes chamados Joni e Laser, concebidos por meio de inseminação artificial. Sem o conhecimento de suas mães, os dois vão conhecer o pai biológico, Paul, um proprietário de restaurante. As complicações surgem quando os adolescentes, que criaram laços afetivos com o pai, o levam para fazer parte do cotidiano da família.

9 – Um Lugar Qualquer (Sofia Coppola, 2010)

Enquanto se recupera de uma lesão no famoso hotel de Beverly Hills Chateau Marmont, um ator rebelde, Johnny Marco, recebe a visita de sua filha, Cleo. Embora Johnny seja incapaz de lidar com a paternidade, sua filha acaba encontrando um jeito de fazer parte da rotina diária dele. Lentamente, o vínculo entre os dois se fortalece, levando Johnny a reavaliar sua vida e seu relacionamento com Cleo.

8 – Marcas da Vida (Andrea Arnold, 2006)

Jackie trabalha como operadora dos circuitos de câmera de segurança na periferia de Glasgow. Todo dia ela foca sua atenção em um pedaço deste mundo, protegendo a todos que vivem sob seu olhar. Até que um dia um homem chamado Clyde surge em seu monitor. Jackie acreditava que jamais o veria novamente e, sem escolha, é obrigada a confrontá-lo. Só que isto faz com que ela deixe de ser uma espectadora passiva para se tornar a protagonista da história que acompanhava.

7 – Minha Terra África (Claire Denis, 2009)

Uma francesa tenta salvar a plantação de café de sua família durante uma violenta e destrutiva Guerra Civil.

6- Doses de Rum (Claire Denis, 2008)

https://www.youtube.com/watch?v=RLt2Q1iGJ7I

O viúvo Lionel (Alex Descas) vive num complexo habitacional com sua filha, Josephine (Mati Diop), com quem tem fortes laços por tê-la criado sozinho. Enquanto Lionel atrai a atenção de uma mulher de meia-idade, um taxista que começa a rodar pelo bairro flerta com Josephine e eles passam a sair.

5- Quero Ser Grande (Penny Marshall, 1988)

Depois que um desejo transforma o menino Josh Baskin de 12 anos em um homem de 30 anos de idade, ele vai para Nova York e começa a trabalhar em uma loja de brinquedos. O proprietário da empresa promove Josh para testar novos brinquedos. Uma colega de trabalho, Susan Lawrence, se interessa romanticamente por Josh, mas a pressão de viver como adulto começa a dominá-lo e ele anseia por retornar à sua vida, como um menino.

4 – Garotas (Céline Sciamma, 2014)

Oprimida em seu ambiente familiar, Marieme começa uma nova vida depois de conhecer três garotas aparentemente felizes. Ela muda seu nome e suas roupas na esperança de que este será um caminho para a liberdade e auto-conhecimento.

3 –  Os Renegados (Agnès Varda, 1985)

É inverno no sul da França e o corpo de uma jovem é encontrado em um fosso. Mona era uma andarilha e passou seus últimos dias andando pelas estradas. Aqueles com quem Mona cruzou, conheceu ou conversou são os que contam quem ela era e o que houve.

2 – Bom Trabalho (Claire Denis, 1999)

Galoup é oficial da Legião Estrangeira Francesa radicada no Golfo de Djibuti, onde comanda um grupo de jovens soldados em uma rotina de pesados exercícios diários e brincadeiras noturnas. Quando Sentain, um novo e bem-humorado recruta, junta-se ao grupo, Galoup logo se incomoda.

1 – Um Casamento à Indiana (Mira Nair, 2001)

A família Verma se reúne em Nova Delhi para um casamento arranjado às pressas. … Após um relacionamento fracassado, Aditi (Vasundhara Das), a noiva, aceitou casar-se com Herman, um engenheiro texano, e encontra-se apreensiva com a mudança para os Estados Unidos.

 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp