10 invenções femininas que mudaram o mundo

Confira a lista de descobertas feitas por mulheres que revolucionaram o mundo

Por Lígia Saba 

Apesar de toda repressão e machismo sofrido pelas mulheres ao longo dos anos muitas delas se destacaram e conquistaram grande reconhecimento em diversas áreas. Ao contrário do que muita gente pensa, foram elas as responsáveis por grandes descobertas que mudaram o mundo, como a energia solar para casas, as escadas de incêndio e até a tecnologia sem fio! Pensando nessas descobertas inovadoras, listamos 10 invenções revolucionarias que foram feitas por mulheres.

10. Comunicação sem fio

A atriz e inventora norte-americana, Hedy Lamarr, em parceria com o compositor George Antheil, conseguiu desenvolver sua ideia de “salto de frequência”, que permitiu enviar torpedos a distância durante a Segunda Guerra Mundial, alterando as frequências no rádio para enganar os inimigos. Ao enviar sua patente para a Marinha dos Estados Unidos, eles a arquivaram. Porém, um tempo depois, começaram a desenvolver tecnologias baseadas no seu projeto sem dar nenhum crédito. Felizmente, em 2000, um pesquisador revelou ao mundo a patente original, o que concedeu à inventora o prêmio Electronic Frontier Foundation Award. Graças à criação de Lamarr, muitas tecnologias existente hoje foram possíveis, como Wi-Fi, Bluetooth e GPS.

9. Caminho até a Lua

Katherine Johnson trabalhou na NASA por 35 anos no entanto, por ser mulher, seus feitos passaram despercebidos por seus colegas de trabalho. Porém, todo o seu trabalho foi reconhecido no filme “Estrelas Além do Tempo”, de 2016, que homenageou também suas colegas Dorothy Vaughn e Mary Jackson.

8. Limpador de Para-Brisa 

O primeiro limpador de para-brisas foi inventado por Mary Anderson em 1903. O mecanismo era operado a partir de uma alavanca manual no interior do veículo. Inicialmente as empresas de manufatura não mostraram interesse em sua invenção e ela não tinha nenhuma conexão na indústria para colocar em prática seu projeto, fazendo com que sua patente expirasse. Algum tempo depois ela começou a ver a sua invenção em praticamente todos os carros dos Estados Unidos, sem receber os créditos. O único reconhecimento aconteceu em 2011, quando Anderson entrou para o Hall da Fama dos Inventores.

7. Escada de incêndio

Este dispositivo de segurança pública que se tornou obrigatório em prédios nos Estados Unidos em 1990 foi inventado em 1887 por Anna Connelly.

6. COBOL

Além de almirante da marinha dos Estados Unidos, Grace Murray Hopper também foi cientista da computação e inventou o COBOL, primeiro projeto de computador de negócios, que se originou do compilador de linguagens de programação também idealizado por ela.

5. Energia solar residencial

A física, Dr. Maria Telkes, e a arquiteta Eleanor Raymond se uniram para construir a primeira casa totalmente aquecida por energia solar em 1947.

4. Tecnologias de telecomunicações

A física teórica Dra. Shirley Jackson foi a primeira mulher negra a receber um Ph.D. do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), uma das universidades mais concorridas dos Estados Unidos, em 1973. Enquanto trabalhava na Bell Laboratories, ela realizou uma pesquisa científica que serviu de base para futuras grandes invenções da telecomunicação como: o fax portátil, telefone de tons, as células solares, cabos de fibra óptica, e a tecnologia por trás do identificador de chamadas e chamada em espera.

3. Cromossomos X e Y

Em 1905, Nettie Stevens descobriu os cromossomos XY ao mesmo tempo em que E.B. Wilson, quando começou a reviver a pesquisa genética de Mendel, mas apenas Wilson foi reconhecido como o descobridor. Seus relatos, no entanto, eram ligeiramente diferentes. Enquanto Wilson alegava que o sexo era afetado por fatores ambientais, Stevens acreditava ser apenas a genética. Com o tempo, foi descoberto que quem possuía a teoria correta era a cientista.

2. Dupla hélice de DNA

Durante suas pesquisas em 1951, Rosalind Franklin começou a tirar raio-X de estruturas de DNA. Então, ela apresentou as imagens que mostravam uma dupla hélice em uma palestra em que James Watson, biólogo molecular e geneticista  considerado um dos autores do “modelo de dupla hélice” para a estrutura da molécula de DNA, estava presente.

1. Cerveja

Aposto que essa você não sabia! Segundo uma pesquisa de Jane Peyton, historiadora e sommelier de cerveja inglesa, sobre as origens da cerveja, foram as mulheres que inventaram e aperfeiçoaram a bebida, já que eram as únicas a produzi-la há mais de 7000 anos na Mesopotâmia e na Suméria.

Tags: