Por: Geisa Peixoto
Em 1500, os portugueses chegaram ao Brasil, de forma oficial. Desde então, vários fatos marcantes aconteceram. Hoje o que sabemos do passado, foi aprendido através de historias e livros. Mas podemos aprender também com uma narrativa diferente: o cinema. Por isso, a lista de hoje é sobre filmes que contam a historia do Brasil. Pegue a sua pipoca e venha entender como e porque as coisas aconteceram e acontecem.
10. Descobrimento do Brasil (1937)
https://www.youtube.com/watch?v=zvbBy-LQC04
A história começa em 9 de março de 1500, quando a frota de Pedro Álvares Cabral partiu de Lisboa com destino às Índias. Por uma mapa animado vê-se a rota seguida pela frota, passando pelas ilhas Canárias, do Cabo Verde e São Nicolau (que foi avistada no dia 22 de março, conforme o piloto Pedro Escobar). Na noite do dia seguinte, perdeu-se a nau de Vasco de Ataíde. Os portugueses seguem viagem por águas desconhecidas até que entre 21 e 22 de abril descobrem sinais de terra e avistam o Monte Pascoal, no litoral brasileiro. Ao vistoriar o lugar fazem contato com os nativos locais, chamados de índios, e levam dois para se encontrarem com o Cabral. Os encontros são amistosos e os índios ajudam aos tripulantes restabelecerem suas provisões e barris de água. Ao final, há a grande celebração da Primeira missa no Brasil com a participação de todos os tripulantes e grande número de nativos.
09. Anchieta, José do Brasil (1977)
Chegado ao Brasil em 1553, o padre José de Anchieta aprende a língua dos índios Tupi, elabora uma gramática, observa os costumes e classifica a flora local, evitando atritos com os colonos. Durante a intervenção francesa, negocia a paz e ocupa-se dos Tamoios, com o padre Manoel da Nóbrega. A escravatura compromete o seu apostalado, mas Anchieta converte-se em uma figura mítica.
08. Ganga Zumba (1963)
Num engenho de cana-de-açúcar na Capitania de Pernambuco, no século XVII, Antão é um jovem escravo concebido nos porões do navio negreiro que trouxe sua mãe cativa para a colônia portuguesa do Brasil. Quando cresce, é lhe contado que sua mãe (já falecida) era rainha e que ele está destinado a ser Ganga Zumba, rei africano. O escravo veterano e sábio Sororoba lhe conta também sobre Palmares, um reino livre escondido na serra e protegido pelo orixá Oxóssi, formado por escravos fugitivos. O rei daquele lugar, Zambi, que está em guerra constante contra os brancos, acabara de perder o filho e agora quer que Ganga Zumba venha para ocupar o lugar de novo líder. Sororoba e Terêncio preparam a fuga com a ajuda de um guia enviado por Zambi, e Antão vai com eles levando a amante Cipriana, que o ajudara a matar um malvado feitor. No caminho, são vistos pelos senhores brancos da vizinha fazenda Pieró, que são mortos quando atiram em Terêncio. Apenas a mucama da senhora, a mulata Dandara, é poupada por atrair Antão. Mas quando chegam ao rio, o grupo não encontra o barco dos guerreiros de Zambi que serviria para a travessia. Agora eles devem construir uma jangada para continuar enquanto os perseguidores, comandados pelo capitão-do-mato Tolentino da Rosa, se aproximam para o confronto.
07. Quilombo (1984)
Ganga Zumba, um príncipe africano e ex-escravo fugido, se torna o líder do Quilombo de Palmares. Mais tarde, seu herdeiro e afilhado, Zumbi, contesta suas ideias conciliatórias, enfrentando o maior exército jamais visto na história brasileira.
06. Xica da Silva (1976)
https://www.youtube.com/watch?v=lQMGk7LQ1AA
Na segunda metade do século 18, o representante da Coroa Portuguesa, João Fernandes, apaixona-se pela escrava negra Xica da Silva e a transforma na Rainha do Diamante, satisfazendo todos os seus desejos extravagantes.
05. Os Inconfidentes (1972).
Um grupo de intelectuais e integrantes da elite brasileira se une para libertar o país da opressão portuguesa. Dos engajados no movimento, Tiradentes é o que está disposto a levar a revolução às últimas consequências.
04. Carlota Joaquina, Princesa do Brazil (1995)
Uma história satírica do Brasil no século 18, narrando as aventuras de uma mulher sensual que manca e tem um bigode.
03. Sinhá Moça (1953)
https://www.youtube.com/watch?v=mEOrL2hiXDk
A filha de um grande fazendeiro se rebela contra o pai e luta pela causa dos escravos, no auge da escravidão no Brasil. Apaixonado pela corajosa moça, um advogado tenta organizar a campanha abolicionista.
02. O Cangaceiro (1953)
Teodoro, do bando de cangaceiros de Galdino Ferreira, se apaixona por Olívia, professora capturada pelo bando durante um ataque. Mas o romance acaba provocando ciúmes na mulher do capitão, que ama Teodoro em segredo.
01. Revolução de 30 (1980)
Colagem de mais de trinta documentários e filmes de ficção dos anos 20, com cenas inéditas da revolução de 1930.