10 instrumentos de corda

Confira a lista de alguns dos instrumentos de corda existentes no mundo

Por Lígia Saba 

A classificação de instrumentos musicais consiste na divisão dos mesmos, de acordo com suas características. Podem ser classificados conforme o material usado para sua construção, a característica de seu som ou de que forma o som é produzido. Dentro dessas classificações está a subdivisão dos instrumentos de corda. Os instrumentos de cordas são aqueles cuja fonte primária de som é a vibração de uma corda tensionada quando beliscada, percutida ou friccionada. Pensando nisso, para conhecer mais sobre esses instrumentos preparamos uma lista com 10 instrumentos musicais considerados de corda.

10. Cavaquinho

O cavaquinho é um instrumento da família dos cordofones originário de Minho, norte de Portugal, que mais tarde foi amplamente introduzido na cultura popular de Braga pelos nobres biscainhos e de onde foi depois levado para outros países como Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Havaí e Madeira. Sua afinação da corda mais fina para a corda mais grossa é de ré – si – sol – ré. O cavaquinho é usado tanto para solo quanto para acompanhamento da música popular.

9. Bandolim 

É um instrumento musical de cordas no formato semelhante a uma pera, podendo ter as costas abauladas ou retas. Da família dos cordofones, possui cordoamento duplo, ou seja, quatro pares de cordas, e sua afinação é igual a do violino: Sol, Ré, Lá, Mi. As origens do bandolim remontam à Itália do século XVI, e ligam-no ao alaúde.

8. Contrabaixo Elétrico

Tem origem norte-americana, baseada no coirmão contrabaixo acústico ou rabecão. Ele tem função de acompanhamento para a música popular, embora também seja possível solar, o contrabaixo elétrico possui diversos modelos. A afinação da corda mais fina para a mais grossa é de sol – ré – lá – mi. Costuma ter quatro cordas, mas há versões de cinco e seis também, assim como um modelo que parece com o violão chamado de baixolão.

7. Viola Caipira

Viola caipira, também conhecida como viola sertaneja ou viola cabocla, é um instrumento musical de cordas dedilhadas e uma das variantes regionais da viola brasileira. É popular principalmente no interior do Brasil, sendo um dos símbolos da música popular brasileira e principalmente da música sertaneja raiz.

6. Banjo

É um instrumento de corda da família do alaúde, de corpo circular, com uma abertura circular na parte superior. Consta de uma armação circular, atualmente produzida em PVC, sobre o qual se retesa uma pele, um braço longo e fino, com trastes e cordas metálicas ou de tripa retorcida.

5. Ukulele

É um instrumento musical havaiano inspirado por instrumentos portugueses. Possui função quase exclusiva de acompanhamento da música popular. O Ukulele Soprano conserva afinação da corda mais aguda para a mais grave sol – dó – mi – lá. Suas cordas são de náilon, diferente das cordas de aço do cavaquinho, emitindo um som muito mais adocicado. O Ukulele tem variações de tamanho com versões de som mais grave.

4. Rabeca

É um instrumento de origem árabe tendo-se notícias de sua utilização desde a Idade Média. A rabeca é um instrumento de arco, precursor do violino. No Brasil, encontramos a rabeca de norte a sul, confeccionada por artistas populares em comunidades rurais. É feito a partir de cordas friccionadas, e muito usado nas manifestações folclóricas brasileiras. É um instrumento rústico, com diversos tipos de afinações, e versões entre duas e quatro cordas. Serve tanto para solo quanto acompanhamento para a música popular.

3. Harpa 

A harpa, juntamente com a flauta, é um dos instrumentos mais antigos da humanidade. Teria se originado dos arcos de caça que faziam barulho ao roçarem na corda, por isso, ela é sempre triangular, lembrando um arco de caça. A harpa é constituída pela caixa de ressonância, coluna, pescoço, cordas e por vezes, pedais ou levers.

2. Guitarra Clássica

A guitarra clássica, conhecida no Brasil como violão, é uma guitarra acústica com cordas de nylon, aço ou tendões de animais, concebida inicialmente para a interpretação de peças de música erudita. O corpo é oco e chato, em forma de oito, e feito de várias madeiras diferentes. As versões mais comuns possuem seis cordas de nylon, mas há violões com outras configurações, como o violão de sete cordas e o violão baixo, com 4 cordas, afinadas uma oitava abaixo das 4 cordas mais graves do violão/viola.

1. Piano

É um instrumento de cordas percutidas, ou seja, que emite o som ao martelar acionando uma corda através das teclas. O piano realiza o acompanhamento e solo tanto para a música popular quanto para a música erudita ou clássica.

 

Tags: