Até o final da Era Paleozoica, os maiores insetos do mundo mediam até cerca de 80 cm de envergadura e tinham mandíbulas gigantes. Desde essa época, no entanto, eles passaram a entrar em extinção e se tornaram cada vez mais raros. Atualmente, os insetos são maenores Atualmente, os insetos possuem o tamanho reduzido principalmente por dois mecanismos que controlam seu tamanho. Um deles controla o tempo de duração da fase de crescimento, enquanto o outro controla a velocidade com que ele acontece.
Confira a lista dos maiores insetos do mundo
Por: Barbara Zani
10-Cerambicídeo gigante
O tambem chamado de besouro titã, o cerambicídeo gigante é um dos maiores insetos do mundo, natural da Amazonia. Ele tem mandíbulas tão fortes que são capazes de rasgar a carne humana e podem chegar a até 17 cm de comprimento.
9-Bicho-pau gigante
Sua versão gigante, portanto, se destaca ainda mais entre todas as espécies. A espécie pode atingir até 60 cm de comprimento
8-Weta gigante
As wetas gigantes são insetos que ocorrem apenas na Nova Zelândia. Eles podem pesar mais de 70 gramas, o que é tanta coisa para seu tamanho que os impede de conseguir voar.
7-Besouro golias
É praticamente impossível falar nos maiores insetos do mundo sem mencionar os besouro golias. Ainda na fase larval, podem passar de 10 cm de comprimento e pesar até 100 gramas
6-Mariposa-atlas
Para se ter ideia, esses insetos são tão grandes que produzem casulos que são reaproveitados como bolsas em partes de Taiwan. Seu tamanho de até 30 cm
5-Vespa caçadora
O inseto, que pode alcançar até 5 cm de comprimento, tem patas com “ganchos” que se prendem à vítima para que o ferrão, de quase 1 cm, possa ser devidamente fincado na pele que estiver sendo atacada.
4- Besouro elefante
O Besouro elefante (Megasoma elephas) é um dos maiores insetos conhecidos. É um membro pertencente a familia dos Escaravelhos (Scarabaeidae) e da subfamília Dynastinae . Eles estão relacionados com os besouros rinocerontes neotropicais. Em tamanho, faixa do besouro elefante varia entre 7 e 12 cm (2,75-4,75 in); alguns machos são, por vezes, ainda maiores. Os machos são em torno de 2 a 3 vezes maiores do que as fêmeas.
3-Borboleta da Rainha Alexandra
Essa espécie de borboleta é rara e encontrada apenas em algumas regiões remotas de Papua Nova Guiné. A borboleta que alem de chamar atenção por seu tamanho também chama a atenção por ter ter machos e fêmeas bem diferentes. Os machos são menores, mas têm mais cores. Eles chegam a 19 cm e têm asas nas cores verde-elétrica e água-marinha, com abdômen amarelo. Por outro lado, as fêmeas tem corpos e asas marrons, mas são as responsáveis pelo recorde. Cada Rainha Alexandra fêmea tem uma envergadura que chega a 31 cm.
2-Barata de água
Em pesquisa, publicada no periódico Entomological Science, analisa mais a fundo a ecologia das baratas-d’água, encontradas em quase todo o mundo, com cerca de 150 espécies conhecidas. As maiores, Lethocerus grandis e Lethocerus maximus, vivem na América do Sul e podem chegar a mais de dez centímetro
1-Besouro actaeon
O besouro Megasoma actaeon. É mais um dos insetos gigantes nativos da Amazônia, podendo atingir até 12,5 centímetros e uma espessura de 4 cm.