10 instrumentos de sopro

Confira a lista de instrumentos classificados como instrumentos de sopro

Por Lígia Saba

Instrumentos de sopro ou instrumentos de vento são instrumentos musicais em que o som é produzido pela vibração de uma coluna de ar. Na organologia moderna que utiliza a classificação Hornbostel-Sachs, os instrumentos de sopro formam uma subcategoria da classe dos aerofones identificada pelo código 42. Para conhecer um pouco mais sobre essa subdivisão dos instrumentos preparamos uma lista com 10 instrumentos classificados como instrumentos de sopro.

10. Flautim

O flautim ou piccolo é um instrumento musical da família da flauta, soando uma oitava acima da flauta soprano, da qual possui igual digitação. É constituído por um pequeno tubo de cerca de 33 cm de comprimento e um bocal.

9. Clarinete

O clarinete, ou clarineta, é um instrumento musical de sopro constituído por um tubo cilíndrico, geralmente de madeira, com uma boquilha cónica de palheta simples e chaves. Possui quatro registros: grave, médio, agudo e super-agudo.

8. Fagote

O fagote é um instrumento musical da família dos sopros. É constituído por um longo tubo cônico de madeira de cerca de 2,5 metros, dobrado sobre si mesmo. A palheta dupla é fixada em um tudel de cobre, ou por um bocal.

7. Saxofone 

Também conhecido popularmente como sax, é um instrumento de sopro patenteado em 1846 pelo belga Adolphe Sax, um respeitado fabricante de instrumentos, que viveu na França no século XIX. Os saxofones são instrumentos transpositores, ou seja, a nota escrita não é a mesma nota que ouvimos.

6. Trompete 

É um instrumento musical de sopro, da família dos metais (o trompete é o que produz o som mais agudo da família), caracterizado por instrumentos de bocal, geralmente fabricados de metal.

5. Trompa

É um instrumento de sopro, ou seja, um aerofone, da família dos metais, metálico e curvo, maior que a trombeta, considerado essencial na orquestra sinfônica moderna.

4. Trombone

O trombone é um aerofone da família dos metais cuja invenção remonta ao século XV. Seu nome deriva do italiano e significa trompete grande.

3. Tubas

A primeira patente de tuba surgiu em 12 de Setembro de 1835, por Johann Moritz e Wilhelm Wieprecht. É o membro mais jovem da família dos Metais, e também o mais grave. É constituída por um tubo cônico recurvado sobre si mesmo que termina numa campânula em forma de sino. Dispõe de três a seis pistões ou válvulas.

2. Escaleta 

Escaleta, também conhecido como melódica, melodion, melodeon, clavieta, ou pianica, ou harmonifon, consiste em um aerofone de palhetas livres, com funcionamento semelhante ao acordeão e à harmônica de boca. Possui um teclado análogo ao do piano, em proporções reduzidas.

1. Flauta Doce

É um instrumento de sopro de origem medieval, de palheta fixa (aresta), com oito furos tapados diretamente com os dedos, muito utilizado atualmente para musicalização. A origem deste instrumento está nos antigos instrumentos folclóricos que ainda podem ser encontrados em diversas partes da Europa, como o czakan, da Hungria (dez furos) ou a flauta dupla da antiga Iugoslávia (chamada aulo, de origem grega).

Tags: