Press "Enter" to skip to content

10 mitos gregos

Última atualização 15/09/2021 | 12:55

A mitologia grega é formada por um conjunto de histórias e relatos fantásticos que fizeram parte da vida diária dos povos de língua grega entre o século VIII a.C. e o século IV d.C. Essas histórias explicam, entre outras coisas, a origem da vida, dos deuses e dos homens e servem de base para as crenças dos gregos na Antiguidade. Pensando nisso, preparamos uma lista com 10 desses mitos gregos para você conhecer um pouco mais sobre a história e cultura dessa civilização.

Confira os mitos gregos:

10. O mito grego da criação 

Para os gregos, no início de tudo só havia trevas, habitadas por duas entidades primordiais: Érebo, a personificação da escuridão, e Nyx, a própria noite. No meio do vazio original, só existiam essas duas entidades irmãs, filhas do Caos. E teria continuado assim não fosse a sua separação, que resulta na divisão entre a Terra (Gaia) e o Céu (Urano). Quando Nyx e Érebo se separam, também nasce Eros, o deus do amor. Segundo o historiador Pierre Grimal, é o amor que “assegura a coesão do universo nascente”. No princípio da existência, para os gregos, havia o amor.

9. O nascimento dos 12 Titãs

Os Titãs são as divindades poderosas que precederam os deuses do Olimpo. Portanto, antes de Apolo, Atena e companhia, da união entre Gaia e Urano surgiram 12 criaturas elementares: Têmis, Febe, Tétis, Mnemosina, Teia e Reia (do lado feminino) e Crio, Hiperião, Jápeto, Ceos, Oceano e Cronos (do lado masculino). Também surgiram do enlace da Terra com o Céu criaturas monstruosas como os Ciclopes (que personificam o relâmpago) e os gigantescos Hecatônquiros, são mitos gregos.

8. O mito de Cronos

Urano não gostava de seus filhos e não queria que eles saíssem da Terra. Isso provocou a ira de Gaia, que convocou seus filhos a se rebelarem contra o pai. Só Cronos atendeu ao chamado. Munido de uma foice dada por Gaia, na primeira oportunidade Cronos perfurou Urano nos testículos, de onde jorrou sangue que fecundou a Terra. Assim nasceram os Gigantes, as Erínias (entidades punitivas) e as ninfas Melíades. Algumas gotas de sangue caíram no mar, dando origem a Afrodite, deusa do amor e da beleza. Mas Cronos não cumpriu com sua palavra. Ele não libertou seus irmãos das profundezas da Terra (Tártaro) e passou a reinar sozinho. Devido a uma profecia de Gaia, que dizia que o reino de Cronos terminaria pelas mãos de um de seus filhos, ele decidiu comer todos eles. Sempre que a esposa de Cronos (Reia) dava à luz algum filho, o pai devorava o recém-nascido da mitologia grega.

7. O mito de Pandora

Pandora é a primeira mulher na mitologia grega, ela foi enviada por Zeus à Terra como um presente para os homens. Na sua ida à Terra, Pandora levou consigo uma caixa e recebeu dos deuses a advertência de jamais abri-la. Ela não sabia, mas dentro da caixa havia todos os males que podemos imaginar, como guerras, pestes e fome, até então, o mundo dos homens era regido pela paz. Mas a curiosidade de Pandora falou mais alto, passado um tempo, ela abriu a caixa, deixando escapar tudo o que havia lá dentro. Ela ainda tentou desfazer o erro, voltando a fechar a caixa, mas já era tarde.

6. O mito de Prometeu

A história de Prometeu é uma das mais famosas da mitologia grega. Prometeu é um titã de segunda geração que participou da batalha contra os deuses, vencida por Zeus. Foi justamente Zeus quem condenou Prometeu a um dos destinos mais terríveis que se possa imaginar, depois que o titã cometeu o crime de roubar o fogo dos deuses e compartilhá-lo com os homens. Todos os dias uma águia devoraria o fígado de Prometeu, que estaria acorrentado a uma rocha. Para piorar, o martírio se repetiria diariamente, já que o fígado se reconstituiria durante a noite, ficando novinho em folha para águia repetir o serviço no dia seguinte.

5. Afrodite, Helena e a Guerra de Troia

A relação da deusa Afrodite com a Guerra de Troia é bem curiosa. Tudo começou com um concurso, promovido durante o casamento do herói Peleu com a deusa Tétis, para saber quem era a deusa mais bonita do mundo. Concorriam Hera, Afrodite e Atena, cada uma prometeu algum benefício ao juiz, Páris, príncipe de Troia, que acabou escolhendo o suborno oferecido por Afrodite: a mulher mais bonita do mundo. Porém, a mulher mais bonita do mundo, a semideusa Helena, já era casada, e com ninguém menos do que Menelau, rei de Esparta. Findo o concurso, Páris foi buscar o seu “presente” – na verdade, foi sequestrar Helena. Revoltado, Menelau, junto de seu irmão Agamenon e outros aliados gregos, partiram para Troia para tentar recuperar Helena. Eis o início de uma das guerras mais famosas da mitologia.

4. O mito de Aquiles

Diz a lenda que, quando pequeno, sua mãe, Tétis, banhou o filho no rio Styx, que fica no submundo. Um mergulho nessas águas mágicas era o bastante para tornar alguém invencível. O problema é que nesse mergulho o calcanhar de Aquiles não se molhou, ficando desprotegido. Após dominar a guerra de Troia, matando muitos guerreiros troianos, Aquiles acabou sendo atingido por uma flecha envenenada atirada por Páris, príncipe de Troia, vingando a morte de seu irmão Heitor.

3. O mito de Perséfone

Perséfone era cobiçada por Hades, deus do submundo, certo dia, quando a bela Perséfone colhia flores, Hades raptou-a. Deméter, deusa da agricultura e mãe de Perséfone, ficou desesperada, seu desespero resultou em uma das maiores secas da mitologia grega. Com isso, Zeus, pai de Perséfone, enviou Hermes ao submundo para convencer Hades a soltar sua filha. Hades topou soltar Perséfone, mas antes colocou em execução um plano infalível. Ele pôs um caroço de romã na boca da jovem deusa, fazendo com que ela jamais se esquecesse do submundo. Assim, todo ano Perséfone voltava ao submundo para ficar com Hades, na outra metade do ano ela passava tempo com seus pais no Olimpo. O mito simboliza a mudança das estações do ano e o próprio ciclo da vida.

2. O mito da Medusa

Segundo o poeta Ovídio, a Medusa era uma sacerdotisa do templo de Atena, uma das versões do mito diz que Poseidon, atraído pela beleza monumental de Medusa, violou-a. Isso infringiu a regra da castidade do templo, e Atena, em vez de dirigir sua fúria ao agressor, puniu a pobre vítima, transformando-a num terrível monstro. Com dentes afiados e cabelos de serpente, a Medusa foi condenada à eterna solidão. Quem ousava olhar para seus olhos era transformado em pedra. Desafiado num torneio, o semideus Perseu atreveu-se a matar a fera. E para executar seu plano sem riscos, ele se guiou pelo reflexo de seu escudo, conseguindo se desviar do olhar petrificante da Medusa, que acabou decepada o mito grego.

1. O mito de Narciso e Eco

Narciso era filho da ninfa Liríope, que consultando o oráculo descobriu que seu filho só viveria enquanto não se conhecesse. Quando cresceu, Narciso se tornou o mais belo dos rapazes, recusou uma fila de pretendentes, inclusive a ninfa Eco, que devido a uma maldição imposta por Hera só era capaz de repetir o final das frases ditas por seu interlocutor. Desdenhada, Eco se isolou, definhou e morreu. O jovem Narciso era tão belo, mas tão belo, que acabou se apaixonando por sua própria imagem refletida nas águas do rio. Por não poder consumar seu amor, desesperou-se. Segundo conta o poeta Ovídio, ele começou a esmurrar o próprio peito e se transformou em flor. Narciso foi punido por excesso de vaidade. Gostou dos mitos da mitologia grega?