Por Lígia Saba
Mais do que apenas deuses e deusas, a mitologia Grega conta a história de heróis e heroínas lendários cujas façanhas são conhecidas e repassadas até hoje. Esses heróis ou semideuses são metade humanos e metade deuses, pois são personagens gerados por relações entre essas duas classes, por isso ocupam uma posição intermediária entre elas. Esses seres possuem poderes especiais relacionados à força, inteligência e velocidade que os humanos não apresentam, porém, também são mortais. Com o uso de suas capacidades especiais, os heróis aparecem em várias histórias famosas da mitologia da Grécia Antiga, tendo sido capazes de vencerem monstros, combaterem guerreiros inimigos e realizarem missões impossíveis aos humanos. Para conhecer um pouco mais sobre esses guerreiros, preparamos uma lista com 10 dos principais heróis mitológicos.
10. Atalanta
Embora os heróis gregos fossem predominantemente homens, há uma mulher que recebe grande destaque: Atalanta. Ela cresceu selvagem e livre, capaz de caçar, sem conta que a heroína era a mulher mais veloz do mundo, tão rápida que podia competir com o deus Hermes, o mensageiro alado. Quando a deusa Ártemis enfurecida enviou o Javali Calidoniano para devastar a terra em vingança, Atalanta foi a caçadora que primeiro perfurou a besta. Dizem que ela também navegou com Jasão, a única mulher do Argo.
9. Cadmo
Cadmo foi o fundador fenício de Tebas. Depois de falhar em sua busca para encontrar sua irmã Europa, que tinha sido raptada por Zeus, ele vagou pela terra. Durante esse período, ele consultou o Oráculo de Delfos, que ordenou que ele parasse de andar e se estabelecesse na Beócia. Lá, ele perdeu seus homens para uma serpente do deus Ares. Cadmo matou a serpente, semeou seus dentes e viu homens armados emergirem do chão. Eles lutaram entre si até restarem cinco homens, que ajudaram Cadmo a encontrar Tebas.
8. Édipo
Único a conseguir, com sua inteligência superior, decifrar o enigma da Esfinge, Édipo, Tornou-se rei de Tebas. É um semideus conhecido por ter matado o pai e se casou com sua mãe. Sua história tem início quando seu pai, de nome Laio, consultou o Oráculo de Delfos e o espírito contou a profecia que o filho iria matá-lo e desposar a mãe. Acreditando nas palavras sobre a maldição, o pai abandona Édipo no Monte Citerão, pregando os pés da criança com o objetivo de deixá-la morrer. Édipo consegue sobreviver e, tempos depois, a profecia se realiza.
7. Orfeu
Conhecido mais por sua música do que por sua capacidade de luta, Orfeu é um herói por dois motivos. Ele era um Argonauta na busca de Jasão pelo Velocino de Ouro, e sobreviveu a uma missão que até Teseu falhou. Orfeu foi ao submundo para recuperar sua esposa, Eurídice, ele foi até o casal real do submundo, Hades e Perséfone, e convenceu Hades a dar a ele a chance de trazer sua esposa de volta à vida. Ele obteve permissão, desde que não olhasse para Eurídice até que chegassem à luz do dia, algo que ele não conseguiu fazer. Assim, sua amada foi levada de volta a Hades, sem previsão de retorno. Orfeu desolado, passou dias sem comer, em profunda tristeza. Resolveu nunca mais amar de novo, o que levou as mênades, que queriam conquista-lo, a matarem-no. Dessa forma, o herói finalmente encontrou sua esposa.
6. Jasão
Outro dos maiores heróis gregos da mitologia foi Jasão, que nasceu filho do rei deposto de Iolcos. Quando jovem, ele partiu em uma busca para encontrar o Velocino de Ouro e, assim, restaurar seu lugar no trono. Ele reuniu uma equipe de heróis chamados Argonautas e partiu em sua nau (chamada Argo). O herói encontrou várias aventuras ao longo do caminho, incluindo enfrentar harpias e dragões. Embora ele estivesse triunfante, a felicidade de Jasão não durou muito. Depois que ele a abandonou, sua esposa Medeia assassinou seus filhos e ele morreu triste e sozinho.
5. Perseu
Perseu era filho de Zeus, que se disfarçou como uma chuva de ouro para engravidar a mãe de Perseu, Danae. Quando jovem, os deuses ajudaram Perseu a matar a górgona Medusa, que podia se virar para transformar em pedra qualquer um que olhasse diretamente para ela. Depois de matar Medusa, Perseu resgatou a princesa Andrômeda da serpente marinha Cetus e se casou com ela. Mais tarde, ele deu a cabeça decepada de Medusa à deusa Atena.
4. Ulisses
Foi um herói da Guerra de Troia, destacando-se por sua prudência e astúcia. Durante a batalha, os gregos venceram pelos conselhos de Ulisses. Um de seus mais famosos ardis foi sua estratégia de construir o Cavalo de Troia, um cavalo de madeira que permitiu a entrada dos exércitos gregos na cidade.
3. Teseu
Teseu foi um dos maiores heróis gregos, sendo o ateniense que libertou sua cidade da tirania do rei Minos de Creta. Todos os anos, a cidade tinha que enviar sete homens e sete mulheres para Creta para serem devorados pelo monstruoso Minotauro. Então o herói prometeu derrotar Minos e restaurar a dignidade de Atenas. Com a ajuda da meia-irmã da criatura, Ariadne, Teseu foi capaz de entrar no labirinto onde o monstro morava, matar a besta e encontrar seu caminho novamente.
2. Aquiles
Aquiles foi o melhor guerreiro dos gregos durante a Guerra de Troia. Sua mãe, a ninfa Tétis, mergulhou-o no rio Estige, no submundo de Hades, para torná-lo invulnerável em batalha. Mas ela esqueceu de mergulhar seu calcanhar, por onde ela o segurava. Durante a Guerra de Troia, Aquiles alcançou fama matando o herói troiano Heitor fora dos portões da cidade. Mas ele não teve muito tempo para saborear sua conquista. Aquiles morreu mais tarde numa batalha quando uma flecha disparada pelo príncipe troiano Paris, guiada pelo deus Apolo, atingiu o ponto vulnerável em seu corpo: o calcanhar.
1. Hércules
Filho do deus Zeus e de Alcmena, seu nome significa “aquele que dispensa o calor e a claridade” e sua principal qualidade era a força física. Hércules talvez seja o semideus mais conhecido da mitologia grega. Ao menos, o mais icônico. Segundo as lendas, ele derrotou diversas criaturas tenebrosas, incluindo a Hidra, o Leão de Nemeia e o cão de três cabeças, Cérbero. Ele é descrito como usando uma vestimenta de pele de leão em sua cabeça e carregando um porrete.