10 instrumentos de percussão

Confira a lista de alguns dos instrumentos musicais classificados como instrumentos de percussão

Por Lígia Saba 

Instrumentos de percussão são aqueles cujo som é obtido por meio de: impacto, raspagem ou agitação, podendo ter o auxílio de baquetas. Das formas de classificação de instrumentos musicais, esta é a menos precisa, devido a maior parte destes instrumentos possuírem altura indeterminada e produzirem sons muito distintos. Para conhecer um pouco mais sobre os instrumentos de percussão, preparamos uma lista com 10 de seus representantes. Vem conferir!

10. Agogô

Também conhecido como gã, é um instrumento musical formado por um único ou múltiplos sinos, originado da música iorubá, da África Ocidental. Alguns apontam o agogô como o instrumento mais antigo do samba. Compõe-se de duas até quatro campânulas de ferro, ou dois cones ocos e sem base, de tamanhos diferentes, de folhas de Flandres, ligados entre si pelas vértices. Para se tirar som desse instrumento bate-se com uma baqueta de madeira nas duas bocas de ferro, também chamadas de campânulas, do instrumento.

9. Atabaque

É um instrumento musical de percussão afro-brasileiro, que constitui-se de um tambor cilíndrico ou ligeiramente cônico, com uma das bocas coberta de couro de boi, veado ou bode. É tocado com as mãos, com duas baquetas, ou em algumas ocasiões com uma mão e uma baqueta, dependendo do ritmo e do tambor que está sendo usado. Muito comum em kits de percussão de ritmos brasileiros, tais como o samba e o axé music.

8. Bateria

Trata-se de um conjunto de tambores (de diversos tamanhos e timbres), de pratos e de outros instrumentos de percussão, unidos de forma que possam ser percutidos por um único músico, geralmente, com o auxílio de um par de baquetas, vassourinhas ou bilros. O instrumentos é geralmente usado nos estilos musicais jazz, hip-hop, rock, pop, entre outros, tendo sido um dos componente essenciais da música contemporânea.

7. Bongô

É um instrumento musical do tipo membranofone, composto por dois pequenos tambores unidos entre si, em geral abertos na extremidade oposta da pele e com o corpo  geralmente cônico e constituído de várias peças de madeira encaixadas e presas por um ou mais anéis metálicos. Existem tambores semelhantes no Egito, no oriente médio, onde são conhecidos por marwas e no Marrocos onde são chamados de Tbila. Também a Tabla, utilizadas na música indiana tem parentesco distante com os bongôs. Em sua forma moderna, o instrumento surgiu no final do século XIX na província de Oriente, em Cuba.

6. Carrilhão

É um instrumento musical de percussão, formado por um teclado e por um conjunto de sinos de tamanhos variados, controlados pelo teclado. Os carrilhões são normalmente alojados em torres de igrejas ou conventos e são um dos maiores instrumentos do mundo.

5. Chocalho

São idiofones de agitamento, que consistem em um recipiente oco que contém pequenos objetos no seu interior. O som é produzido agitando o instrumento, de modo que os objetos no seu interior se choquem com as paredes internas. É muito usado no samba, na bossa nova e em festas populares brasileiras, como o carnaval.

4. Marimba

A marimba ou dimba, de origem angolana, é um instrumento de toque semelhante ao xilofone, com lamelas de madeira, que ao serem percutidas com baquetas produzem um som.

3. Pandeiro

Pandeiro é um tipo de instrumento musical de percussão que consiste numa pele esticada numa armação (aro) estreita, que não chega a constituir uma caixa de ressonância. É usado em diversas formas de música brasileira, como samba, choro, coco e capoeira.

2. Reco-reco

O idiofone emite som por raspagem, ou seja, raspagem de uma baqueta sobre os talhos do insturmento produz o som. Há dois tipos básicos de reco-reco: o brasileiro, que é feito de aço, e o de madeira de origem angolana, ambos muito comuns em estilos de música latino-americanos como a cumbia e a salsa.

1. Tambor

Tambor é o nome genérico atribuído a vários instrumentos musicais do tipo membranofone, constituídos a partir de uma membrana esticada percutida.  A membrana é  percutida com a mão ou com uma baqueta. O corpo do tambor, quando existe, além de dar suporte mecânico às membranas, também atua como caixa de ressonância para amplificar o som resultante da batida.

Tags: