Por Murilo Mendes Felipe
O ano de 2020 sem dúvida entra para a história da humanidade como um marco de aprendizados e lições. Pensar na pandemia é entrar em contato com uma calamidade que atingiu o mundo inteiro. Em contrapartida, estar em casa no período de distanciamento social, propiciou a descoberta e adoção de hábitos que até então não eram de costume.
Ler foi uma atividade que ajudou milhares de pessoas a passarem melhor por esse período. E aproveitando 2020 como inspiração, separamos algumas leituras a serem incluídas na sua lista para o próximo ano. Confira.
1 – Satisfação Garantida, Tony Hsieh
Escrito pelo empreendedor Tony Hsieh, um de mais visionários de sua geração, o livro “Satisfação Garantida” é a indicação de Alex Frachetta, CEO do Apto. O executivo conta que a leitura inspirou a cultura da própria empresa. “Tanto no livro, quanto para nós, o sucesso e a felicidade do cliente é o objetivo principal. É o início, meio e o fim de toda a nossa operação. Baseados no livro e no autor, que faleceu recentemente, nomeamos uma sala de reuniões do Apto, para que sejamos constantemente lembrados da importância de trazer para toda a empresa, e não somente para o time de Customer Success, a obsessão em fazer sempre mais e melhor, priorizando os clientes”, explica Alex.
2 – A regra é não ter regras: a Netflix e a cultura da reinvenção, de Reed Hastings
A indicação do Carlos Naupari, CEO da Fligoo no Brasil, é “A regra é não ter regras: a Netflix e a cultura da reinvenção”, escrito por Reed Hastings, fundador da Netflix. Para ele, o livro teve papel fundamental no entendimento sobre como funciona a criação de uma equipe fora de série e uma cultura forte. “Os principais aprendizados foram: confie nas pessoas que você contrata, seja sempre honesto com seu time, procure por um feedback sincero e, por fim, faça o melhor pela organização, não procure ficar agradando os seus superiores. Esses pontos trazem liberdade e leveza ao ambiente corporativo, possibilitando um crescimento que gera melhores resultados”, afirma Carlos.
3 – Os nove titãs da IA, de Amy Webb
“Os nove titãs da IA: como os gigantes da tecnologia e suas máquinas pensantes podem subverter a humanidade“, de Amy Webb, é o livro recomendado pelo sócio da Curseria, Celso Ribeiro. O título aborda o curso da história da Inteligência Artificial, analisando as nove maiores empresas do mundo, e discute a influência dessa tecnologia na economia e na política. “Amy Webb apresenta tendências do mundo e do mercado, a partir da análise do que está sendo feito por essas companhias. A leitura é uma excelente oportunidade para expandir as ideias, entender como essas empresas de tech estão se posicionando e evoluindo com a inteligência artificial e como isso vai mudar o mundo”, explica Celso.
4 – Lunáticos (Loonshots), de Safi Bahcall
Francisco Ferreira, CEO e sócio-fundador da BizCapital, indica “Lunáticos (Loonshots): como fomentar ideias loucas que fazem o mundo avançar“, de Safi Bahcall. “Foi um livro fundamental para que eu pudesse fazer uma auto provocação. Não apenas para criar novos produtos e serviços, mas para enxergar as coisas sob pontos de vista totalmente inusitados”, explicou o CEO.
5 – Churchill e a ciência por trás dos discursos, de Ricardo Sondermann
Além de Lunáticos, Francisco Ferreira, também indica a obra “Churchill e a ciência por trás dos discursos“, de Ricardo Sondermann, que o inspirou a prestar atenção na forma como estruturamos nossos discursos. “Essencial para dialogar e estimular o time, especialmente em um ano como 2020”, compartilha.
6 – Sapiens, de Yuval Noah Harari
O livro “Sapiens: uma breve história da humanidade“, de Yuval Noah Harari, é a segunda indicação de Rafael Stark, CEO da Stark Bank. Para ele, a obra “agrega uma visão extraordinária sobre comportamento humano e nossa capacidade de se reinventar e criar, que é outro ponto fundamental para quem deseja empreender”.
7 – Negocie como se sua vida dependesse disso, de Chris Voss
O livro “Negocie como se sua vida dependesse disso“, de Chris Voss, é a indicação do CEO do Vakinha, Luiz Felipe Gheller. Nele, o leitor aprende os cinco passos para ser bem sucedido em negociações. “Esse é um dos livros que mais recomendo. Além de ser fácil de ler, tem dicas muito práticas sobre negociação. O conteúdo me ajudou bastante nos negócios e também nos relacionamentos da vida pessoal”, conta Gheller. No programa Leitura Obrigatória, disponível no Administradores Premium, Rodolfo Araújo faz um resumo excelente das principais lições do livro.
8 – O lado difícil das situações difíceis, de Ben Horowitz
O livro “O lado difícil das situações difíceis“, de Ben Horowitz, foi escolha dos CEOs Henrique Flores, da Contraktor, e Jaime Taboada, da Divibank. Para Henrique, a história do escritor, que fundou o Netscape e depois o vendeu para a HP por US$ 1 bilhão, apresentada na obra, é um aprendizado. O autor fala sobre a importância do investimento em pessoas e em produtos virem antes da preocupação com o lucro da empresa. Para Jaime, o livro tem apelo atemporal. “Li pela segunda vez este ano porque acho que é o melhor livro de gestão para CEOs. É divertido e tem seções que você pode ler especificamente quando está lidando com questões pontuais. Ou seja, um livro para ser lido e consultado para o resto da vida”, conta o CEO.
9 – Gestão do Amanhã, de Sandro Magaldi e José Salibi Neto
O CEO da Indústria Fox, Marcelo Souza, indica dois livros. O primeiro é “Gestão do Amanhã“, de Sandro Magaldi e José Salibi Neto, que faz um panorama sobre o mundo atual e mostra tudo que é preciso saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer na 4ª Revolução Industrial.
10 – O Processo (1925), de Franz Kafka
“O Processo” conta a história de Josef K., um bancário que é capturado e interrogado em seu aniversário de 30 anos. Ele está sendo processado por algo grave, mas não lhe avisam qual foi o crime cometido. As circunstâncias são absurdas, ninguém conhece a lei e a corte permanece anônima. Obstinadamente, mas sem sucesso, ele tenta lutar contra a barbaridade. Atônito, ele recorre às burocracias, cumpre todos os ritos inexplicáveis exigidos, comparece a tribunais e submete-se a ordens insensatas, de modo que se vê cada vez mais em dificuldade. Um romance sobre a angústia, a impotência e a frustração do indivíduo numa sociedade opressora e burocratizada, temas recorrentes em toda a obra de Franz Kafka.