A cerimônia do Grammy Latino 2021, que concede premiações em diferentes categorias da música latina, reuniu em Las Vegas, centenas de músicos e acadêmicos para eleger as melhores produções do ano, na noite desta quinta-feira (18). A premiação é dividida em duas: primeiro, um jantar, com anúncio de alguns dos ganhadores, depois o programa televisionado para anunciar as maiores categorias da noite. A segunda parte conta com apresentações incríveis ao vivo. Para quem não conseguiu assistir ao evento preparamos uma lista com os 10 momentos que mais marcaram a noite, tem performances de tirar o fôlego, vencedores brasileiros e muito mais. Vem conferir!
10. Abertura
Quem comandou o palco durante o show de abertura do Grammy Latino foram os cantores brasileiros Anitta e Carlinhos Brown, que não deixarem a desejar em sua performance da música “Magalenha”, de Sérgio Mendes e Carlinhos, ao lado da cantora cubana Glorian Estefan. Giulia Be e Laercio Costa também participaram da apresentação que contou com trios elétricos, fantasias e muita cor.
9. Giulia Be
a parte de Giulia Be pra quem perdeu:pic.twitter.com/FsKv4z95RU
— yarley (@sonzapower) November 19, 2021
O Brasil apareceu em três das quatro principais categorias do Grammy Latino e Giulia Be foi uma das responsáveis pelo fato. Aos 22 anos, a cantora foi indicada como uma das revelações do ano dividindo o palco com Estefan, um dos maiores nomes da música latina.
8. Premiação
Mesmo sem estar presenta na cerimônia Caetano Veloso venceu uma das categorias mais importantes da noite! A música “Talvez”, do cantor com o filho Tom Veloso, levou o prêmio de “Gravação do Ano”. O resultado surpreendeu a plateia que chegou a reagir com algumas vaias.
7. Camilo
O cantor colombiano conquistou a América Latina com “Vida de Rico” e o disco Mis Manos. Foi o artista mais indicado ao Grammy Latino em 2021 – 10 indicações tendo vencido 4 delas, e concorrência dupla em mais de uma categoria. Por isso, quando trouxe o single para o palco, agitou a plateia.
6. Christina Aguilera
https://twitter.com/iloveaguilera/status/1461530406629609475?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1461530406629609475%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Frollingstone.uol.com.br%2Fmusica%2Fgrammy-latino-2021-os-melhores-momentos-da-apresentacao-anitta-marilia-mendonca-giulia-be%2F
Após 20 anos longe dos palcos do Grammy Latino, a cantora fez uma apresentação de tirar o fôlego ao som de “Somos Nada” e “Pa Mis Muchachas”. Juntaram-se a ela artistas como Becky G, Nicki Nicole e Nathy Peluso.
5. Dobradinha
Anavitória foi a ganhadora da categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa e, além desse, levaram também o prêmio de Melhor Canção em Língua Portuguesa com a música “Lisboa”, de autoria da Ana Caetano e Paulo Novaes.
4. Rubén Blades
O cantor foi eleito Personalidade do Ano pelo Grammy Latino e sua apresentação não poderia ter impressionado mais. Um verdadeiro espetáculo, que levou ao palco um cenário incrível, e dezenas de músicos além de vários ritmos tipicamente latinos, como salsa. O artista panamenho ainda fez um jam de samba no meio da apresentação.
3. Força feminina
Te amo Mon Laferte embarazada 💜 pic.twitter.com/Wm61jVylcF
— brittt🦋 (@katycatbritany) November 19, 2021
Em um espetáculo singelo porém marcante, Mon Laferte e Gloria Trevi mostraram a força da mulher latina nos Grammys. Laferte entrou no palco com uma roupa típica chilena, e no decorrer da apresentação tirou uma espécie de capa e revelando a barriga grávida. A dupla cantou “La Mujer”, faixa gravada em conjunto.
2. Empate
A categoria Melhor Álbum de Música Nortenha teve um empate que deixou o público em choque. Os grupos Palomo e Los Dos Carnales foram quem dividiram a premiação.
1. Homenagem à Marília Mendonça
Um dos momentos mais emocionantes foi quando a cantora Anitta fez uma homenagem solene para nossa rainha e eterna Marilia Mendonça com a música “Eu sei de cor” tocando enquanto imagens da cantora passavam ao fundo. Depois de alguns takes de Marília Mendonça tocando, Anitta pegou o microfone e falau algumas palavras sobre a colega. Esta não foi a primeira menção a ela na noite, anteriormente, Manuel Abud, CEO da Academia, disse: “Proponho não deixar a tristeza ofuscar a celebração de hoje, convido todos a usar essa cerimônia para celebrar Marília Mendonça e seu legado.”