Press "Enter" to skip to content

10 invenções tecnológicas que mudaram o mundo

Por Lígia Saba 

Os avanços tecnológicos desenvolvidos ao longo dos anos interferiram diretamente na forma como as sociedades se desenvolveram e estabeleceram suas relações. O mundo como conhecemos hoje só foi possível mediante o surgimento de novas tecnologias, que continuam a se desenvolver nos dias de hoje. O Diário do Estado preparou uma lista com 10 das maiores invenções tecnológicas que mudaram para sempre os caminhos do desenvolvimento humano.

10. Eniac

O ENIAC, sigla para Electronic Numerical Integrator Analyzer and Computer, foi o primeiro computador eletrônico de grande escala, desenvolvido pelos cientistas norte-americanos John Eckert e John Mauchly em 1946, durante a Segunda Guerra Mundial, sendo gastos 500 mil doláres para sua construção. Criado a pedido do exército dos EUA, foi com o seu lançamento que ocorreu a revolução no mundo da computação.

9. Computadores Pessoais

O primeiro computador pessoal foi o Apple I, inventado em 1976 pelos americanos Steve Jobs (1955-) e Stephan Wozniak. Em 1981, a IBM lança o seu PC (Personal Computer), que se torna um sucesso comercial.

8. Microsoft

No final dos anos 70, Bill Gates fundou a Microsoft, empresa que também começou a desenvolver computadores pessoais. No início, Gates utilizou ideias de outras máquinas para construir suas próprias, desenvolvendo um dos primeiros e mais bem sucedidos sistemas operacionais, o MS-DOS, muito perto dos desenvolvidos por Steve Jobs.

7. Internet

A primeira rede mundial de computadores foi a World Wide Web, criada em 1992 pelo cientista Tim Berners-Lee. Ele também foi o criador do HTML, uma linguagem de programação usada na criação de sites, e do HTTP, protocolo que estabelece as conexões da internet para o mundo inteiro.  Após a sua criação, a difusão da rede foi enorme. Em 1993 foi anunciado que a internet seria pública e isenta de taxas para usar e criar qualquer tipo de projeto online, disponibilizando o acesso para os usuários em geral com a criação de comunidades e interação entre as pessoas.

6. Redes Sociais

A chegada das redes sociais revolucionou o modo como as pessoas se relacionam e se comunicam. O ano de 2004 foi o marco da popularidade das redes sociais como Orkut, Google, Facebook, Youtube e Myspace. A criação de Mark Zuckerberg, o Facebook, assumiu a liderança em nível global e hoje conta com mais de 2,3 bilhões de usuários.

5. Smartphones

O pioneiro dos smartphone (celulares com tecnologias avançadas) foi o BlackBerry 5810, lançado nos anos 2000. Ele reunia telefone e organizador pessoal em um só aparelho, podendo enviar mensagens, receber ligações, fazer anotações e ouvir músicas.  Durante anos, BlackBerry e Nokia dominaram o mercado até o lançamento do iPhone pela Apple, em 2007. O iPhone combinava novas funcionalidades aos celulares além de receber ligações, com ele foi possível utilizá-lo com função multitoque, downloads de aplicativos, assistentes de voz (Siri) e um novo sistema operacional IOS.

4. Inteligência Artificial

O termo “inteligência artificial” foi criado em 1956, mas foi popularizado apenas atualmente graças ao crescente volume de dados disponíveis, algoritmos e armazenamentos computacionais. Trata-se de uma infinidade de conhecimentos, similares aos conhecimentos humanos, exibidos por sistemas de software.

3. Automação Industrial

Automação é um sistema automático pelo qual os mecanismos verificam seu próprio funcionamento, efetuando medições e introduzindo correções, sem a necessidade da interferência do homem. A partir da implantação do Lean Manufacturing, a automação industrial se tornou presente em diversos processos dentro das fábricas, principalmente nas linhas de produção com máquinas autônomas. Foi por meio do Sistema Toyota de Produção que surgiu no Japão nos anos 50 pela empresa automotiva Toyota.

2. Atomóvel

Os carros entraram em uso global durante o século XX, e desde então as economias que se desenvolveram dependem deles. O ano de 1886 é considerado como o ano de nascimento do carro moderno, quando o inventor alemão Karl Benz patenteou seu Benz Patent-Motorwagen. Os carros tornaram-se amplamente disponíveis no início do século XX, um dos primeiros modelos acessíveis às massas foi o 1908 Model T, um carro norte-americano fabricado pela Ford Motor Company.

1. Robótica

Robótica é um ramo educacional e tecnológico que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas em conjunto com circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados controlados por circuitos elétricos e inteligência computacional.