Hoje, dia 27 de agosto, é comemorado no Brasil o dia Nacional do psicólogo. A data celebra o profissional da área da saúde responsável por estudar e orientar o comportamento humano, lidando com os sentimentos, traumas e crises. Em torno da psicologia, ciência que estuda os estados da mente e seus processos, existe uma visão popular que, muitas vezes, não coincide com a realidade. Pensando nisso, para celebrar a psicologia, os psicólogos e esclarecer algumas questões o Diário do Estado preparou uma lista com 10 mitos sobre a psicologia.
10. Quem vai ao psicólogo é louco ou fraco
Quando uma pessoa busca um tratamento psicológico, significa que está reconhecendo existir um problema e que precisa de ajuda especializada para encontrar uma forma de superá-lo. O psicólogo é o profissional que conta com os conhecimentos teóricos e práticos para intervir em situações assim, ajudando a pessoa a chegar à origem dos problemas e avançar, seja na superação de sintomas, no autocontrole ou no autoconhecimento.
9. Terapia é para pessoas com problemas “sérios”
Algumas pessoas acreditam que você deve ser diagnosticado com um distúrbio psicológico ou estar profundamente abalado para procurar terapia. Porém, na realidade, existem muitas razões pelas quais as pessoas procuram psicólogos. Alguns dos motivos pelos quais as pessoas vão à terapia são: para lidar com distúrbios, relacionamentos, estresse, tristeza, para descobrir quem são e aprender a viver ao máximo.
8. Falar é o que resolve os problemas psicológicos
A sensação de ser escutado, de ter um espaço para falar do que dói, entristece ou incomoda, é bastante reconfortante. Mas muita gente confunde o alívio que pode trazer falar sobre um problema com a solução do mesmo. Um acompanhamento psicológico não se trata somente de falar e ser escutado. A maior parte dos problemas que levam uma pessoa a um consultório de psicologia é concreta e objetiva, por isso, tanto o psicólogo como o paciente precisam trabalhar na busca de soluções e em como colocá-las em prática.
7. A terapia é desnecessária quando você pode conversar com amigos
Há uma crença generalizada em nossa cultura que simplesmente o apoio de um bom amigo pode substituir a terapia. O apoio social é importante para todos, especialmente quando você está super estressado. Porém, a terapia é muito diferente das relações com amigos e familiares. Os psicólogos são profissionais altamente treinados que passaram anos aprendendo e praticando como diagnosticar e tratar questões cognitivas, emocionais, comportamentais e relacionais.
6. Os sonhos têm significados ocultos
Os sonhos teriam a capacidade de revelar verdades ocultas? Muitas pessoas acreditam que sim, e é possível que esse seja um dos falsos mitos mais difundidos. Mesmo sem haver uma teoria que explique exatamente o que acontece nos sonhos, a formulação mais aceita no campo científico é a de que os sonhos são representações, mais ou menos confusas; um esforço do cérebro de ordenar a informação e as experiências por ele arquivadas.
5. Fazer terapia é muito caro
O preço impede muitas pessoas de procurar terapia mas, na verdade há uma ampla variedade de valores. Os preços da terapia variam de gratuitos em algumas clínicas comunitárias a valores equivalentes a de advogados dos melhores escritórios do país. Além disso, alguns psicólogos oferecem aos seus clientes uma mabialidade baseada em sua renda.
4. O tempo cura qualquer problema
Todos sabemos que o tempo é um aliado: ajuda a ver as coisas sob uma nova perspectiva e a acalmar as emoções. Mas, por si só, o tempo não tem propriedades terapêuticas. Isso quer dizer que há situações em que o passar do tempo serve apenas para tornar o problema mais crônico. Daí a importância de reagir e buscar ajuda, nos familiares, amigos e profissionais especializados.
3. Os psicólogos só podem ajudar se tiverem passado pela mesma experiência
Existe uma crença comum de que para realmente ajudar alguém, você deve experimentar e superar as mesmas lutas. Porém, a maioria dos psicólogos tem a educação, treinamento e experiência para entender e tratar os problemas que os clientes trazem, sem referenciá-los em outro lugar.
2. Os psicólogos escolhem este campo para resolver seus próprios problemas
Existe uma razão pessoal para cada profissional escolher a psicologia como sua profissão, seja uma boa experiência em nossa própria terapia, uma profunda curiosidade sobre questões psicológicas ou uma paixão por ajudar aqueles que precisam. Certo é que o objetivo final é ajudar os clientes. Em geral, lembre-se também de que todo psicólogo é diferente. Se você não se sentir confortável com um psicólogo, encontre outro.
1. O tratamento psicológico não acaba nunca
A Psicoterapia é no tempo de cada um. A individualidade, a problemática e o desenvolvimento de cada pessoa é que define o término do tratamento.