Por Murilo Mendes Felipe
As produções cinematográficas também ocupam um papel de conscientização. Embora estejamos vivendo tempos em que presenciamos diversas situações de preconceito, muitos trabalhos caminham na direção de uma proposta mais transformadora.
Falar de racismo, é lançar um olhar histórico para o passado na tentativa de refletir o presente. Selecionamos alguns filmes que abordam a temática e podem contribuir para uma vivência mais saudável e humana.
Confira 10 filmes na Netflix que abordam o racismo.
1 – Selma – Uma Luta pela Igualdade (Selma)
Diante de violentos ataques racistas, Martin Luther King Jr. lidera um protesto no Alabama que culmina na marcha histórica da cidade de Selma a Montgomery.
2 – Cores do Paraíso (Colors of Heaven)
Na África do Sul, os anos violentos do Apartheid complicam os laços entre dois atores de raças diferentes.
3 – Mandela- o caminho para liberdade (Mandela: Long Walk to Freedom)
Este profundo filme biográfico mostra a luta do líder sul-africano Nelson Mandela contra a repressão política e o racismo.
4 – Barry
Um jovem Barack Obama forma sua identidade ao lidar com racismo, diferenças culturais e a vida comum de um estudante universitário em Nova York.
5 – A 13ª Emenda (13th)
Estudiosos, ativistas e políticos analisam a correlação entre a criminalização da população negra dos EUA e o boom do sistema prisional do país.
6 – 12 Anos de Escravidão (12 Years a Slave)
Baseado na autobiografia de Solomon Northup, este drama histórico conta a trajetória de um negro nascido livre que é levado de Nova York e vendido como escravo.
7 – Tempo de matar (A Time To Kill)
Dois homens brancos estupram uma menina negra. O pai da menina teme a absolvição da dupla e decide fazer justiça com as próprias mãos.
8 – Histórias Cruzadas (The Help)
Uma escritora branca abala o status quo do Mississipi dos anos de 1960 ao entrevistar empregadas domésticas negras e divulgar suas histórias.
9 – O Mordomo da Casa Branca (The Butler)
Em seu trabalho para oito presidentes na Casa Branca, um mordomo testemunha o desenrolar da história dos Estados Unidos a um ritmo sem paralelos.
10 – Maya Angelou, e ainda Resisto (Maya Angelou: and Still I Rise)
A vida notável da poeta e ativista Maya Angelou é celebrada através de suas próprias palavras, além de fotografias e imagens raras.