Hoje, dia 29 de outubro, comemora-se no Brasil o Dia Nacional do Livro. A escolha da data deu-se em homenagem ao dia em que também foi fundada a Biblioteca Nacional do Brasil, localizada no Rio de Janeiro, quando a Real Biblioteca Portuguesa foi transferida para a colônia, em 1810. Despertar o interesse pela leitura é criar conexões com culturas, histórias e identidades. Pensando nisso, em homenagem a data, preparamos uma lista com 10 títulos de clássicos da literatura mundial que vão te ajudar a despertar o interessa pela literatura.
10. A Hora da Estrela – Clarice Lispector
A Hora da Estrela é um romance literário da escritora brasileira Clarice Lispector. O romance narra a história da datilógrafa alagoana, Macabéa, que migra para o Rio de Janeiro, tendo sua rotina narrada por um escritor fictício chamado Rodrigo S.M.
9. Duna – Frank Herbert
Duna é um romance de ficção científica do escritor americano Frank Herbert, publicado originalmente pela editora Chilton Books nos Estados Unidos em 1965. Vencedor do prêmio Hugo de 1966, é considerado o livro de ficção científica mais vendido de todos os tempos. Em Duna, conhecemos Paul Atreides, um jovem prestes a mudar radicalmente de vida. Depois de receber a visita de uma mulher desconhecida, Paul é obrigado a ir embora de seu planeta natal para viver no árido e severo Arrakis, o Planeta Deserto.
8. Box Edgar Allan Poe: Histórias Extraordinárias – Edgar Allan Poe
Em uma ilha próxima à Carolina do Sul, um mistério se desenvolve com a descoberta de um escaravelho de ouro. Enquanto William Legrand, seu criado e um amigo saem em busca de respostas, o inesperado pode acontecer em uma aventura cheia de emoções. Esse e outros contos estão presentes no Box – Edgar Allan Poe: Histórias Extraordinárias.
7. A Amiga Genial – Elena Ferrante
Amiga Genial é o primeiro romance da Série Napolitana da misteriosa autora Elena Ferrante. A obra narra a história de uma profunda amizade vivida por Elena Greco e Raffaella Cerullo. Vizinhas em um bairro pobre de Nápoles, na década de 1950, as duas passam de inimigas a grandes parceiras.
6. Orgulho e preconceito – Jane Austen
Publicado em 1847, o romance narra uma história de amor amaldiçoado e de vingança vivida por Catherine Earnshaw e seu irmão adotivo Heathcliff. Por sentir-se humilhado e rejeitado, o garoto aprende a odiar e se torna rude nos modos. Porém, com a irmã, ele irá desenvolver uma relação que mistura amor com perversidade.
5. 1894 – George Orwell
Um dos romances mais influentes do século XX, o livro de George Orwell narra a trajetória de Winston. O herói da narrativa encontra-se preso à engrenagem totalitária de uma sociedade controlada pelo Estado. Nesse lugar, as ações são compartilhadas coletivamente, mas cada pessoa vive sozinha. No entanto, todos são reféns da vigilância do Grande Irmão, um poder cínico e cruel.
4. Terror a Bordo – Stephen King e Bev Vincent
Apertem os cintos para esta antologia de contos turbulentos, com curadoria do mestre do terror e autor best-seller mundial, Stephen King, e do colunista da famosa revista de terror Cemetery Dance, Bev Vincent. Terror a Bordo narra uma viagem de alguém que está a 20 mil pés de altura, voando a 800 km/h e preso em uma caixa de metal com centenas de desconhecidos. Com histórias inéditas, catorze contos clássicos e um poema escritor por autores como Richard Matheson, Ray Bradbury e Dan Simmons, o livro detalha as diferentes maneiras de se transformar uma agradável viagem de avião em um terrível pesadelo.
3. A menina que roubava livros – Markus Zusak
O drama do escritor australiano Markus Zusak foi publicado em 2005, e nele acompanhamos a vida de Liesel Meminger, alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel compensa o medo e a solidão das noites com os livros e as lições de literatura. Em tempos de livros incendiados na Alemanha Nazista, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade.
2. Harry Potter e a pedra filosofal – J. K. Rowling
Harry Potter e a Pedra Filosofal é o primeiro dos sete livros da série de fantasia Harry Potter, escrita por J. K. Rowling. O livro conta a história de Harry Potter, um órfão criado pelos tios que descobre, em seu décimo primeiro aniversário, que é um bruxo.
1. Redemoinho em Dia Quente – Jarid Arraes
Livro de estreia da escritora Jarid Arraes no gênero dos contos, Redemoinho em Dia Quente apresenta histórias de mulheres que vivem na região do Cariri, no Ceará. As histórias misturam elementos do realismo e da fantasia e constroem um contundente crítica social, na medida em que narram o cotidiano público e privado dessas mulheres.