10 músicas nacionais para ouvir durante a quarentena

Amigo leitor, estamos em quarentena! E antes de nos estendermos às inúmeras atividades que a pandemia nos proporciona, resolvi criar uma lista musical – missão quase impossível – mas entenda, essa forma de arte que combina sons e ritmos, denominada Música, é tão pessoal quanto o próprio sedenho. Aqui no caso, as escolhas são de cunho altamente astrológico.

Após muitos dias de confinamento, meus curiosos fones de ouvido se tornaram um pantólogo (porque abomino a palavra ECLÉTICO). Vive-se sem álcool em gel, mas não vive sem música. E você que discorda, serei rude como o Anjo Pornográfico me ensinou: feche esse janela, você não merece nem um aperto de mãos. Música é como água!

O que você escuta no seu home office? Quando acorda? Para dormir? Para fazer sexo? Para comer? Para observar? Para viver? A complexidade dessa missão chega a ser absurda, então compreenda meu queridíssimo leitor, não existe uma preferência nessa lista, ela se forma por sua composição, se perca nas notas sendo tomadas, os números são para contar e não para qualificar. Ouviu só? Já virou música.

Disseram que 2020 seria o ano das mudanças, acertaram, e essa quarentena tem nos feito olhar para dentro de si, nada melhor do que música para alimentar o ócio, criativo ou não. Como a lua encheu e eu adoro um assunto astrológico, segue então a sugestão: lista canceriana com 10 músicas nacionais para se fazer “coisas” durante a quarentena. Deleite-se, seu coração também é ouvinte.

 

1 – Sonhos

Nossa lista começa assim, mas lembre-se: na voz do Caetano! Você pode levar essa música para uma ilha deserta e transcender pelo resto da vida.

 

 

2 – Samambaia

Eis que essa obra de arte instrumental me inunda. Você, amigo do cinema, pague o direito autoral, usa essa trilha em qualquer Take, se não te servir vá lavar vasilhas.

 

3 – Ela

Escolher essa música me fez pensar em uma lista com 10 cds para se escutar na quarentena. Tim Bernardes é a coisa mais canceriana que você vai ouvir na vida, e essa música não pode faltar nessa lista. Regue as plantas ou observe a chuva, só não deixe de ouvir.

 

4 – Menino Bonito

Gosto tanto da Ritinha, tanto, que ela se encaixa em tudo e de qualquer forma. Aperta o play e vai correr perigo.

 

5 – Cais

Se para o Manoel de Barros, poesia é voar fora da asa, para mim o Milton é um homem anjo. Quando descobri essa música, vesti os fones de ouvido, esquentei uma água, preparei o Ilex e fui escutá-la mais algumas dezenas de vezes. Não precisa fazer coisa nenhuma ou faça um monte, sua quarentena agradece. 

 

6 – Filhos de Gandhi

Vai dançar, meditar, forrar a cama, se aprume meu filho. Respira e olha para o céu!

https://youtu.be/-7MHBZmdvis

 

 

7- Pedaço de Mim

Sem dúvida esse é um dos meus cds preferidos, Oswaldo cantando Chico (Seu Francisco). A música é uma porrada, e essa versão com o Montenegro é minha preferida. 

 

8 – Zero

Uma vez assisti em uma entrevista do Ed Motta dizendo que não gosta de fazer sexo ouvindo música nenhuma, mas do oriente ao ocidente tem quem goste. Fica a dica! 

 

9 – Cordeiro do Mundo

Certa vez em um bar, aqui na capital do pequi, uma banda surgiu no palco, a luz apagou e o som que ouvi me fez sentir uma nostalgia maravilhosa. Bairrista que sou, não posso deixar de fora essa música, faça o mesmo, feche os olhos e se mova.

10 – O velho e o mar

Por fim, e não menos importante, Rubel. Não tem nada que combina mais com um fone de ouvido e quarentena, do que esse garotinho.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp