10 informações curiosas Pantanal Mato-Grossense

Complexo do Pantanal, ou simplesmente Pantanal, é um bioma constituído principalmente por uma savana estépica, alagada em sua maior parte, com 250 mil quilômetros quadrados de extensão, altitude média de 100 metros.

Por: Barbara Zani

10. Os primeiros colonizadores europeus batizaram o Pantanal de Mar dos Xaraés, em referência aos antigos habitantes da área: os índios xaraés.

9. Segundo dados recentes, a população do Pantanal foi estimada em 3 milhões de habitantes, sendo que a área compreende vários municípios dos estados do Mato Grosso, como Cáceres, Poconé e Curvelândia, e do Mato Grosso do Sul, como as famosas cidades turísticas de Corumbá, Bonito e Bodoquena.

8. A área do Pantanal cobre o sul do Mato Grosso, noroeste do Mato Grosso do Sul e leste da Bolívia e do Paraguai. Mais de 60% encontra-se em território mato-grossense-do-sul.

7. O Pantanal está localizado em uma área total de 250 mil quilômetros quadrados, sendo que a maior parte está no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, e o restante dividido entre Bolívia e Paraguai.

6. O maior morcego das Américas é o pantaneiro morcego-fantasma-grande, com 1 metro de envergadura e quase 250 gramas de peso.

5. O jacaré é também uma das espécies mais abundantes do Pantanal. Sua população é estimada entre 6 e 10 milhões de indivíduos.

4. Dentre suas áreas mais importantes está o Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense. Criado em 1981, é uma grande área de preservação com 135 mil hectares, onde o turismo é limitado.

3. O Pantanal é uma região de clima quente, com temperaturas que podem facilmente ultrapassar os 40º Celsius durante o verão.

2. O Pantanal é considerado a região com a maior concentração de animais por quilômetro quadrado, tendo em torno de 400 espécies de peixes, 6.656 tipos de aves, entre outros, vivendo em perfeito equilíbrio.

1. A área inundada do Pantanal chega a ser equivalente a de todo o estado de Santa Catarina e a de quatro países europeus: Bélgica, Suíça, Portugal e Holanda. 

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp