10 músicas nacionais para ouvir durante a quarentena

Amigo leitor, estamos em quarentena! E antes de nos estendermos às inúmeras atividades que a pandemia nos proporciona, resolvi criar uma lista musical – missão quase impossível – mas entenda, essa forma de arte que combina sons e ritmos, denominada Música, é tão pessoal quanto o próprio sedenho. Aqui no caso, as escolhas são de cunho altamente astrológico.

Após muitos dias de confinamento, meus curiosos fones de ouvido se tornaram um pantólogo (porque abomino a palavra ECLÉTICO). Vive-se sem álcool em gel, mas não vive sem música. E você que discorda, serei rude como o Anjo Pornográfico me ensinou: feche esse janela, você não merece nem um aperto de mãos. Música é como água!

O que você escuta no seu home office? Quando acorda? Para dormir? Para fazer sexo? Para comer? Para observar? Para viver? A complexidade dessa missão chega a ser absurda, então compreenda meu queridíssimo leitor, não existe uma preferência nessa lista, ela se forma por sua composição, se perca nas notas sendo tomadas, os números são para contar e não para qualificar. Ouviu só? Já virou música.

Disseram que 2020 seria o ano das mudanças, acertaram, e essa quarentena tem nos feito olhar para dentro de si, nada melhor do que música para alimentar o ócio, criativo ou não. Como a lua encheu e eu adoro um assunto astrológico, segue então a sugestão: lista canceriana com 10 músicas nacionais para se fazer “coisas” durante a quarentena. Deleite-se, seu coração também é ouvinte.

 

1 – Sonhos

Nossa lista começa assim, mas lembre-se: na voz do Caetano! Você pode levar essa música para uma ilha deserta e transcender pelo resto da vida.

 

 

2 – Samambaia

Eis que essa obra de arte instrumental me inunda. Você, amigo do cinema, pague o direito autoral, usa essa trilha em qualquer Take, se não te servir vá lavar vasilhas.

 

3 – Ela

Escolher essa música me fez pensar em uma lista com 10 cds para se escutar na quarentena. Tim Bernardes é a coisa mais canceriana que você vai ouvir na vida, e essa música não pode faltar nessa lista. Regue as plantas ou observe a chuva, só não deixe de ouvir.

 

4 – Menino Bonito

Gosto tanto da Ritinha, tanto, que ela se encaixa em tudo e de qualquer forma. Aperta o play e vai correr perigo.

 

5 – Cais

Se para o Manoel de Barros, poesia é voar fora da asa, para mim o Milton é um homem anjo. Quando descobri essa música, vesti os fones de ouvido, esquentei uma água, preparei o Ilex e fui escutá-la mais algumas dezenas de vezes. Não precisa fazer coisa nenhuma ou faça um monte, sua quarentena agradece. 

 

6 – Filhos de Gandhi

Vai dançar, meditar, forrar a cama, se aprume meu filho. Respira e olha para o céu!

https://youtu.be/-7MHBZmdvis

 

 

7- Pedaço de Mim

Sem dúvida esse é um dos meus cds preferidos, Oswaldo cantando Chico (Seu Francisco). A música é uma porrada, e essa versão com o Montenegro é minha preferida. 

 

8 – Zero

Uma vez assisti em uma entrevista do Ed Motta dizendo que não gosta de fazer sexo ouvindo música nenhuma, mas do oriente ao ocidente tem quem goste. Fica a dica! 

 

9 – Cordeiro do Mundo

Certa vez em um bar, aqui na capital do pequi, uma banda surgiu no palco, a luz apagou e o som que ouvi me fez sentir uma nostalgia maravilhosa. Bairrista que sou, não posso deixar de fora essa música, faça o mesmo, feche os olhos e se mova.

10 – O velho e o mar

Por fim, e não menos importante, Rubel. Não tem nada que combina mais com um fone de ouvido e quarentena, do que esse garotinho.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Empresário morre após acidente com cavalo em Pirenópolis

Um empresário de 39 anos faleceu após cair de um cavalo e ser arrastado pelo animal na zona rural de Pirenópolis, região central de Goiás. O acidente aconteceu na manhã da última segunda-feira, 23, no povoado de Caxambú. Bruno Carvalho Mendonça foi levado ao hospital, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na quarta-feira, 25.

De acordo com a Polícia Militar, testemunhas relataram que Bruno saiu para cavalgar por volta das 8h e sofreu a queda algumas horas depois. Ele ficou preso ao cavalo e foi arrastado até a sede de uma fazenda, onde foi encontrado inconsciente e apresentando sinais de convulsão.

Ferimentos graves
O Corpo de Bombeiros foi acionado e realizou os primeiros socorros no local. Bruno foi levado inicialmente para uma unidade de saúde em Anápolis, onde foi constatado que ele apresentava ferimentos graves e queimaduras provocadas pelo atrito com o solo.

Posteriormente, o empresário foi transferido em estado grave para o Hospital Santa Mônica, em Aparecida de Goiânia, mas não resistiu aos ferimentos.

O caso foi registrado como queda acidental, mas será investigado pela Polícia Civil para esclarecer as circunstâncias do ocorrido.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp